Sugestões da semana
Exposições
Porquê? A Arte Contemporânea em Diálogo com o Pensamento de José Saramago. Com curadoria de Ana Matos, esta mostra reúne 40 obras de arte de 34 artistas portugueses, produzidas entre 1895 e 2016, e que integram as colecções do MNAC e da Colecção de Arte Contemporânea do Estado.
Até 8 de Janeiro de 2023, no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
Dança
Mascaradas, criação e perfomance da bailarina e coreógrafa francesa Betty Tchomanga, inspirada na Mami Wata (Mamã Água), uma espécie de sereia em várias culturas africanas e afro-descendentes na diáspora. Espectáculo inserido no Festival Alkantara que decorre até dia 27, em múltiplos palcos de Lisboa e da Margem Sul.
Dias 18 e 20, às 19h30, dia 19, (sábado), às 18h00, no Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa.
Teatro
Segundo Acto. Neste espectáculo Segundo Acto significa segunda oportunidade, segunda oportunidade nas vidas das pessoas. Pela companhia Teatro da Garagem, com texto e encenação de Carlos J. Pessoa.
De hoje, 17, a 27 de Novembro, quinta, sexta e sábado, às 19h30, domingo às 16h30, no Teatro Taborda, Costa do Castelo, Lisboa.
A Noite, obra de José Saramago que reconstrói o momento vivido na redacção de um jornal diário na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, pelo Teatro Dramax Oeiras, com direcção de Celso Cleto.
Até 18 de Dezembro, de quarta a sábado, às 21h30, ao sábado e domingo, às 16h00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
Feiras e mercados
Mercado e Feira de Natal, com chegada do Pai Natal a Setúbal, às 15h00, dia 19, no Largo José Afonso, levado pela XPTO Companhia de Artes Performativas, num corso que começa no Largo da Misericórdia, passa pela Praça de Bocage e termina na Avenida Luísa Todi. No Largo José Afonso tem lugar a Feira de Natal. Do programa constam ainda outras iniciativas de animação nas ruas e eventos culturais e de lazer para toda a família.
Até 8 de Janeiro, em Setúbal.
Infância
Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, a partir de um texto de Alves Redol. Encenação de Luís Capucha Pereira, produção Teatro do Zero.
Dias 20 e 27, às 11h00, no Cinema S. Vicente, Seixal.