A talhe de foice
Efeito borboleta
PCP
A questão do poder
O País está mergulhado numa onda de calor, mas pior do que isso é a onda PS/PSD/CDS-PP que há mais de 34 anos arrasta consigo tudo o que são direitos sociais, destrói o aparelho produtivo, aumenta o desemprego, precariza as relações laborais, agrava ainda mais as já precárias condições em que vivem milhares de portugueses, desbarata o erário público com a política de privatizações e reprivatizações (como acontece com o BPN), beneficia os grandes empórios da finança, do comércio e da indústria.
Crónica Internacional
Contra a reacção e o imperialismo
Actual
Filhas da mãe
Actual
Pontal - farroncas e mistificações
Actual
Fogos, território e gente
Grave cedência aos grandes grupos
Ao autorizar a abertura das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados, durante todo o ano, o Governo contribuirá para um aumento do desemprego e da precariedade, «beneficiando os grandes grupos do sector e criando mais dificuldades à sobrevivência do pequeno comércio e da produção nacional».
Resistir vale a pena
A administração do Pingo Doce, do Grupo Jerónimo Martins foi forçada pela ACT a pagar trabalho suplementar e nocturno devido desde 2008. Mas a luta vai continuar porque as ilegalidades continuam.
PCP aponta razões e soluções
As políticas do PS e PSD são incapazes de combater o desemprego, declarou o PCP, num comentário aos números divulgados anteontem pelo Instituto Nacional de Estatística.
Mais atenção à saúde mental
Engrossar a luta para responder à ofensiva
Em duas iniciativas realizadas no Algarve, no domingo, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta, «única solução para dar a volta à situação que o País chegou».
Calor e incendiários não explicam tudo
Uma delegação do PCP visitou os concelhos de Arouca, em Aveiro, e Terras de Bouro, em Braga, com o objectivo de se inteirar dos prejuízos causados pelos fogos florestais que, garantem os comunistas, não se podem atribuir apenas ao calor e aos incendiários.
Quebra do PIB resulta das opções políticas
Jerónimo de Sousa na CPCCRD
Um livro com o <i>Avante!</i>
Verão de protesto e de combate
O preço das «restrições»
A vigilância das florestas, a Educação, a Saúde, a Segurança Social e a Autoridade para as Condições do Trabalho são apontadas por sindicatos da CGTP-IN como áreas onde são notórios os prejuízos das «restrições orçamentais».
CGTP-IN nega «estagnação»
A situação do mercado de emprego é muito grave e é falsa a tese da estagnação do desemprego, que aumentou em 82 mil pessoas, enquanto o Governo corta nos apoios sociais, realçou a CGTP-IN, reagindo à divulgação dos dados do INE.
<i>SN Seixal</i> culpada
Desastrosa gestão em Portimão
«A Câmara de Portimão está em situação de desiquilíbrio financeiro», denunciam os comunistas, que acusam o executivo PS de «desastrosa gestão».
Privatização acumula lixo em Valongo
Diversas queixas têm chegado à CDU relativamente à eficiência dos serviços de recolha de lixo e higiene urbana no concelho de Valongo. Uma situação constatada pelos eleitos do PCP em diversos pontos do concelho.
Ecolojovem defende promoção da paz mundial
Água poderá aumentar 42 por cento
Catástrofe nacional
Blair compra «inocência»
O antigo primeiro-ministro Tony Blair anunciou, na segunda-feira, 16, que doará a totalidade dos lucros da venda do seu livro de memórias a uma organização dedicada à reabilitação de veteranos de guerra.
OMS admite correcções
Depois de ter sido fortemente criticada pela gestão alarmista da dita «pandemia» gripal A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde reconhece a necessidade de rever alguns procedimentos.
Trabalhar até à cova
Eslováquia chumba ajuda à Grécia
Saúde pública em colapso
Jovens comunistas presos em Grenoble
Pobreza e rendimento mínimo
Crise eleva desemprego jovem a recorde
Cerca de 81 milhões de trabalhadores entre os 15 e os 24 anos encontravam-se desempregados em 2009. A cifra é a mais elevada de sempre e deverá continuar a aumentar em 2010, diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Comunistas pedem solidariedade internacional
Retirada incerta
Trabalhadores hondurenhos preparam greve geral
As três maiores centrais sindicais das Honduras decidiram iniciar a preparação de uma greve geral. O protesto tem por base a exigência de aumentos salariais e a recusa da nova norma que rege os vínculos temporários, e soma-se à luta empreendida pelos professores.
Limiar da pobreza, desemprego e manipulação da opinião pública em Portugal
Uma das formas clássicas de manipulação da opinião pública é tomar como a totalidade de uma notícia apenas uma parte dela, por vezes uma parte acessória, e depois, como a opinião pública não tem acesso à totalidade e por isso não a pode controlar, divulgar essa parte como se fosse a totalidade, escondendo desta forma o essencial da notícia. É isso precisamente o que tem acontecido nas últimas semanas em Portugal a propósito da redução do direito aos apoios sociais e em relação ao subsídio de desemprego, cujo direito e valor foram também reduzidos.
Pontos Cardeais
«Origem humana»
TVisto
Uma falsa simetria
ATver
«Verão total»
Desporto
Associativismo e a grande manobra neoliberal
Religiões
Os crimes de «luva branca» e sotaina…
O futuro que é já presente
A Cidade da Juventude é, por excelência, o ponto de encontro dos jovens – comunistas ou não – que visitam a Festa do Avante!, pois é ali que estão plasmados os seus problemas, os seus sonhos, as suas lutas. Planificada, construída e assegurada por jovens, ela prova, como nenhum outro espaço da Festa, que a juventude não é apenas o futuro do Partido como também muito do seu presente.
Resistência e luta por todo o País
Expressão maior da capacidade de realização do PCP, indissociável do ideal comunista de que é portadora, a Festa do Avante! realiza-se num momento em que, dando continuidade a 34 anos de política de direita e a pretexto da crise e do défice, se agravam as injustiças, se aprofundam desigualdades sociais e se acentua a dependência do País.
Problemas que serão abordados nos espaços das organizações regionais do Partido, que prometem ser locais de alegria, fraternidade e convívio, assim como de resistência e luta, contra as medidas da política de direita que atingem a juventude, os trabalhadores e o povo. Ali, os visitantes poderão ainda apreciar o melhor da cultura e da gastronomia portuguesa.
Erguer a melhor das Festas
Centenas de comunistas e amigos, de várias idades e formações, vindos de todos os pontos do País, participaram no fim-de-semana em mais uma jornada de trabalho. Com muito esforço, dedicação e solidariedade, vai-se construindo a melhor de todas as Festas.