Estado deve promover desporto como factor de desenvolvimento

O PCP comentou, no dia 16, os recentes actos de violência envolvendo clubes desportivos, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, na qual começa por sublinhar que o desporto constitui «um factor do processo global de desenvolvimento que compete ao Estado promover quer quanto à democratizacção da sua prática quer quanto aos valores que o devem rodear».

Os comunistas acrescentam que «contribuir para elevar a consciência de que o desporto é um direito que uma sociedade democrática deve realizar, e não um espaço para agitar animosidades, rivalidades e conflitos», deve ser inscrito como objectivo. A pedagogia do desporto, «a começar no desporto escolar, e os valores a ele associados de solidariedade, de superação competitiva e de usufruto lúdico», deve, assim, estar no centro da acção política nesta matéria, sublinham.

Quanto às manifestações de violência que se têm registado no desporto, e mais precisamente no futebol, o PCP não só as condena como as considera inseparáveis de «expressões antidemocráticas como a conflitualidade gratuita, o populismo ou o incentivo ao ódio, mais amplamente disseminadas na sociedade». Mais do que nova legislação, conclui, o que se impõe é o «cumprimento efectivo da legislação já hoje existente relativa à violência no desporto e ao combate à actividade criminosa».




Mais artigos de: PCP

Sobre a provocação da morte antecipada

REFLEXÃO O tema da eutanásia, ou do suicídio assistido, é uma matéria muito sensível e controversa, que exige grande ponderação, capacidade de ouvir e de integrar as diversas opiniões.

Homenagear Catarina continuando a sua luta

HOMENAGEM No 64.º aniversário do assassinato de Catarina Eufémia pelo fascismo, Jerónimo de Sousa reafirmou o compromisso do PCP de continuar a luta em defesa dos trabalhadores, do povo e do País.

PCP em defesa dos direitos em Odivelas como no País

INICIATIVA Num almoço em Odivelas, realizado no sábado, 19, Jerónimo de Sousa reafirmou a determinação do PCP em intensificar a acção e a luta pelo aprofundamento dos direitos dos trabalhadores e do povo.

Marx e o marxismo em debate

O Sector Intelectual de Lisboa do PCP está a promover um ciclo de debates intitulado «Karx Marx (1818-2018) – o marxismo e a transformação do mundo», que decorre no Centro de Trabalho Vitória, sempre às 18 horas. Iniciado anteontem, com uma sessão sobre «o marxismo, as ciências da natureza e o método científico», com a...

Brasil em debate em Almada

A situação no Brasil após o golpe de Estado que destituiu a presidente eleita democraticamente, Dilma Rousseff, a segunda fase da intentona, traduzida na condenação e prisão politicamente motivadas do ex-presidente Lula da Silva, e o contexto da intervenção das forças revolucionárias,...