Idade da reforma

Trabalhar até à cova

De­pois de grande parte dos go­vernos da UE terem ele­vado a idade de re­forma para além dos 65 anos, os grupos de pressão que re­pre­sentam os grandes in­te­resses eco­nó­micos voltam à carga, pro­cu­rando que os tra­ba­lha­dores acedam cada vez mais tarde a este seu di­reito. O pre­texto é sempre o mesmo – o su­posto acen­tuado au­mento da es­pe­rança de vida.

Na sequência de uma pro­posta apre­sen­tada em Julho pela Co­missão Eu­ro­peia, na qual o exe­cu­tivo co­mu­ni­tário con­si­dera que os 27 es­tados-mem­bros pre­cisam de elevar a idade de re­forma para os 70 anos até 2060, na se­mana pas­sada, na Ale­manha, porta-vozes dos cha­mados think tank (grupos de pes­quisa e in­fluência po­lí­tica) vol­taram a in­sistir nesta ideia, ga­ran­tindo que mais cedo ou mais tarde será apli­cada.

Porém, não tardou a re­acção por parte de uma as­so­ci­ação alemã de de­fesa dos di­reitos dos re­for­mados (VdK), que jus­ta­mente veio apontar vá­rias con­tra­di­ções àqueles que falam da ne­ces­si­dade de pro­longar a vida ac­tiva.

Como su­bli­nhou Ul­rike Mas­cher, di­ri­gente do grupo VdK, (Lusa, 11.08) a ideia de elevar a idade de re­forma para os 70 anos é «utó­pica», já que um quarto dos ale­mães com idades entre 55 e 59 são hoje obri­gados a re­formar-se an­te­ci­pa­da­mente porque estão de­ma­siado do­entes para tra­ba­lhar.

Acresce que, com o apro­fun­da­mento da crise do ca­pi­ta­lismo, o mer­cado de tra­balho con­tinua a con­trair-se, e não só não con­segue ab­sorver uma parte sig­ni­fi­ca­tiva dos jo­vens que de­sejam in­gressar na vida ac­tiva (ver pág. 24), como ex­clui um nú­mero cada vez maior de tra­ba­lha­dores antes de atin­girem a idade da re­forma. A re­a­li­dade mostra que apenas um quinto dos de­sem­pre­gados ale­mães com 60 anos ou mais con­segue en­con­trar em­prego, se­gundo dados da VdK.

Nos pró­prios Es­tados Unidos, a Se­gu­rança So­cial re­gistou em 2009 um nú­mero re­corde de pe­didos de re­forma an­te­ci­pada – 2,74 mi­lhões. Isto porque dada a im­pos­si­bi­li­dade em en­con­trar em­prego, esta pa­rece ser a única so­lução para muitos norte-ame­ri­canos.

Na Ale­manha, a idade mí­nima irá passar para os 67 anos. Na In­gla­terra, o go­verno ten­ciona co­locar o li­mite nos 68 anos, Em França, a fas­quia é co­lo­cada para já nos 62 anos. Es­panha e Ho­landa dis­cutem passar dos 65 para 67 anos, e mesmo na Suécia o go­verno con­ser­vador já propôs subir para os 70 anos o acesso à pensão com­pleta.

Mas, como está bem de ver, a questão não é pro­longar a vida ac­tiva, mas re­duzir e, se pos­sível, eli­minar uma con­quista his­tó­rica dos tra­ba­lha­dores – o di­reito à re­forma.



Mais artigos de: Europa

Blair compra «inocência»

O an­tigo pri­meiro-mi­nistro Tony Blair anun­ciou, na se­gunda-feira, 16, que doará a to­ta­li­dade dos lu­cros da venda do seu livro de me­mó­rias a uma or­ga­ni­zação de­di­cada à re­a­bi­li­tação de ve­te­ranos de guerra.

OMS admite correcções

De­pois de ter sido for­te­mente cri­ti­cada pela gestão alar­mista da dita «pan­demia» gripal A (H1N1), a Or­ga­ni­zação Mun­dial da Saúde re­co­nhece a ne­ces­si­dade de rever al­guns pro­ce­di­mentos.

Eslováquia chumba ajuda à Grécia

O parlamento eslovaco chumbou o compromisso assumido pelo governo, em 2 de Maio, de garantir 816 milhões de euros como comparticipação no plano de «salvamento» da Grécia acordado pelos países da zona euro. A decisão foi aprovada, dia 11, por uma surpreendente...

Saúde pública em colapso

Uma reportagem emitida pela BBC Radio 4, dia 12, dá conta de uma situação «à beira do colapso» no sistema público de saúde da Roménia, país que segundo a estação britânica tem actualmente os piores...

Jovens comunistas presos em Grenoble

Três jovens militantes do Partido Comunista Francês foram presos pela polícia, na cidade de Grenoble (Sudoeste), por colagem de cartazes «injuriosos e difamatórios». Os jovens comunistas participavam, à noite, numa acção de mobilização para um...

Pobreza e rendimento mínimo

Estamos no segundo semestre do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, e, provavelmente, a União Europeia atingiu o número mais elevado de pessoas em situação de pobreza, nesta União Europeia onde os lucros de grupos económicos e financeiros continuam...