PCP
Combater as causas da pobreza
Acontece sempre por altura do Natal. Repete-se quando são divulgados estudos que dão conta do aumento das desigualdades e da pobreza em consequência do aumento da exploração. Aconteceu de novo, a propósito da visita do Papa. A hipocrisia voltou a andar à solta.
Actual
«Modelo» de mulher
Actual
Filantropia ou negócio?
Actual
Os patos
A talhe de foice
Não existe
Crónica Internacional
Coreia do Sul
Libertar Portugal da submissão ao euro é condição de progresso e soberania
CAMPANHA Numa sessão pública realizada anteontem, 16, em Lisboa, o PCP insistiu na ideia de que para romper com as amarras que impedem o progresso e o desenvolvimento do País há que adoptar soluções estruturais: a libertação da submissão ao euro, a renegociação da dívida e o controlo público da banca.
Só um País soberano pode encetar um rumo de desenvolvimento
ALTERNATIVA Os custos do euro e o caminho a trilhar para concretizar a libertação do País da submissão à moeda única foram aspectos realçados nas intervenções proferidas na sessão pública de dia 16.
Devolver a Portalegre a dimensão de capital de distrito
GARANTIA Luís Pargana, candidato da CDU à presidência da autarquia, promete trabalhar «com todos e para todos, para o desenvolvimento do concelho e o bem-estar das suas gentes».
CDU pronta para governar no concelho de Ovar
COMPETÊNCIA Carlos Jorge Silva e Miguel Jéri, candidatos da CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal, prometem trabalhar em defesa dos interesses das populações.
Lutar pelos interesses de todos os lamecenses
LAMEGO A CDU apresentou, dia 9, os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente, José Pessoa e Alexandre Hoffmann. Rigor e competência são pilares da candidatura apresentada.
Ao serviço do desenvolvimento do concelho de Moura
COMPETÊNCIA José Maria Pós-de-Mina encabeça a lista da CDU à presidência da Câmara de Moura. A Coligação PCP-PEV vai apresentar, neste concelho, 150 candidatos a todos os órgãos do município e das freguesias.
Continuar a transformar Alcácer do Sal
Solução para Serpa
Continuar a desenvolver Mora
Confiança em Campo Maior
Aumentar o número de votos em Tavira
Reforçar posições em Aljezur
Gouveia precisa da CDU
Fânzeres e São Pedro da Cova
Candidatos em Porto Santo
Confiança no projecto da CDU
Breves
Crescimento económico exige uma nova política
ECONOMIA O PCP congratula-se pelo crescimento do PIB mas adverte para a necessidade de um desenvolvimento sustentado num crescimento económico liberto dos constrangimentos que se colocam à soberania nacional.
A Festa do Avante! é cada vez melhor e a de 2017 não será excepção
FESTA As jornadas de trabalho de construção da 41.ª edição da Festa do Avante! iniciam-se a 15 de Junho. A Festa, essa, está marcada para os dias 1, 2 e 3 de Setembro, na Quinta da Atalaia.
Governo insiste em «opções erradas» na expansão do Metropolitano de Lisboa
ECONOMIA O PCP acusa o Governo de insistir em «opções erradas» ao decidir-se por uma linha circular do Metro que pouco acrescenta e ao adiar a expansão da rede para a Zona Ocidental da cidade e para Loures.
Comunistas de Almada homenagearam Alex e o seu exemplo de abnegação e entrega
EVOCAÇÃO Alfredo Dinis (Alex) foi homenageado no dia 12 em Almada, terra onde trabalhou e militou activamente no PCP, por ocasião do centenário do seu nascimento. A exposição inaugurada nesse dia está patente até amanhã, 19.
Comunistas e católicos podem convergir e têm convergido
Administração central em luta
Homenagem a Lino Lima em Famalicão
Solidariedade pelos direitos e os serviços públicos
PCP condena aumento da exploração na PT/MEO
Movimento sindical mobiliza <br>para o dia 3 de Junho
REIVINDICAÇÃO Insistir na acção e na luta reivindicativa, dirigida ao patronato, mas também ao poder político, é o apelo da CGTP-IN, para uma forte participação nas manifestações em Lisboa e no Porto.
Regularização da precariedade <br> deve abranger autarquias locais
EMPREGO O STAL/CGTP-IN rejeita a discriminação que representa não incluir a Administração Local na «regularização extraordinária dos vínculos precários» iniciado no restante sector público no dia 12.
Greve nas cantinas <br>foi aviso de luta aos patrões
EXPLORAÇÃO Com pessoal reduzido, a auferir salários baixos e sem actualização há sete anos, as empresas concessionárias de cantinas, refeitórios e bares querem reduzir os direitos dos trabalhadores.
Lutar e resistir com resultados
Chamar os reformados
Greve e manobras na Petrogal
Em greve por melhores salários
Médicos depois da greve
Função Pública pára dia 26
Jerónimo de Sousa sublinha exigência de criar mais emprego e emprego com direitos
Está a ser ultimada legislação para reduzir o tempo de emissão das portarias de extensão, reduzindo-o para 35 dias, em vez dos actuais longos meses de espera, revelou o chefe do Governo.
Redução de horários de trabalho para todos sem perda de remuneração nem de direitos
O Secretário-geral do PCP reiterou a exigência de dar um firme combate à desregulação do horário de trabalho, entendendo ser esta uma questão de primordial «importância e significado».
Combate à precariedade na administração pública
Valorizar papel das mulheres nas polícias
Avanços no emprego científico
Fazer justiça aos docentes dos Politécnicos
Exigência de dissolução da NATO <br>nas ruas de Lisboa e do Porto a 24 e 25
PAZ Lisboa e Porto serão palco, a 24 e 25 de Maio, de dois actos públicos em defesa da paz e contra a NATO e os objectivos da sua cimeira de Bruxelas, promovidos por várias organizações, entre as quais o CPPC.
MDM marca manifestação para 2018
MURPI mobiliza para o «piquenicão»
Justiça europeia inclui Uber no domínio dos transportes
TAXIS O advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia definiu a actividade da Uber como um serviço de transporte, o qual está sujeito a licenciamento.
Sindicatos franceses mobilizam-se contra Macron
FRANÇA Preocupados com as reformas antilaborais anunciadas pelo novo presidente da França, Emmanuel Macron, os sindicatos preparam-se para a intensificação da luta social.
Esquerda Unitária Europeia recebe Cristina Kirchner
TJUE dá razão a «Stop TTIP»
Estudantes visitam Parlamento Europeu
Refugiados – crise sem fim à vista
Palestinianos lembram «Catástrofe» com afirmação de causa nacional
PALESTINA O 69.º aniversário da expulsão de centenas de milhares de palestinianos dos seus territórios nacionais foi assinalado, segunda-feira, 15, com protestos na Cisjordânia.
Marcha em Okinava contra base dos EUA
PROTESTO Organizações sindicais e sociais de Okinava promoveram no domingo, 14, uma marcha de protesto contra a instalação de uma nova base dos EUA no arquipélago japonês.
PCP visita a República Checa
Sinais contraditórios na Coreia
Polícia chilena reprime estudantes
Ciber ataque com vírus made by US
ComeyGate os dois lados do mesmo portão
A união faz a força em Setúbal
PARTICIPAÇÃO No dia 1 de Setembro de 2016 entraram em vigor as alterações ao regime do arrendamento apoiado que permitiram alcançar «uma maior justiça social». A nova legislação veio alterar a lei n.º 81/2014, imposta pelo anterior governo do PSD/CDS e contestada desde a primeira hora por muitos dos arrendatários afectados. Foi o caso dos moradores dos 13 bairros de habitação social de Setúbal. A luta, com resultados positivos, abriu novos horizontes a uma população que há cinco anos desenvolve um projecto pioneiro. Juntamente com entidades sediadas no território e serviços municipais, os moradores de cinco daqueles 13 bairros sociais estão a construir o programa «Nosso Bairro, Nossa Cidade», o que está a resultar numa alteração profunda do espaço físico e nas mentalidades. O Avante! foi falar com os protagonistas desta história que estão a levar mais longe a democracia política, económica, social e cultural.
TVisto
As três vitórias
Media
Farsantes
Um Livro por Mês
D. Quixote de La Mancha, pelo Intervalo – Grupo de Teatro
572-574 – «A correcção dos rústicos» de Martinho de Dume
Salvador Sobral vence Eurovisão
Salvador Sobral venceu, dia 13, o Festival da Eurovisão com a canção «Amar Pelo Dois», com letra e música da autoria da sua irmã Luísa Sobral.
Pela primeira vez um artista português conquistou o ambicionado troféu, obtendo a maior votação do júri (382 pontos) e do televoto do público (376 ponto). Ao todo, o jovem cantor recolheu 758 pontos, a mais alta pontuação até hoje obtida por uma canção no certame.
A Bulgária ficou em segundo lugar com 615 pontos e a Moldávia encerrou o pódio com 374 pontos.
Já com o trofeu nas mãos, Sobral aproveitou as palavras de agradecimento para deixar um apelo: «Vivemos num mundo de música descartável, de música “fast-food” sem qualquer conteúdo. Isto pode ser uma vitória da música, das pessoas que fazem música que de facto significa alguma coisa. A música não é fogo-de-artifício, é sentimento. Vamos tentar mudar isto. É altura de trazer a música de volta, que é o que verdadeiramente interessa”, disse Salvador Sobral.
Antes, Sobral apresentou-se em conferência de imprensa com uma camisola em que lia «SOS Refugiados». Revelando que foi proibido pela organização de veicular mensagens comerciais ou políticas, Sobral voltou ao assunto considerando que mais do que uma mensagem política aquela é uma questão humanitária.