Crónica Internacional
«Lamentável»
Opinião
Populismos e hipocrisia
Actual
À consideração superior
Actual
Desmancha-prazeres
A talhe de foice
Hooliganismos
PCP
Mobilidade, segurança, soberania: defender o transporte ferroviário
Os recentes aumentos salariais conquistados pelos trabalhadores da CP, EMEF e IP – Infraestruturas de Portugal são resultado de uma luta que se desenvolvia há praticamente nove anos, altura da última actualização salarial para estes trabalhadores.
Na Atalaia e um pouco por todo o País constrói-se uma Festa cada vez melhor
MILITÂNCIA As portas só abrem ao final da tarde de 7 de Setembro e ainda faltam mais de três semanas para o início das jornadas de trabalho, mas a edição deste ano da Festa do Avante! há muito que está a ser preparada, no terreno e nas organizações do Partido.
Sobre a provocação da morte antecipada
REFLEXÃO O tema da eutanásia, ou do suicídio assistido, é uma matéria muito sensível e controversa, que exige grande ponderação, capacidade de ouvir e de integrar as diversas opiniões.
Homenagear Catarina continuando a sua luta
HOMENAGEM No 64.º aniversário do assassinato de Catarina Eufémia pelo fascismo, Jerónimo de Sousa reafirmou o compromisso do PCP de continuar a luta em defesa dos trabalhadores, do povo e do País.
PCP em defesa dos direitos em Odivelas como no País
INICIATIVA Num almoço em Odivelas, realizado no sábado, 19, Jerónimo de Sousa reafirmou a determinação do PCP em intensificar a acção e a luta pelo aprofundamento dos direitos dos trabalhadores e do povo.
Garantir a soberania alimentar para um País justo e independente
PRODUÇÃO O défice produtivo do País e as medidas necessárias para garantir a sua soberania alimentar estiveram em destaque na sessão promovida no dia 16 pelo PCP, na qual participou Jerónimo de Sousa.
Ensino Superior público é alavanca de desenvolvimento
ANÁLISE Da reunião nacional realizada recentemente pelo PCP sobre a situação do Ensino Superior e do Sector da Investigação, Ciência e Tecnologia saíram importantes reflexões e propostas.
Marx e o marxismo em debate
Estado deve promover desporto como factor de desenvolvimento
Brasil em debate em Almada
Professores em força exigem actos a 4 de Junho
MANIFESTAÇÃO Mais de 50 mil docentes desceram a Avenida da Liberdade, no sábado, dia 19, reclamando que o ME traga mais do que conversa para as reuniões com os sindicatos que finalmente convocou.
Greve na Efacec contesta despedimento colectivo
PRECARIZAÇÃO O Governo pode e deve travar o despedimento colectivo de 21 pessoas, uma medida da Efacec para substituir mais trabalhadores efectivos e com direitos por mão-de-obra mais barata.
Lutas com persistência na Tegopi e na Nobre
REIVINDICAÇÃO Por melhores salários e pela eliminação de situações de discrepância na remuneração de trabalhadores com as mesmas funções, estão em cursos greves e concentrações diárias na rua.
Enfermeiros combatem ruptura do SNS
EMERGÊNCIA Sem autorização do Governo para contratar enfermeiros, várias administrações hospitalares encerram serviços e reduzem camas. Assim, o Serviço Nacional de Saúde é levado à ruptura.
Greves no sector de transportes
PS rejeita 35 horas para todos e com isso perdem os trabalhadores e o País
JUSTIÇA SOCIAL A proposta do PCP de redução para 35 horas do horário semanal de trabalho para todos os trabalhadores foi chumbada no Parlamento por PS, PSD e CDS.
Governo com soluções inaceitáveis em matéria de protecção de dados pessoais
DIREITOS Uma «má proposta de lei», com soluções em diversos aspectos «inaceitáveis», assim avalia o PCP o diploma que assegura a execução na ordem jurídica nacional do novo regulamento comunitário sobre protecção de dados.
Urge reconstituir a Casa do Douro
REFORMA O projecto de lei do PCP que reconstitui a Casa do Douro enquanto associação pública e de inscrição obrigatória, representativa dos viticultores durienses, está em comissão para apreciação na especialidade.
Apoio público às Artes
PCP propõe alterações à Lei do Cinema
Avanço nos direitos dos bolseiros de investigação
Beleza, emoção e combatividade no Concerto pela Paz em Lisboa
CULTURA O Fórum Lisboa acolheu no sábado, 19, mais um Concerto pela Paz, o quarto dos cinco marcados pelo CPPC para a primeira metade do ano em diversos pontos do País. O próximo é no dia 25, em Viana do Castelo.
Plataforma Cultural de Almada acusa executivo PS/PSD de inoperabilidade
CULTURA A Plataforma Cultural de Almada exige que a autarquia inicie um diálogo «informado e respeitoso com os agentes no terreno», de modo a elaborar uma «política cultural» para o presente quadriénio.
Arrendamento a custos acessíveis inicia-se em Entrecampos
HABITAÇÃO O Programa de Arrendamento a Custos Acessíveis (PACA) na cidade de Lisboa, proposto pelo PCP em Fevereiro e aprovado na Câmara Municipal por maioria, terá a primeira operação em Entrecampos.
Câmara quer estacionamento gratuito no terminal fluvial do Seixal
Autarcas do distrito de Évora reclamam paragens na futura ferrovia
«Luz Obscura» é obra de arte que nos toca
M5S e Extrema-direita acordam programa de governo em Itália
ITÁLIA O Movimento Cinco Estrelas (M5S) e a Liga (extrema-direita) acordaram, dia 18, um acordo de governo que não inclui nem o cancelamento da dívida nem a saída do euro.
«Maré popular» para travar Macron e apoiar a luta
FRANÇA Mais de meia centena de organizações sindicais, políticas e associativas apelam à participação numa jornada nacional de protesto contra as políticas de Macron e em apoio dos trabalhadores em luta.
Greve na TV pública da Noruega contra precariedade
Oxfam mostra lucros não partilhados
As «novas prioridades»
Venezuelanos reelegem Nicolás Maduro em acto eleitoral exemplar
ENTREVISTA João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu e vice-presidente da Assembleia Parlamentar Euro-latino-americana, fala ao Avante! das eleições de domingo, 20, na República Bolivariana da Venezuela, que presenciou como acompanhante internacional. Nicolas Maduro foi reeleito presidente do país. O PCP saudou a vitória e exigiu respeito pela vontade do povo venezuelano (ver caixa).
Opositores vencem eleições parlamentares no Iraque
LEGISLATIVAS A coligação formada entre o líder religioso Moqtada al-Sadr e o Partido Comunista Iraquiano (PCI) venceu as eleições de sábado, 12, para o parlamento do Iraque e pode apresentar uma proposta de governo.