Dimitris Kotsumbas,
do Partido Comunista da Grécia

Saudações aos combatentes

Queremos dirigir as saudações militantes dos comunistas gregos neste comício de solidariedade fraternal, com os povos que lutam contra o imperialismo com bandeiras, piquetes, a escrita ou mesmo com armas na mão. Ao lado de Cuba socialista, da Venezuela, da Bolívia, do povo do Líbano, da Palestina, do Iraque, da Síria, do Irão, de Chipre e de Timor-Leste.
Saudamos, especialmente, as recentes lutas significativas dos trabalhadores portugueses; a grande mobilização da CGTP-IN, de 12 de Outubro, os grevistas da Administração Pública e a futura mobilização de 25 de Novembro.
No nosso país, tal como no resto da Europa, os trabalhadores enfrentam uma ofensiva brutal contra os seus direitos, os salários, a Segurança Social, a saúde e as pensões. Uma política conjuntamente acordada e promovida pelos social-democratas e conservadores, bem como de outras forças integradas e ao serviço do sistema capitalista.
Recentemente, tiveram lugar grandes lutas pelo direito à educação. Professores universitários, outros professores e, acima de tudo, milhares de estudantes do ensino secundário, encheram as ruas, e não só se confrontaram com a intransigência e autoritarismo por parte do governo, como também com uma operação sem precedentes, orquestrada, e com o objectivo de ameaçar e denegrir a sua luta.
Os revezes que recaíram sobre os direitos sociais e a agressividade belicista e imperialista são acompanhados por graves medidas antidemocráticas e pela intensificação do anticomunismo. Difamam e caluniam o passado socialista num esforço de afastar o futuro socialista.
Mas sem nenhum êxito. O capitalismo não tem saída para a sua crise. Irá falhar, tal como o campo de concentração do Tarrafal falhou, em silenciar os comunistas e salvar o regime odioso fascista.
Não nos deveremos esquecer que foi recentemente que o mundo foi acordado pelo tiro de canhão do Aurora, quando o primeiro estado dos trabalhadores e dos camponeses abriu uma nova era histórica, a era de transição para o socialismo.
Não esqueçamos de acolher, no próximo ano, o 90.° aniversário da grande Revolução de Outubro, com uma campanha alargada dirigida à actualidade do socialismo, na necessidade de atingir o projecto mais nobre criado pelo homem, a abolição da exploração do homem pelo homem, que o socialismo encontrou no século XX.


Mais artigos de: Em Foco

Reforçar a solidariedade <br>Lutar pelo socialismo

Realizou-se no passado fim-de-semana em Lisboa um Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Durante três dias de intenso debate, delegações de 63 partidos de todo o mundo discutiram em torno do tema «Perigos e potencialidades da situação internacional. A estratégia do imperialismo e a questão energética, a luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo». Foi a oitava vez que se realizou um encontro deste género, mas foi a primeira vez em Portugal. Desde 1998 que eram realizados na Grécia.

Intensificar a cooperação

Durante três dias, delegações de 63 partidos comunistas e operários de todo o mundo debateram a ofensiva do capitalismo e reafirmaram a necessidade e urgência do socialismo. No final do Encontro Internacional, os partidos decidiram linhas de intervenção e iniciativas para o desenvolvimento da solidariedade e da acção comum.

Solidariedade com Cuba e América Latina

No Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários foram aprovados dois documentos: um «Apelo contra o militarismo e a guerra, pela liberdade, a democracia, a paz e o progresso social» (que o Avante! reproduz) e uma moção de solidariedade com Cuba e América Latina. Na moção os partidos presentes no encontro...

Organizar a luta <br>para formar a consciência social

«Os perigos e as potencialidades da situação actual colocam-nos um enorme desafio que é o de relançar o nosso projecto de sociedade: o socialismo», afirmou Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central do PCP, no Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários do passado fim-de-semana. Segundo a...

Aprofundar amizades

O Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários permitiu, para além do debate alargado das questões internacionais, a troca bilateral de opiniões e experiências entre os vários partidos. Muitas das delegações presentes na iniciativa foram recebidas pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Acabar com a barbárie

Trago-vos as saudações revolucionárias do Comité Central do Partido Comunista da África do Sul e de todos os seus membros. Para nós, é deveras uma honra terem-nos concedido esta oportunidade de apresentar esta mensagem de solidariedade.Estamos satisfeitos por nos podermos reunir com a classe trabalhadora e os pobres aqui...

O socialismo existe em Cuba <br>porque o povo quer

É uma grande honra estar em Portugal e estar na terra do glorioso Partido Comunista Português. A história de Portugal nos últimos 85 anos não se pode escrever sem contar a história de heroísmo do Partido Comunista Português. E a vitória sobre o fascismo em Portugal foi possível pelo sacrifício e o sangue de milhares de...

A solidariedade é a nossa arma

Saúdo-vos calorosamente em nome dos comunistas da Rússia – um Partido com uma história de 100 anos. O Partido de um país que salvou o mundo do fascismo, do primeiro país que abriu a passagem para o Espaço e que criou o melhor sistema social do mundo. Na Rússia tomaram temporariamente o poder as forças da reacção que...

As lutas do mundo em Lisboa

No Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários participaram delegações de 63 partidos, oriundos de todos os continentes. Dos partidos convidados, alguns não puderam comparecer, devido à situação política que se vive nos seus países. Destes, 17 enviaram mensagens de saudação. As FARC-EP, da Colômbia, e o PT da Coreia foram dois desses casos .

«A solidariedade internacionalista <br>é cada vez mais necessária»

Internacionalismo sem fronteirasO comício internacional de sábado foi um momento alto de solidariedade dos comunistas portugueses com os comunistas e revolucionários de todo o mundo e, ao mesmo tempo, uma demonstração de amizade destes com a luta dos trabalhadores e do povo português. Para além do secretário-geral do...

Cada vitória é uma vitória de todos

Quero transmitir os calorosos cumprimentos do lutador povo libanês e o seu agradecimento pelo apoio internacional e pela solidariedade que vocês têm prestado durante as ultimas agressões bárbaras levadas a cabo pelos imperialistas israelitas e americanos. Esta solidariedade é a continuação das tradições internacionais do...