França

Jovens comunistas presos em Grenoble

Três jovens militantes do Partido Comunista Francês foram presos pela polícia, na cidade de Grenoble (Sudoeste), por colagem de cartazes «injuriosos e difamatórios».

Os jovens comunistas participavam, à noite, numa acção de mobilização para um protesto contra a política de Nicolas Sarkozy, marcado para o dia seguinte, 30 de Julho. Detidos e algemados, acabaram por ter de passar o resto da noite na esquadra.

Na manhã seguinte, exigindo a sua libertação, várias dezenas de militantes comunistas concentraram-se frente à esquadra, entre os quais estavam eleitos autárquicos do PCF que conseguiram ser recebidos pela polícia.

Pelas oito horas, os jovens foram finalmente libertados mas ficaram convocados para interrogatório passados quatro dias. Nessa data, dia 3, cerca de 60 militantes acompanharam os três jovens até à esquadra. Pouco depois de terem entrado, os jovens regressaram com a mensagem: «O processo foi arquivado».

A federação local do PCF condenou o acto, que considerou como um atentado às liberdades públicas, sublinhando que os cartazes em causa com caricaturas do chefe de Estado serviram de mero pretexto para a intolerável provocação.



Mais artigos de: Europa

Blair compra «inocência»

O antigo primeiro-ministro Tony Blair anunciou, na segunda-feira, 16, que doará a totalidade dos lucros da venda do seu livro de memórias a uma organização dedicada à reabilitação de veteranos de guerra.

OMS admite correcções

Depois de ter sido fortemente criticada pela gestão alarmista da dita «pandemia» gripal A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde reconhece a necessidade de rever alguns procedimentos.

Trabalhar até à cova

Depois de grande parte dos governos da UE terem elevado a idade de reforma para além dos 65 anos, os grupos de pressão que representam os grandes interesses económicos voltam à carga, procurando que os trabalhadores acedam cada vez mais tarde a este seu direito. O pretexto é sempre o...

Eslováquia chumba ajuda à Grécia

O parlamento eslovaco chumbou o compromisso assumido pelo governo, em 2 de Maio, de garantir 816 milhões de euros como comparticipação no plano de «salvamento» da Grécia acordado pelos países da zona euro. A decisão foi aprovada, dia 11, por uma surpreendente...

Saúde pública em colapso

Uma reportagem emitida pela BBC Radio 4, dia 12, dá conta de uma situação «à beira do colapso» no sistema público de saúde da Roménia, país que segundo a estação britânica tem actualmente os piores...

Pobreza e rendimento mínimo

Estamos no segundo semestre do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, e, provavelmente, a União Europeia atingiu o número mais elevado de pessoas em situação de pobreza, nesta União Europeia onde os lucros de grupos económicos e financeiros continuam...