Roménia

Saúde pública em colapso

Image 5425

Uma reportagem emitida pela BBC Radio 4, dia 12, dá conta de uma situação «à beira do colapso» no sistema público de saúde da Roménia, país que segundo a estação britânica tem actualmente os piores cuidados médicos da UE.

A situação agrava-se de dia para dia na Roménia devido aos constantes cortes orçamentais. Os jornalistas britânicos referem que as verbas destinadas ao sector apenas representam 3,6 do Produto Interno Bruto, menos de metade que a Grã-Bretanha, um terço da Alemanha e menos que países como a Bulgária, Hungria ou Polónia.

A falta de higiene nos hospitais, a escassez de medicamentos e de meios elementares, bem como a fuga de médicos e enfermeiros para o estrangeiro põem diariamente em risco a vida dos pacientes.

Uma operação de rotina termina frequentemente em infecções mortais. A rádio conta o caso de uma criança de nove anos que chegou ao hospital com um braço partido e acabou por morrer ali devido a uma grave infecção.

Desde 2007, relata a BBC, mais de cinco mil médicos (um em cada dez) abandonaram o país em busca de um salário digno. O mesmo se passa com o pessoal de enfermagem. O sector está há meses em luta contra a redução de 25 por cento dos salários, uma das drásticas medidas de austeridade em vigor desde Junho.

Procurando desresponsabilizar-se pela Saúde, o governo transferiu no mês passado para as autarquias locais o controlo da maioria dos hospitais. Mas como era de esperar a controversa medida não trouxe qualquer benefício aos pacientes.



Mais artigos de: Europa

Blair compra «inocência»

O antigo primeiro-ministro Tony Blair anunciou, na segunda-feira, 16, que doará a totalidade dos lucros da venda do seu livro de memórias a uma organização dedicada à reabilitação de veteranos de guerra.

OMS admite correcções

Depois de ter sido fortemente criticada pela gestão alarmista da dita «pandemia» gripal A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde reconhece a necessidade de rever alguns procedimentos.

Trabalhar até à cova

Depois de grande parte dos governos da UE terem elevado a idade de reforma para além dos 65 anos, os grupos de pressão que representam os grandes interesses económicos voltam à carga, procurando que os trabalhadores acedam cada vez mais tarde a este seu direito. O pretexto é sempre o...

Eslováquia chumba ajuda à Grécia

O parlamento eslovaco chumbou o compromisso assumido pelo governo, em 2 de Maio, de garantir 816 milhões de euros como comparticipação no plano de «salvamento» da Grécia acordado pelos países da zona euro. A decisão foi aprovada, dia 11, por uma surpreendente...

Jovens comunistas presos em Grenoble

Três jovens militantes do Partido Comunista Francês foram presos pela polícia, na cidade de Grenoble (Sudoeste), por colagem de cartazes «injuriosos e difamatórios». Os jovens comunistas participavam, à noite, numa acção de mobilização para um...

Pobreza e rendimento mínimo

Estamos no segundo semestre do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, e, provavelmente, a União Europeia atingiu o número mais elevado de pessoas em situação de pobreza, nesta União Europeia onde os lucros de grupos económicos e financeiros continuam...