PCP
Agora, com mais força, unidade e confiança, vamos à luta!
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Síria, a verdade
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Achas na fogueira
Artigo de acesso livre
Actual
Pobreza para uns, regabofe para outros
Artigo de acesso livre
Actual
Agendas e percepções
Actual
A verdadeira corrupção
O Partido, o País e o mundo no XXII Congresso do PCP
Nota Informativa sobre questões de direcção apreciadas na reunião do Comité Central do PCP no seguimento do XXII Congresso
Artigo de acesso livre
Imagens do XXII Congresso
Abril todos os dias
Milhares passam as festas em luta por vida melhor
Artigo de acesso livre
Sem respostas às reivindicações de valorização substancial dos salários e das profissões, entre outras, que motivaram mobilização e luta ao longo do ano, milhares de trabalhadores estão a passar em greve o período das festas de Natal e Ano Novo. Isso sucede na grande distribuição comercial, na higiene urbana de Lisboa e no sector dos resíduos sólidos noutros municípios, nos centros de contacto e lojas de empresas de telecomunicações, na Portway, na Atlânticoline, na Navigator, na Izidoro. Passa para 2025 a determinação de, em unidade, manter e prosseguir a luta, caso se mostre necessário.
Camões afirmou a voz da insubmissão num mundo de contradições
O PCP inaugurou, no Porto, dia 20, a exposição Camões, poeta do povo num mundo em mudança, na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. A iniciativa, em que participou Paulo Raimundo, integrava-se nas comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões promovidas pelo Partido.
Operação no Martim Moniz viola Constituição
A organização do Partido na cidade de Lisboa reagiu, no dia 20, à intervenção de grande envergadura da PSP, no dia 19, no Martim Moniz, envolvendo a revista de dezenas de pessoas, maioritariamente imigrantes.
Defender os direitos dos trabalhadores migrantes e suas famílias
O PCP emitiu, no dia 18, um comunicado a assinalar o Dia Internacional das Migrações, assinalado nesta data, sublinhando que a «luta pela protecção dos direitos dos trabalhadores migrantes e suas famílias assume renovada urgência».
Fim da submissão do País à Vinci
Presentes, mas ausentes
Prémio Francisco Canais Rocha
Ruptura em serviços de saúde é culpa da política de direita, não é dos imigrantes
O PCP acusa o Chega de instrumentalizar a saúde para prosseguir o seu discurso de ódio contra os imigrantes, alimentando desta forma a sua «agenda retrógrada e reaccionária».
Reforçar protecção das vítimas de violência doméstica
«O Segredo de António Dias Lourenço» no Museu Resistência e Liberdade
O Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, inaugurou, quinta-feira, a exposição «O Segredo de António Dias Lourenço», assinalando o 70.º aniversário de uma das mais audaciosas, espectaculares e perigosas fugas das cadeias fascistas.
Grândola aprova alteração ao PDM e orçamento
A Assembleia de Municipal (AM) de Grândola aprovou, por maioria, a proposta da Câmara que contempla a redução do número de empreendimentos turísticos, das áreas de construção e do número de camas turísticas no concelho.
Aumento brutal da factura de água em Beja
Em 2025 a factura da água em Beja terá um «aumento brutal», imposto por PS e PSD na Câmara Municipal. Segundo a DECO, este concelho já tinha a terceira factura mais cara entre as capitais do distrito.
PCP apresenta linhas estratégicas para enfrentar a crise habitacional em Lisboa
Desagregação do movimento Rui Moreira prejudica a cidade do Porto
PS desperdiça mais de 100 milhões de euros em Loures
Utentes defendem o SNS
Necessidades dos povos fora do Conselho Europeu
No quadro da sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o deputado João Oliveira, do PCP, denunciou na semana passada que «as necessidades dos povos continuam fora do Conselho Europeu».
Ilusões desfeitas pelo Conselho Europeu
Cuba repudia bloqueio e exige respeito e paz
Artigo de acesso livre
Em Havana, com a grande Marcha do Povo Combatente, Cuba reafirmou a exigência de respeito pelo direito do país de construir em paz o seu futuro. O presidente Miguel Díaz-Canel repudiou o bloqueio imposto pelos EUA e reclamou uma vez mais a exclusão de Cuba da arbitrária lista norte-americana de países que supostamente patrocinam o terrorismo.
Israel ocupa Síria e massacra Faixa de Gaza
Artigo de acesso livre
Na Faixa de Gaza, onde há palestinianos em risco de morrer de fome, tropas israelitas continuam a atacar escolas e hospitais. Na Síria, as forças de Israel continuam a bombardear e a ocupar território.