Assembleia de Esgueira

Dinamizar a luta

«Organizar para Intervir» foi o lema da I Assembleia da Organização da Freguesia de Esgueira do PCP, realizada no passado dia 27 de Outubro.
A reunião, que começou por criticar a política do Governo, particularmente os seus ataques contra as funções sociais do Estado, não avaliou muito melhor a gestão PS na Freguesia de Esgueira: «cingiu-se ao mero cumprimento de despachos», nunca tendo apresentado «um plano de trabalho coerente capaz de colmatar as lacunas e deficiências que afectam a freguesia.»
Entretanto, para dinamizar a luta das populações por melhores condições de vida, e consciente de que ainda há muito a fazer, a Assembleia apontou como medida fundamental o reforço da organização do Partido, tendo, para tanto, eleito um novo organismo de direcção.
O trabalho até aqui desenvolvido é, contudo, considerado positivo pelos comunistas, que destacam o facto de se ter conseguido o alargamento do horário de abertura da Junta de Freguesia à hora de almoço e uma alteração ao regimento da Assembleia de Freguesia, que coloca no início da ordem de trabalhos o ponto aberto ao público. Positiva, também, foi a campanha realizada junto das populações em defesa da construção de um novo centro de saúde para a freguesia, que juntou num abaixo-assinado cerca de 1800 assinaturas.
Como tarefas prioritárias a levar à prática, a Assembleia definiu, por fim, a realização de visitas a diversos locais da freguesia e a associações e/ou instituições – contribuindo para a discussão e apresentação de propostas para Plano de Actividades e Orçamento da Junta Freguesia –; a alteração do horário da reunião do executivo da Junta de Freguesia aberta ao público, que agora se realiza a uma segunda-feira à tarde, em horário laboral impeditivo da participação da população; a continuação da luta pela construção de um novo centro de saúde.


Mais artigos de: PCP

«Política de desastre»

O PCP denuncia que «o Orçamento do Ministério da Cultura para 2006 prevê uma despesa inferior não apenas a 2006, mas até à orçamentada para 2003».

Novos grafismos e novas funcionalidades

A página do PCP na Internet tem, a partir de hoje, uma nova imagem e novas funcionalidades. Foi adoptado o Joomla, um sistema desenvolvido em software livre que permite a utilização de base de dados e novas funções aos visitantes da página: motor de busca, melhorando a possibilidade de pesquisa na página, o envio de...

Repor a história

Uma exposição, inaugurada por José Capucho, membro do Secretariado do CC do PCP, deu início, na sexta-feira, em Lisboa, ao ciclo de debates evocativo de 5 obras de Álvaro Cunhal, «ainda hoje actuais e de leitura indispensável» nas palavras daquele dirigente.

Encerrar é o objectivo

A Comissão Política do PCP considera que a proposta da rede de serviços de urgência elaborada pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências procura apenas «apresentar um disfarce técnico» para uma opção política de encerramento de um conjunto de urgências. Esta proposta, como outras que têm...

Retomar maioria nas próximas autárquicas

Estruturar melhor o trabalho autárquico para recuperar a presidência do município e a maioria em mais freguesias nas próximas eleições é, a partir de agora, o principal objectivo político da Organização do Montijo.

Valorizar potencialidades e recursos

Com cerca de quatro dezenas de delegados e convidados, realizou-se, no passado dia 29 de Outubro, a VI Assembleia da Organização Concelhia de Bragança do PCP.

Transformar os concelhos

Analisar e debater os avanços e recuos resultantes da acção da Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos, eleita há um ano, foi o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia da Organização Inter-Concelhia, que se realizou no passado dia 4 de Novembro.

Um Partido mais forte!

A Organização do PCP da Freguesia de Colares quer promover o reforço organizativo e uma maior intervenção política nas questões da freguesia. Para isso, realizou, no passado dia 29 de Outubro, a sua II Assembleia de Organização.