Faleceu Gal Costa

A cantora Gal Costa, considerada uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu, no dia 9, aos 77 anos.

Nascida a 26 de Setembro de 1945, na cidade de Salvador, Maria das Graças Penna Burgos, apelidada de Gracinha pelos amigos até adoptar o nome artístico de Gal Costa, destacou-se desde muito jovem graças à sua voz inconfundível.

A cantora é considerada um dos maiores expoentes do movimento tropicalista brasileiro, ao qual pertencem outros grandes nomes da cultura musical brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Com pouco mais de 20 anos, participou nos álbuns Tropicália ou Panis et Circencis, um disco lançado em conjunto por vários artistas, considerado uma pedra fundamental do movimento tropicalista.

Além do seu imenso talento, a personalidade ousada de Gal Costa ficou conhecida por quebrar tabus ao longo da sua vida num país afectado pela censura imposta pelo regime da Ditadura Militar (1964-1985).

Em 2011, venceu o Grammy Latino pelo seu trabalho como um todo, da Bossa Nova ao Samba e ao Rock.

Lula da Silva, presidente eleito do Brasil, entre muitas outras figuras, lamentaram a sua morte.



Mais artigos de: Aconteceu

Gil Teixeira Lopes deixa legado

O pintor e professor Gil Teixeira Lopes faleceu no dia 10, em Lisboa, aos 86 anos. A informação foi avançada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde leccionou durante mais de três décadas. Gil Teixeira Lopes produziu uma extensa obra em pintura, gravura e escultura e do seu percurso constam...

Vice-campeões de hóquei em patins

A selecção portuguesa de hóquei em patins sagrou-se vice-campeã mundial, no dia 13, ao perder, na final, contra a anfitriã Argentina, por 4-2. A última partida da edição de 2022 foi disputada no estádio Aldo Cantoni, em San Juan. Os portugueses assinalaram a sua vantagem logo ao início da partida, com dois pontos...