Sugestões da semana

Ex­po­si­ções

Porquê? A Arte Con­tem­po­rânea em Diá­logo com o Pen­sa­mento de José Sa­ra­mago. Com cu­ra­doria de Ana Matos, esta mostra reúne 40 obras de arte de 34 ar­tistas por­tu­gueses, pro­du­zidas entre 1895 e 2016, e que in­te­gram as co­lec­ções do MNAC e da Co­lecção de Arte Con­tem­po­rânea do Es­tado.

Até 8 de Ja­neiro de 2023, no Museu Na­ci­onal So­ares dos Reis, Porto.

 

Dança

Mas­ca­radas, cri­ação e per­fo­mance da bai­la­rina e co­reó­grafa fran­cesa Betty Tcho­manga, ins­pi­rada na Mami Wata (Mamã Água), uma es­pécie de se­reia em vá­rias cul­turas afri­canas e afro-des­cen­dentes na diás­pora. Es­pec­tá­culo in­se­rido no Fes­tival Al­kan­tara que de­corre até dia 27, em múl­ti­plos palcos de Lisboa e da Margem Sul.

Dias 18 e 20, às 19h30, dia 19, (sá­bado), às 18h00, no Te­atro Na­ci­onal D. Maria II, Lisboa.

 

Te­atro

Se­gundo Acto. Neste es­pec­tá­culo Se­gundo Acto sig­ni­fica se­gunda opor­tu­ni­dade, se­gunda opor­tu­ni­dade nas vidas das pes­soas. Pela com­pa­nhia Te­atro da Ga­ragem, com texto e en­ce­nação de Carlos J. Pessoa.

De hoje, 17, a 27 de No­vembro, quinta, sexta e sá­bado, às 19h30, do­mingo às 16h30, no Te­atro Ta­borda, Costa do Cas­telo, Lisboa.

 

A Noite, obra de José Sa­ra­mago que re­cons­trói o mo­mento vi­vido na re­dacção de um jornal diário na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, pelo Te­atro Dramax Oeiras, com di­recção de Celso Cleto.

Até 18 de Dezembro, de quarta a sá­bado, às 21h30, ao sá­bado e do­mingo, às 16h00, no Au­di­tório Mu­ni­cipal Eu­nice Muñoz, em Oeiras.

 

Feiras e mer­cados

Mer­cado e Feira de Natal, com che­gada do Pai Natal a Se­túbal, às 15h00, dia 19, no Largo José Afonso, le­vado pela XPTO Com­pa­nhia de Artes Per­for­ma­tivas, num corso que co­meça no Largo da Mi­se­ri­córdia, passa pela Praça de Bo­cage e ter­mina na Ave­nida Luísa Todi. No Largo José Afonso tem lugar a Feira de Natal. Do pro­grama constam ainda ou­tras ini­ci­a­tivas de ani­mação nas ruas e eventos cul­tu­rais e de lazer para toda a fa­mília.

Até 8 de Ja­neiro, em Se­túbal.

 

In­fância

Cons­tan­tino, Guar­dador de Vacas e de So­nhos, a partir de um texto de Alves Redol. En­ce­nação de Luís Ca­pucha Pe­reira, pro­dução Te­atro do Zero.

Dias 20 e 27, às 11h00, no Ci­nema S. Vi­cente, Seixal.