Justiça europeia inclui Uber no domínio dos transportes

TAXIS O ad­vo­gado-geral do Tri­bunal de Jus­tiça da União Eu­ro­peia de­finiu a ac­ti­vi­dade da Uber como um ser­viço de trans­porte, o qual está su­jeito a li­cen­ci­a­mento.

Pa­recer do ad­vo­gado-geral do TJUE re­pre­senta uma vi­tória dos ta­xistas

Image 22752

Ana­li­sando uma acção mo­vida por uma as­so­ci­ação de ta­xistas de Bar­ce­lona, o ad­vo­gado-geral, Ma­ciej Sz­punar con­cluiu que a Uber deve ser con­si­de­rada uma em­presa de trans­porte e não uma pla­ta­forma di­gital de in­ter­me­di­ação, o que obriga a obter as li­cenças de ac­ti­vi­dade exi­gidas pela le­gis­lação na­ci­onal.

As con­clu­sões do ad­vo­gado-geral não são vin­cu­la­tivas, porém, na mai­oria dos casos, são se­guidas pelo Tri­bunal Eu­ropeu, a quem cabe emitir a sen­tença final.

A con­firmar-se, os ta­xistas de vá­rios países eu­ro­peus ob­te­riam ganho de causa face à mul­ti­na­ci­onal norte-ame­ri­cana, que tem sido acu­sada de operar ile­gal­mente por não dispor das li­cenças e au­to­ri­za­ções im­postas à ac­ti­vi­dade de táxi.

O pa­recer, di­vul­gado dia 11, ex­clui «a pos­si­bi­li­dade de a Uber ser con­si­de­rada um sim­ples in­ter­me­diário entre os con­du­tores e os pas­sa­geiros. Além disso, no âm­bito do ser­viço misto ofe­re­cido pela pla­ta­forma Uber, é in­du­bi­ta­vel­mente o trans­porte (logo, o ser­viço não pres­tado por via elec­tró­nica) a prin­cipal pres­tação e o que lhe con­fere o seu sen­tido eco­nó­mico».

Desta forma, o ad­vo­gado-geral propõe ao Tri­bunal de Jus­tiça que qua­li­fique o ser­viço ofe­re­cido pela pla­ta­forma Uber como «ser­viço no do­mínio dos trans­portes».

E dado que a Uber não se in­sere no âm­bito dos «ser­viços da so­ci­e­dade da in­for­mação», está su­jeita às li­cenças e acre­di­ta­ções pre­vistas nas le­gis­la­ções na­ci­o­nais dos es­tados-mem­bros.




Mais artigos de: Europa

Sindicatos franceses mobilizam-se contra Macron

FRANÇA Pre­o­cu­pados com as re­formas an­ti­la­bo­rais anun­ci­adas pelo novo pre­si­dente da França, Em­ma­nuel Ma­cron, os sin­di­catos pre­param-se para a in­ten­si­fi­cação da luta so­cial.

Esquerda Unitária Europeia recebe Cristina Kirchner

A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, visitou, dia 10, o Parlamento Europeu, a convite do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), sob proposta dos deputados do PCP. Cristina Kirchner participou na reunião do Grupo GUE/NGL e numa sessão...

TJUE dá razão a «Stop TTIP»

O Tribunal Geral da União Europeia, uma das duas jurisdições do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), anulou, dia 10, a decisão da Comissão Europeia de recusar, em Setembro de 2014, o registo da proposta de Iniciativa de Cidadania Europeia «Stop TTIP»....

Estudantes visitam Parlamento Europeu

Jovens de 17 escolas secundárias de todo o País, que integram o projecto «Nós Propomos», do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), visitaram dia 26 de Abril as instalações do Parlamento Europeu,...

Refugiados – crise sem fim à vista

A gravíssima crise humanitária dos refugiados que a Europa tem à sua porta, e que tantas manchetes teve no ano de 2015, perdeu visibilidade mediática. A realidade, porém, é que esta crise não está resolvida, apenas mudou (parcialmente) a sua...