Grândola aprova alteração ao PDM e orçamento

A Assembleia de Municipal (AM) de Grândola aprovou, por maioria, a proposta da Câmara que contempla a redução do número de empreendimentos turísticos, das áreas de construção e do número de camas turísticas no concelho.

Promover o desenvolvimento controlado e diversificado no interior

A proposta da Câmara de alteração ao Plano Director Municipal (PDM) foi aprovado, por maioria, em AM, no dia 16 de Dezembro. O documento, que passou por uma ampla discussão pública, tem como principais objectivos reduzir as áreas de construção e o número de camas turísticas nas freguesias litorais, orientando o crescimento para o interior e, dessa forma, promover um turismo mais sustentável.

António Figueira Mendes, presidente da Câmara de Grândola, salientou a importância da aprovação da alteração ao PDM, que visa «disciplinar o crescimento de empreendimentos turísticos, proteger a faixa litoral, promover o desenvolvimento controlado e diversificado no interior e preservar os valores naturais, ambientais e culturais de Grândola».

Impulsionar o desenvolvimento
Aprovado por maioria foi também o orçamento municipal para 2025, que contempla um investimento de 52 milhões de euros e visa responder às necessidades da população e a impulsionar o desenvolvimento do concelho. Entre as medidas destacam-se a disponibilização de cerca de sete hectares de terreno para construção de habitações a custos controlados, habitação social e terrenos para auto-construção para jovens.

Na área da educação, o plano assegura a modernização e requalificação das infra-estruturas escolares em todo o concelho. Entre os principais projectos está a reabilitação dos Centros Escolares de Melides e do Carvalhal, bem como a conclusão do projecto do novo Centro Escolar de Grândola. Em 2025, será lançado o concurso que irá permitir o arranque da construção da Casa da Juventude.

O orçamento reforça também o compromisso da autarquia com o alívio fiscal das famílias, o apoio a associações, clubes e instituições de solidariedade social.

 



Mais artigos de: Nacional

Aumento brutal da factura de água em Beja

Em 2025 a factura da água em Beja terá um «aumento brutal», imposto por PS e PSD na Câmara Municipal. Segundo a DECO, este concelho já tinha a terceira factura mais cara entre as capitais do distrito.

Desagregação do movimento Rui Moreira prejudica a cidade do Porto

A CDU alerta para o «acentuar» da «desagregação» do movimento Rui Moreira, «com reflexos evidentes na actividade autárquica, designadamente municipal». «A anunciada renúncia ao cargo de vereador de Ricardo Valente soma-se à saída do vereador Fernando Paulo, da Associação Cívica Porto o Nosso Movimento, e ao corte de...

PS desperdiça mais de 100 milhões de euros em Loures

A Câmara Municipal de Loures aprovou, no passado dia 18, a última alteração orçamental de 2024, documento que veio confirmar a análise feita pela CDU de que o PS prometeu o que não queria cumprir. «Dos 144 milhões de euros em investimentos previstos para 2024 foram executados pouco mais de 37 milhões, ficando assim por...

Utentes defendem o SNS

A Comissão de Utentes pela Defesa dos Serviços Públicos no Concelho de Idanha-a-Nova promoveu, sábado, uma concentração frente ao Centro de Saúde, com cerca de 80 pessoas, alertando para a necessidade de ter mais médicos, pessoal administrativo e melhores condições neste serviço. No mesmo...