Verão de protesto e de combate

Image 5441

A «Caravana de Verão» do PCP continua a percorrer os principais locais de veraneio, contactando com muitos milhares de portugueses. Para além da promoção da Festa do Avante!, o objectivo da iniciativa é, através da distribuição do jornal de Verão, divulgar as análises e posições do Partido acerca da grave situação que o País atravessa.

No Algarve, a Caravana percorreu os concelhos de Vila Real de Santo António, Tavira e Loulé, num momento em que se regista na região uma das maiores enchentes de turistas portugueses de que há memória. Nas acções realizadas – uma das quais, em Monte Gordo, contou com a presença do Secretário-geral do Partido (ver página anterior) –, falou-se de questões que muito preocupam os algarvios e os que, não o sendo, também sofrem com a política de direita: desemprego, precariedade, baixos salários e reformas.

Dias antes, nos dias 12 e 13, a Caravana estacionou na região de Lisboa, mais exactamente na Ericeira e na praia de Carcavelos. No primeiro dia, a chuva afugentou os banhistas, o que obrigou a uma mudança de planos – a distribuição prevista para a praia mudou-se para o centro da vila. E foi ali que ao som dos artistas da Festa se distribuiu o jornal pelas ruas e esplanadas repletas. E também se vendeu o Avante!. No dia seguinte, e de novo com o sol a brilhar, a Caravana rumou, como previsto, às praias de Carcavelos.

Nos distritos de Coimbra e Leiria, nos dias 10 e 11, também se afirmou o Partido e a Festa nas praias, apesar do vento e do céu encoberto que teimavam em atormentar os banhistas. Apesar disso, a distribuição na praia da Figueira da Foz foi bem acolhida pelos veraneantes e o mesmo sucedeu em Mira. No distrito de Leiria, a Caravana percorreu as praias de Peniche, Nazaré e Vieira de Leiria enquanto que Espinho, Ovar e Ílhavo foram os locais visitados no distrito de Aveiro.



Mais artigos de: PCP

PCP aponta razões e soluções

As políticas do PS e PSD são incapazes de combater o desemprego, declarou o PCP, num comentário aos números divulgados anteontem pelo Instituto Nacional de Estatística.

Mais atenção à saúde mental

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP realizou recentemente uma conferência de imprensa na qual analisou a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde aos problemas da saúde mental e avançou com propostas tendentes a resolver alguns dos...

Engrossar a luta para responder à ofensiva

Em duas iniciativas realizadas no Algarve, no domingo, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta, «única solução para dar a volta à situação que o País chegou».

Calor e incendiários não explicam tudo

Uma delegação do PCP visitou os concelhos de Arouca, em Aveiro, e Terras de Bouro, em Braga, com o objectivo de se inteirar dos prejuízos causados pelos fogos florestais que, garantem os comunistas, não se podem atribuir apenas ao calor e aos incendiários.

Quebra do PIB resulta das opções políticas

O PCP reagiu, no dia 13, à estimativa para o PIB no segundo trimestre do ano, anunciada nesse dia. Em conferência de imprensa, Jorge Cordeiro, da Comissão Política, considerou que o crescimento estimado de 0,2 por cento comparativamente ao primeiro trimestre deste ano «revela que...

Jerónimo de Sousa na CPCCRD

Uma delegação do PCP visitou anteontem a sede da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, a convite da Direcção desta estrutura. A delegação, constituída por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Jorge...

Um livro com o <i>Avante!</i>

Com a edição do jornal de 26 de Agosto será distribuído o romance Os Pedaços da Madeira de Deus, de Sembène Ousmane. Este é mais um livro da Colecção Biblioteca Avante! e poderá ser adquirido pelo preço de 9,50 euros. O romance inspira-se na...