Eslováquia chumba ajuda à Grécia

O parlamento eslovaco chumbou o compromisso assumido pelo governo, em 2 de Maio, de garantir 816 milhões de euros como comparticipação no plano de «salvamento» da Grécia acordado pelos países da zona euro.

A decisão foi aprovada, dia 11, por uma surpreendente maioria de deputados. De facto, apenas dois parlamentares votaram a favor da ajuda. Dos restantes presentes, 69 opuseram-se e 13 abstiveram-se. Curiosa foi a atitude dos 62 deputados do partido Social-Democrata que preferiram abandonar a sala e não participar na votação.

O comissário dos Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, reagiu de imediato com desagrado à decisão do hemiciclo de Bratislava, notando que tal significa uma «ruptura com o compromisso assumido pela Eslováquia no eurogrupo para prover assistência financeira temporária e condicional à Grécia».

Na mesma semana, o instituto de estatística da Grécia anunciou uma queda do PIB de 1,5 por cento, entre Abril e Junho, consequência dos duríssimos cortes na despesa pública, impostos pela UE e pelo FMI, e que já se traduziram numa redução do défice público de 39,7 por cento.

Neste cenário depressivo, o desemprego disparou literalmente em Maio para 12 por cento da população activa, ou seja 602 185 desempregados oficialmente inscritos, contra 8,5 por cento um ano antes. A taxa de desemprego juvenil já atinge 32,5 por cento, quando há um ano se situava em 25 por cento.



Mais artigos de: Europa

Blair compra «inocência»

O antigo primeiro-ministro Tony Blair anunciou, na segunda-feira, 16, que doará a totalidade dos lucros da venda do seu livro de memórias a uma organização dedicada à reabilitação de veteranos de guerra.

OMS admite correcções

Depois de ter sido fortemente criticada pela gestão alarmista da dita «pandemia» gripal A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde reconhece a necessidade de rever alguns procedimentos.

Trabalhar até à cova

Depois de grande parte dos governos da UE terem elevado a idade de reforma para além dos 65 anos, os grupos de pressão que representam os grandes interesses económicos voltam à carga, procurando que os trabalhadores acedam cada vez mais tarde a este seu direito. O pretexto é sempre o...

Saúde pública em colapso

Uma reportagem emitida pela BBC Radio 4, dia 12, dá conta de uma situação «à beira do colapso» no sistema público de saúde da Roménia, país que segundo a estação britânica tem actualmente os piores...

Jovens comunistas presos em Grenoble

Três jovens militantes do Partido Comunista Francês foram presos pela polícia, na cidade de Grenoble (Sudoeste), por colagem de cartazes «injuriosos e difamatórios». Os jovens comunistas participavam, à noite, numa acção de mobilização para um...

Pobreza e rendimento mínimo

Estamos no segundo semestre do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, e, provavelmente, a União Europeia atingiu o número mais elevado de pessoas em situação de pobreza, nesta União Europeia onde os lucros de grupos económicos e financeiros continuam...