Actual
«A bem da Nação»
Luta de classes e diversão
Actual
Se isto é um sindicalista...
A talhe de foice
De «picnicão»
PCP
Dois crimes no Mediterrâneo
O massacre perpetrado por Israel contra a freedom flotilla é um acto de terrorismo de Estado, um crime contra o povo palestiniano, contra os demais povos deste nosso mundo, um crime de guerra.
Crónica Internacional
A ponta do icebergue
Novas injustiças<br>de uma velha política<br>de desastre nacional
Nos últimos três meses assistimos a uma colossal ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e do povo português. Em nome da crise do défice das contas públicas, semana após semana, PS, PSD e CDS foram concertando medidas que no seu conjunto procuram dar um novo salto qualitativo na relação de forças entre capital e trabalho. Medidas que, satisfazendo as pretensões da União Europeia e de outras estruturas internacionais do capitalismo, sacrificando importantes dimensões da nossa soberania nacional, deixaram intocáveis os lucros e os privilégios dos grandes grupos económicos e financeiros.Os principais órgãos de comunicação social, os analistas e comentadores ao serviço do sistema, passaram semanas a defender o carácter «inevitável» destas medidas, a esconder a quem elas servem, a apelar à resignação e ao conformismo, a apagar a ideia de que a alternativa a estas políticas não só existe como é indispensável para responder aos problemas do país.
Esclarecer, informar e denunciar a operação em curso, mobilizar para a luta, afirmar as propostas para uma política alternativa patriótica e de esquerda, eis os objectivos do conjunto de informações que a seguir se apresenta.
Energia para todas as lutas
A CGTP-IN e várias estruturas do movimento sindical unitário, ao saudarem o nível inédito de participação na manifestação nacional de 29 de Maio, salientam que a resposta das trabalhadoras e dos trabalhadores constituiu um ponto de partida para intensificar a luta, por todas as formas que se mostrem necessárias.
Contributo para o caminho da luta
Durante o mês de Junho o PCP vai realizar um ciclo sobre Álvaro Cunhal intitulado «Uma vida dedicada aos trabalhadores e ao povo, ao ideal e projecto comunistas». O ciclo começa com uma sessão sobre «O Partido com Paredes de Vidro», que se realiza no dia 14, na Casa do Alentejo. Em conversa com Francisco Lopes, do Secretariado e da Comissão Política do Partido, abordámos esta primeira iniciativa e os seus objectivos, e levantámos o véu à sessão que se segue – no dia 22, no Tribunal da Boa Hora, evocando os 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal.
Resposta à ofensiva de direita
Mais de duas centenas de pessoas participaram, sábado, em Alpiarça, numa festa/comício do PCP, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa. Nesta terra ribatejana, símbolo da resistência ao fascismo, o Secretário-geral do PCP alertou para as gravosas «medidas de austeridade» aprovadas pelo PS, em aliança com o PSD, e valorizou a luta dos trabalhadores e das massas populares para garantir e melhorar as suas condições de vida.
«A terra a quem a trabalha»
Na homenagem a Catarina Eufémia, trabalhadora rural assassinada em Baleizão pelas forças do regime fascista, a 19 de Maio de 1954, Jerónimo de Sousa anunciou, domingo, que o PCP vai apresentar, na Assembleia da República, um projecto de resolução para a elaboração «urgente» de um plano estratégico para a zona de influência de Alqueva e um conjunto de outras medidas visando o seu aproveitamento.
Privatização da <i>CP</i> é o fim da linha
O PCP promoveu, ontem, uma acção de esclarecimento da população sobre as consequências da privatização dos caminhos de ferro. À tarde, no Entroncamento, Jerónimo de Sousa encontrou-se com trabalhadores da EMEF e contactou com utentes na estação daquela cidade.
Agrava injustiças e atrasa o País
PCP recebe CNA
<i>Nu entre Lobos</i>
Contra a discriminação
O SEP suspendeu os primeiros dias da greve que se iniciava hoje, mantendo os restantes dias e a manifestação nacional, dia 18, por carreiras dignas, horários de trabalho que os respeitem e contra a precariedade.
Interesses poupados
O Governo, «para manter intactos alguns dos grandes interesses financeiros, decide resolver os problemas de liquidez financeira do País à custa das crianças e das populações mais desfavorecidas».
<i>Kemet</i> e <i>Visteon</i> em luta
Contra 45 horas no ISS
Despedimentos e repressão
Imposto de classe inconstitucional
«Golpada» no abono de família
Soluções para uma vida melhor
A criação de um novo imposto sobre as operações bolsistas e transferências financeiras para paraísos fiscais é uma das medidas que estará hoje em debate no Parlamento por iniciativa do PCP, que decidiu a sua apresentação nas Jornadas Parlamentares realizadas no início da passada semana em Setúbal.
Respostas sociais enfraquecidas
Não toquem nos medicamentos
Autarquias ao serviço do povo
Investimentos indispensáveis
Defender direitos no sector automóvel
O capital que pague a crise
O banquete do capital
O corte nos apoios sociais do chamado plano anti-crise, nomeadamente os dirigidas aos desempregados e aos mais desfavorecidos, foi duramente criticado pelo PCP, que vê na decisão um retrato fiel das verdadeiras opções do Governo.
Agravar a vida de quem menos tem
Crime não pode ficar impune
Postura de total fidelidade aos ideias da Revolução de Abril
Faleceu, no dia 2 de Junho, com 84 anos, o Almirante Rosa Coutinho, um dos militares da Revolução de Abril. «Os trabalhadores e o povo português perderam um aliado de todas as horas e um amigo de todos os momentos», lamenta o PCP.
Marinha Grande sem rumo
Condenação ao ataque de Israel
JCP contra o PEC
Luísa Basto no Politeama
Romagem na sexta-feira
Romenos lutam pela sobrevivência
Os trabalhadores da administração pública romenos cumpriram, no dia 31, uma greve contra as drásticas medidas de austeridade impostas pelo governo. Em muitos sectores foi declarada uma paralisação por tempo indeterminado.
A factura da crise
Os governos da Inglaterra e da Alemanha preparam-se para anunciar novos cortes orçamentais para obrigar os respectivos povos a pagar a factura da crise.
Sindicatos preparam greve geral
CES convoca jornada europeia
Greves prosseguem na Grécia
A renúncia de Köhler
PKK suspende cessar-fogo
«Radicalismos»
Emprego e progresso produtivo
A quebra do PIB e o desemprego na Venezuela estão a ser usados pelo grande capital nacional e estrangeiro para denegrir os avanços alcançados pelas políticas do governo bolivariano. A realidade dos factos é, porém, distinta da difundida pelos média dominantes, como frisaram os responsáveis do País.
Israel volta a atacar embarcação
As forças armadas israelitas voltaram a atacar, segunda-feira, uma embarcação ao largo da Faixa de Gaza. Pelo menos quatro palestinianos morreram, e um outro encontra-se desaparecido.