São necessárias medidas concretas

Mais atenção à saúde mental

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP realizou recentemente uma conferência de imprensa na qual analisou a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde aos problemas da saúde mental e avançou com propostas tendentes a resolver alguns dos problemas mais sérios nesta área. Culminava assim um longo processo de encontros e reuniões com médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, dirigentes sindicais e directores hospitalares.

Dos contactos efectuados, revelou o PCP, «saíram reforçadas as nossas preocupações quanto às opções assumidas no quadro do Plano Nacional de Saúde 2004-2010 (PNS) e a capacidade de resposta aos problemas da saúde mental na região». Os serviços de psiquiatria e saúde mental são «tradicionalmente os menos valorizados, menos financiados e menos dotados de técnicos», acusaram os comunistas. A agravar a situação está o PNS, que «reduz drasticamente as possibilidades de internamento, sem que crie qualquer alternativa».

Este plano passa ainda para as famílias grande parte das responsabilidades com o tratamento destes doentes, o que, para o PCP, é errado. O que a realidade comprova é que os casos graves da psiquiatria, «apesar da evolução das possibilidades de tratamento e de apoio farmacológico, apresentam quadros clínicos muito graves que nenhuma família pode suportar para sempre».

Analisando a realidade do distrito, o PCP alerta para o perigo de ser criada uma situação de vazio provocada pela diminuição de serviços no Hospital Magalhães Lemos que não é compensada pelos restantes hospitais. Em muitas instituições, os serviços estão criados «apenas no papel, com psiquiatras contratados», sem espaços para trabalhar. Também a criação das Unidades de Saúde Familiar, em substituição dos centros de saúde, «tem diminuído a capacidade de resposta» dos serviços aos casos de saúde mental.

Os comunistas defendem a criação de condições de resposta no Serviço Nacional de Saúde aos problemas da saúde mental, o que passa por travar a redução da capacidade do Hospital Magalhães Lemos sem que os restantes passem a ter condições de compensar o acolhimento de doentes mentais; pela criação de condições de acompanhamento aos doentes e de pequenas unidades residenciais de Vida Apoiada. A ligação entre a psiquiatria e a rede de cuidados continuados é outra das propostas do Partido.



Mais artigos de: PCP

PCP aponta razões e soluções

As políticas do PS e PSD são incapazes de combater o desemprego, declarou o PCP, num comentário aos números divulgados anteontem pelo Instituto Nacional de Estatística.

Engrossar a luta para responder à ofensiva

Em duas iniciativas realizadas no Algarve, no domingo, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta, «única solução para dar a volta à situação que o País chegou».

Calor e incendiários não explicam tudo

Uma delegação do PCP visitou os concelhos de Arouca, em Aveiro, e Terras de Bouro, em Braga, com o objectivo de se inteirar dos prejuízos causados pelos fogos florestais que, garantem os comunistas, não se podem atribuir apenas ao calor e aos incendiários.

Quebra do PIB resulta das opções políticas

O PCP reagiu, no dia 13, à estimativa para o PIB no segundo trimestre do ano, anunciada nesse dia. Em conferência de imprensa, Jorge Cordeiro, da Comissão Política, considerou que o crescimento estimado de 0,2 por cento comparativamente ao primeiro trimestre deste ano «revela que...

Jerónimo de Sousa na CPCCRD

Uma delegação do PCP visitou anteontem a sede da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, a convite da Direcção desta estrutura. A delegação, constituída por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Jorge...

Um livro com o <i>Avante!</i>

Com a edição do jornal de 26 de Agosto será distribuído o romance Os Pedaços da Madeira de Deus, de Sembène Ousmane. Este é mais um livro da Colecção Biblioteca Avante! e poderá ser adquirido pelo preço de 9,50 euros. O romance inspira-se na...

Verão de protesto e de combate

A «Caravana de Verão» do PCP continua a percorrer os principais locais de veraneio, contactando com muitos milhares de portugueses. Para além da promoção da Festa do Avante!, o objectivo da iniciativa é, através da...