Gil Teixeira Lopes deixa legado

O pintor e pro­fessor Gil Tei­xeira Lopes fa­leceu no dia 10, em Lisboa, aos 86 anos. A in­for­mação foi avan­çada pela Fa­cul­dade de Belas Artes da Uni­ver­si­dade de Lisboa, onde lec­ci­onou du­rante mais de três dé­cadas.

Gil Tei­xeira Lopes pro­duziu uma ex­tensa obra em pin­tura, gra­vura e es­cul­tura e do seu per­curso constam cen­tenas de ex­po­si­ções in­di­vi­duais e co­lec­tivas, em Por­tugal e no es­tran­geiro. Ao longo da sua car­reira, somou mais de 30 pré­mios e dis­tin­ções como acon­teceu na Bi­enal de Flo­rença de 1970 e 1972, na Bi­enal de Cra­cóvia (1971), na Bi­enal de Seul (1972), na Bi­enal de S. Paulo (1973), na Bi­enal da No­ruega (1972, 1984 e 1986) e na Bi­enal do Mé­xico (1980), entre al­guns ou­tros.

Nas­cido em 1936 em Mi­ran­dela, Gil Tei­xeira Lopes co­meçou o seu pro­cesso de apren­di­zagem ar­tís­tica na Casa Pia de Lisboa, de onde passou para os es­tudos em Belas Artes. Foi também con­de­co­rado, em 1987, com a co­menda da Ordem do In­fante D. Hen­rique pelo seu mé­rito in­ter­na­ci­onal.

A obra do pintor está in­te­grada em co­lec­ções do mundo in­teiro. A Bi­bli­o­teca Na­ci­onal de Paris, o Museu do Va­ti­cano, o Museu de Bronx-New York, a Bi­bli­o­teca do Con­gresso em Washington, o Museu de Arte Mo­derna de Seoul, o Museu de Arte Mo­derna do Rio de Ja­neiro, além da Fun­danção Ca­louste Gul­ben­kian e da Se­cre­taria de Es­tado da Cul­tura em Por­tugal, são apenas al­gumas da ins­ti­tui­ções que pos­suem obras do ar­tista.

Na Fa­cul­dade de Belas Artes, Gil Tei­xeira Lopes foi Pro­fessor Ca­te­drá­tico de Pin­tura as­sumiu vá­rios cargos de gestão. Ainda foi membro in­ter­ve­ni­ente da Co­o­pe­ra­tiva dos Gra­va­dores Por­tu­gueses, da So­ci­e­dade Na­ci­onal de Belas Artes e da Aca­demia Na­ci­onal de Belas Artes. A Ins­ti­tuição de En­sino Su­pe­rior re­corda-o como um pro­fessor «em­pe­nhado, exi­gente e, para muitos, po­lé­mico», que en­fa­ti­zava «a im­por­tância do tra­balho dis­ci­pli­nado, per­se­ve­rante e ex­pe­ri­men­ta­lista na fun­da­men­tação dos dis­cursos ar­tís­ticos con­se­quentes».

O pintor par­ti­cipou ainda em vá­rias Bi­e­nais na Festa do Avante!.



Mais artigos de: Aconteceu

Faleceu Gal Costa

A cantora Gal Costa, considerada uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu, no dia 9, aos 77 anos. Nascida a 26 de Setembro de 1945, na cidade de Salvador, Maria das Graças Penna Burgos, apelidada de Gracinha pelos amigos até adoptar o nome artístico de Gal Costa, destacou-se desde muito jovem graças à...

Vice-campeões de hóquei em patins

A selecção portuguesa de hóquei em patins sagrou-se vice-campeã mundial, no dia 13, ao perder, na final, contra a anfitriã Argentina, por 4-2. A última partida da edição de 2022 foi disputada no estádio Aldo Cantoni, em San Juan. Os portugueses assinalaram a sua vantagem logo ao início da partida, com dois pontos...