Afeganistão

Retirada incerta

Apesar do presidente norte-americano, Barack Obama, ter garantido que a retirada das tropas dos EUA no Afeganistão iniciar-se-ia em 2011, o general David Petraeus afirmou que se reserva no direito de avaliar as condições para a sua concretização.

Em entrevista à NBC, o comandante das forças ocupantes considerou que tal não contraria a promessa feita por Obama, antes pelo contrário, sublinhou, uma vez que o presidente sempre frisou que o regresso dos soldados a casa estava dependente da situação no terreno.

Se as declarações de Patraeus quanto aos pressupostos admitidos por Obama para manter a ocupação do Afeganistão não surpreendem – recorde-se que Obama também prometeu encerrar Guantanamo e depois deu o dito pelo não dito argumentando com falta de condições –, é um facto que contradiz as afirmações proferidas pelo porta-voz presidencial menos de 24 horas antes da entrevista do general à cadeia de televisão. Bill Burton disse que a retirada em 2011 era «inegociável».



Mais artigos de: Internacional

Crise eleva desemprego jovem a recorde

Cerca de 81 milhões de trabalhadores entre os 15 e os 24 anos encontravam-se desempregados em 2009. A cifra é a mais elevada de sempre e deverá continuar a aumentar em 2010, diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Comunistas pedem solidariedade internacional

O Partido Comunista do Bangladesh (PCB) apela à solidariedade internacional para com os mais de três milhões de trabalhadores do sector têxtil em greve no país. Em comunicado emitido na segunda-feira, os comunistas frisam que a luta por um salário base de 5000 takas (cerca de 56...

Trabalhadores hondurenhos preparam greve geral

As três maiores centrais sindicais das Honduras decidiram iniciar a preparação de uma greve geral. O protesto tem por base a exigência de aumentos salariais e a recusa da nova norma que rege os vínculos temporários, e soma-se à luta empreendida pelos professores.