PCP apresenta linhas estratégicas para enfrentar a crise habitacional em Lisboa

Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) consideram uma «urgência» a revisão do Plano Director Municipal (PDM), «não só porque a versão em vigor desde 2012 há muito ultrapassou o seu período de vigência, mas sobretudo porque hoje se revela desactualizado e prejudicial para o desenvolvimento urbanístico, económico, ambiental e social da cidade». Para o efeito, propuseram recentemente «linhas estratégicas» como «enfrentar a crise habitacional em Lisboa, integrando a sua abordagem no planeamento da cidade, através das deliberações da Carta Municipal de Habitação e a classificação e programação dos solos necessários aos seus objectivos».

Entretanto, na Assembleia Municipal de Lisboa de 17 de Dezembro, a Carta Municipal de Habitação foi viabilizada com os votos contra de BE, Livre, dois deputados independentes dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), IL e Chega, a abstenção de PEV, PCP e PS, e os votos a favor de PSD, PAN, MPT, PPM, Aliança e CDS-PP. Comunistas e ecologistas justificaram o seu voto por o documento ficar muito aquém do nível de carência que a cidade manifesta.

Marvila
No dia 18 de Dezembro, João Ferreira, vereador do PCP na CML, juntou-se à luta dos moradores de Marvila que estiveram concentrados frente aos Paços do Concelho para denunciar vários problemas graves que exigem urgente resolução, como uma quantidade significativa de elevadores avariados ou infiltrações, que impossibilitam o direito a uma habitação digna para as populações. Dois dias antes, os moradores realizaram uma vigília junto ao Gabinete da Gebalis, no Bairro do Armador.

 



Mais artigos de: Nacional

Grândola aprova alteração ao PDM e orçamento

A Assembleia de Municipal (AM) de Grândola aprovou, por maioria, a proposta da Câmara que contempla a redução do número de empreendimentos turísticos, das áreas de construção e do número de camas turísticas no concelho.

Aumento brutal da factura de água em Beja

Em 2025 a factura da água em Beja terá um «aumento brutal», imposto por PS e PSD na Câmara Municipal. Segundo a DECO, este concelho já tinha a terceira factura mais cara entre as capitais do distrito.

Desagregação do movimento Rui Moreira prejudica a cidade do Porto

A CDU alerta para o «acentuar» da «desagregação» do movimento Rui Moreira, «com reflexos evidentes na actividade autárquica, designadamente municipal». «A anunciada renúncia ao cargo de vereador de Ricardo Valente soma-se à saída do vereador Fernando Paulo, da Associação Cívica Porto o Nosso Movimento, e ao corte de...

PS desperdiça mais de 100 milhões de euros em Loures

A Câmara Municipal de Loures aprovou, no passado dia 18, a última alteração orçamental de 2024, documento que veio confirmar a análise feita pela CDU de que o PS prometeu o que não queria cumprir. «Dos 144 milhões de euros em investimentos previstos para 2024 foram executados pouco mais de 37 milhões, ficando assim por...

Utentes defendem o SNS

A Comissão de Utentes pela Defesa dos Serviços Públicos no Concelho de Idanha-a-Nova promoveu, sábado, uma concentração frente ao Centro de Saúde, com cerca de 80 pessoas, alertando para a necessidade de ter mais médicos, pessoal administrativo e melhores condições neste serviço. No mesmo...