Verão de protesto e de combate
A «Caravana de Verão» do PCP continua a percorrer os principais locais de veraneio, contactando com muitos milhares de portugueses. Para além da promoção da Festa do Avante!, o objectivo da iniciativa é, através da distribuição do jornal de Verão, divulgar as análises e posições do Partido acerca da grave situação que o País atravessa.
No Algarve, a Caravana percorreu os concelhos de Vila Real de Santo António, Tavira e Loulé, num momento em que se regista na região uma das maiores enchentes de turistas portugueses de que há memória. Nas acções realizadas – uma das quais, em Monte Gordo, contou com a presença do Secretário-geral do Partido (ver página anterior) –, falou-se de questões que muito preocupam os algarvios e os que, não o sendo, também sofrem com a política de direita: desemprego, precariedade, baixos salários e reformas.
Dias antes, nos dias 12 e 13, a Caravana estacionou na região de Lisboa, mais exactamente na Ericeira e na praia de Carcavelos. No primeiro dia, a chuva afugentou os banhistas, o que obrigou a uma mudança de planos – a distribuição prevista para a praia mudou-se para o centro da vila. E foi ali que ao som dos artistas da Festa se distribuiu o jornal pelas ruas e esplanadas repletas. E também se vendeu o Avante!. No dia seguinte, e de novo com o sol a brilhar, a Caravana rumou, como previsto, às praias de Carcavelos.
Nos distritos de Coimbra e Leiria, nos dias 10 e 11, também se afirmou o Partido e a Festa nas praias, apesar do vento e do céu encoberto que teimavam em atormentar os banhistas. Apesar disso, a distribuição na praia da Figueira da Foz foi bem acolhida pelos veraneantes e o mesmo sucedeu em Mira. No distrito de Leiria, a Caravana percorreu as praias de Peniche, Nazaré e Vieira de Leiria enquanto que Espinho, Ovar e Ílhavo foram os locais visitados no distrito de Aveiro.