O tratamento dado pela comunicação social e respectivos comentadores aos recentes acórdãos do Tribunal Constitucional sobre as contas da campanha eleitoral das Eleições Legislativas e multas aplicadas aos Partidos, a propósito das contas de 2003, representa mais um passo na campanha contra os Partidos.
Realizou-se no passado fim-de-semana em Lisboa um Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Durante três dias de intenso debate, delegações de 63 partidos de todo o mundo discutiram em torno do tema «Perigos e potencialidades da situação internacional. A estratégia do imperialismo e a questão energética, a luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo». Foi a oitava vez que se realizou um encontro deste género, mas foi a primeira vez em Portugal. Desde 1998 que eram realizados na Grécia.
Durante três dias, delegações de 63 partidos comunistas e operários de todo o mundo debateram a ofensiva do capitalismo e reafirmaram a necessidade e urgência do socialismo. No final do Encontro Internacional, os partidos decidiram linhas de intervenção e iniciativas para o desenvolvimento da solidariedade e da acção comum.
O Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários permitiu, para além do debate alargado das questões internacionais, a troca bilateral de opiniões e experiências entre os vários partidos. Muitas das delegações presentes na iniciativa foram recebidas pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
No Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários participaram delegações de 63 partidos, oriundos de todos os continentes. Dos partidos convidados, alguns não puderam comparecer, devido à situação política que se vive nos seus países. Destes, 17 enviaram mensagens de saudação. As FARC-EP, da Colômbia, e o PT da Coreia foram dois desses casos .
Uma exposição, inaugurada por José Capucho, membro do Secretariado do CC do PCP, deu início, na sexta-feira, em Lisboa, ao ciclo de debates evocativo de 5 obras de Álvaro Cunhal, «ainda hoje actuais e de leitura indispensável» nas palavras daquele dirigente.
Estruturar melhor o trabalho autárquico para recuperar a presidência do município e a maioria em mais freguesias nas próximas eleições é, a partir de agora, o principal objectivo político da Organização do Montijo.
Com cerca de quatro dezenas de delegados e convidados, realizou-se, no passado dia 29 de Outubro, a VI Assembleia da Organização Concelhia de Bragança do PCP.
Analisar e debater os avanços e recuos resultantes da acção da Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos, eleita há um ano, foi o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia da Organização Inter-Concelhia, que se realizou no passado dia 4 de Novembro.
A Organização do PCP da Freguesia de Colares quer promover o reforço organizativo e uma maior intervenção política nas questões da freguesia. Para isso, realizou, no passado dia 29 de Outubro, a sua II Assembleia de Organização.
Na Amadora, os trabalhadores em vigília pela sua reintegração impediram, na noite de dia 8, a saída de toneladas de cobre sob a protecção de «capangas». A GNR impediu o saque.
Depois de anos de luta pela integração na Lisnave, os 300 trabalhadores da Gestnave estão confrontados com a intenção do Governo, de não cumprir com o acordado no Protocolo de 1997.
Nenhum dos esforços do Governo, com a ajuda da comunicação social dominante, no sentido de denegrir os trabalhadores em luta pôde esconder a ausência de serviços públicos provocada pela greve.
A Faculdade de Letras de Lisboa assusta os alunos que lá entram pela primeira vez, com buracos e paredes a cair. Além da falta de condições, os estudantes estão preocupados com a aplicação do Processo de Bolonha. Três estudantes falam da situação.
O Processo de Bolonha já foi aplicado este ano lectivo na Faculdade de Letras de Lisboa. Tudo mudou, começando pela forma como as aulas decorrem. Em geral, os professores não dão matéria e cabe aos estudantes desenvolver os temas em aula.
Aprovado faz hoje oito dias, apenas com os votos favoráveis da maioria PS, em votação que concluiu o debate na generalidade, o Orçamento do Estado para 2007 está a ser apreciado na especialidade em sede de comissão parlamentar.
Cinco sindicatos dos correios franceses (La Poste) convocaram, anteontem, terça-feira, uma greve nacional de 24 horas, em protesto contra as imposições de Bruxelas que pretende a liberalização total do sector até 2009.
A Grã-Bretanha transformou-se nos últimos anos «numa sociedade sob constante vigilância», onde a devassa quotidiana de comportamentos por parte do Estado e das empresas ameaça criar um ambiente de desconfiança entre a população.
A população da Ossétia do Sul pronunciou-se esmagadoramente pela independência do território face à Geórgia, no referendo realizado no domingo, dia 12, que registou uma participação de 95 por cento.
Uma associação internacional apresentou, na terça-feira, 14, na Alemanha, uma queixa-crime contra o antigo secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, que acusam de ter justificado o uso da tortura contra prisioneiros de guerra no Iraque e em Guantanamo.
Os EUA vetaram uma resolução da ONU que condena Israel pelo massacre de 18 palestinianos na Faixa de Gaza. Ehud Olmert diz que o ataque foi um «erro técnico».
Os 31 anos da proclamação de independência de Angola foram assinalados, no passado sábado, dia 11, com iniciativas culturais e desportivas envolvendo as populações em todo o país. As cerimónias oficiais concentraram-se em Luanda e Onasahalama.