Nações Unidas aprovaram resolução condenando glorificação do nazismo

No quadro dos trabalhos da 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a Terceira Comissão (sobre questões sociais, humanitárias e culturais) aprovou, no dia 4 de Novembro, entre outros, um projecto de resolução apresentado pela Rússia e outros países que condena a glorificação do nazismo e apoia os esforços para o combater.

Após intenso debate, a Terceira Comissão aprovou a proposta que rejeita a glorificação do nazismo, com uma votação de 105 votos a favor e 52 contra, com 15 abstenções. A grande maioria dos países da América do Sul e Central, da África e da Ásia apoiaram o projecto de resolução ou abstiveram-se. Opuseram-se os EUA e os países que integram a União Europeia e a NATO, mais a Ucrânia, o Japão e a Austrália.

De acordo com a resolução, a Assembleia Geral da ONU expressa a sua profunda preocupação com a glorificação do nazismo, do neonazismo e dos antigos membros da organização Waffen SS, a qual inclui a edificação de monumentos e a realização de manifestações públicas de glorificação do passado nazi.

Ao apresentar o texto da proposta, o delegado da Federação Russa manifestou preocupação com o actual aumento da retórica racista e xenófoba, os apelos à deportação de migrantes e refugiados, a islamofobia, a afrofobia e o anti-semitismo.

Resoluções com o mesmo teor têm vindo a ser apresentadas nos últimos anos, sendo sempre aprovadas.




Mais artigos de: Internacional

Presidentes da China e EUA têm conversações em Bali

As conversações entre os presidentes da China e dos EUA, em Bali, incluíram temas como as relações bilaterais, a crise económica mundial, o conflito na Ucrânia ou a desnuclearização da península coreana e a questão de Taiwan.

Trabalhadores indianos reivindicam melhores condições de vida

Milhares de trabalhadores indianos concentraram-se na capital, Deli, para exigir melhores condições de vida. Mobilizados por uma plataforma que inclui estruturas sindicais de todo o país, exigem a valorização do salário mínimo e aumentos salariais para todos os trabalhadores. Reclamam também a...