A talhe de foice
Notoriedade
Actual
Mistificações, direitos e opções
Actual
Polónia: «Erro» ou provocação?
Actual
Perspectivas
Crónica Internacional
Tempos de resistência e (muita) luta
Uma força de luta com raízes na vida
Artigo de acesso livre
A Conferência Nacional do PCP, realizada este fim-de-semana em Corroios, no concelho do Seixal, constituiu uma vibrante manifestação de coesão e vitalidade de um colectivo que se quer cada vez mais ligado à vida. «Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências» é, mais do que um lema, um plano da acção.
Abrir caminhos, dar esperança e confiança na luta por uma vida melhor
Estamos a meio dos trabalhos da Conferência Nacional.
No seguimento da fase preparatória e partindo das conclusões do XXI Congresso, reafirmando a nossa identidade comunista, a natureza de classe, objectivos e princípios, envolvemos o Partido, aprofundámos a reflexão, construímos soluções, ao mesmo tempo que incentivámos e mobilizámos para a luta, uma luta que aqui esteve presente e que saudamos.
Com a aprovação da resolução, vamos continuar o nosso trabalho sobre todas e cada uma das linhas de intervenção agora decididas, tomar a iniciativa, responder às novas exigências e reforçar o Partido que queremos ainda mais ligado à vida e aí ir buscar mais força.
As decisões que estamos a tomar, reforçando o Partido, são uma necessidade dos trabalhadores, das populações, da juventude, dos democratas e patriotas.
Um Partido mais forte e com maior influência é o garante dos direitos e dos anseios dos trabalhadores e do povo, e de todos que se empenham pela defesa e aprofundamento da democracia.
Temos uma enorme responsabilidade mas estamos à altura dessa responsabilidade.
E, se dúvidas houvesse, é pôr os olhos na Conferência.
Desenvolver a convergência com democratas e patriotas
Números da Conferência
O caminho para resistir e avançar está na resposta aos problemas concretos
Sobre a reunião do Comité Central realizada na noite de 12 de Novembro
O 50.º aniversário da Revolução de Abril
Resolução é instrumento de acção, mobilização e luta
O trabalho da Comissão de Redacção da Resolução
Afirmação do Partido é tarefa de todos os dias
Evolução da situação internacional - Perigos e potencialidades
Mais força aos trabalhadores transformar o sonho em vida
Álvaro Cunhal faria 109 anos a 10 de Novembro. O seu Partido evocou-o a partir do valioso legado que deixou acerca da «importância da intervenção e da luta dos trabalhadores no processo de transformação progressista de uma sociedade que continua marcada pela exploração capitalista e por inaceitáveis injustiças sociais».
Defender e aprofundar Abril na Constituição
«Concretizando-se este processo de revisão constitucional nos termos que estão apontados, o PCP intervirá, com a sua própria iniciativa, no sentido de defender os valores de Abril e aprofundar o projecto de futuro que a Constituição da República comporta».
Venda especial do Avante!
Greves e manifestações em unidade exigindo melhores salários e pensões
Artigo de acesso livre
Os trabalhadores mobilizam-se para dia 25, frente ao Parlamento, enquanto se multiplicam as lutas em sectores e empresas, como as greves na Administração Pública e na Autoeuropa, hoje e amanhã.
Alfeite na rua
JCP organiza, constrói e dá voz à luta dos jovens há 43 anos
Centenas de jovens de todo o País desfilaram pelas ruas de Corroios, Seixal, e participaram num jantar-comício para assinalar, no dia 12, o 43.º aniversário da Juventude Comunista Portuguesa.
Milhares de empresas em situação potencialmente explosiva
PS chumba separação das freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos
Contra as portagens na Beira Interior
Trabalhadores em luta por salários e direitos
Em países europeus – da Bélgica à Grécia, passando pela França, Espanha e Reino Unido – sucedem-se manifestações de trabalhadores que protestam contra a subida dos preços, exigem aumentos salariais justos e a garantia de direitos.
Incluir mais os interesses de alguns
Presidentes da China e EUA têm conversações em Bali
As conversações entre os presidentes da China e dos EUA, em Bali, incluíram temas como as relações bilaterais, a crise económica mundial, o conflito na Ucrânia ou a desnuclearização da península coreana e a questão de Taiwan.