Defender direitos no sector automóvel
Está já marcada para o próximo dia 29 uma audição parlamentar do PCP sobre o sector automóvel e de componentes. Aprofundar o conhecimento sobre a realidade deste sector com um grande peso na Península de Setúbal constitui um dos objectivos desta iniciativa com a qual, ao mesmo tempo, a formação comunista pretende analisar medidas susceptíveis de defender a produção nacional e os direitos dos trabalhadores.
A situação neste importante sector, como foi recordado nas Jornadas, tem sido marcada pelo flagrante contraste «entre os lucros astronómicos alcançados pelas empresas do sector em 2009 e o congelamento dos salários, a destruição de postos de trabalho, a precariedade, o aumento dos ritmos de produção e a degradação das condições de vida dos trabalhadores do sector».
A decorrer na Assembleia da República, a audição será aberta a todos os sindicatos, comissões de trabalhadores e comissões sindicais e contará com a participação de deputados do PCP na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.