Editorial

POR SOLUÇÕES ESTRUTURAIS

O PCP desenvolve intensa actividade. No último debate quinzenal na AR, Jerónimo de Sousa questionou o primeiro-ministro sobre a...
Opinião
PCP

Combater as causas da pobreza

Acontece sempre por altura do Natal. Repete-se quando são divulgados estudos que dão conta do aumento das desigualdades e da pobreza em consequência do aumento da exploração. Aconteceu de novo, a propósito da visita do Papa. A hipocrisia voltou a andar à solta.

Actual

«Modelo» de mulher

Assunção Cristas assinou no domingo um acordo de coligação com o MPT e o PPM para a candidatura autárquica...
Actual

Filantropia ou negócio?

Realizou-se em Madrid a 6 e 7 de Maio a feira Surrofair, que juntou 24 expositores de agências de todo o mundo especializadas no...
Actual

Os patos

Um bando de vigaristas internacionais assinou com um bando de vigaristas nacionais (e alguns incompetentes à mistura) um conjunto de...
A talhe de foice

Não existe

Há uma coisa a que Passos Coelho nunca respondeu: que programa de governo propõe? A resposta, que nunca é dada, torna-se...
Crónica Internacional

Coreia do Sul

Na instável e imprevisível situação internacional que hoje vivemos é necessário seguir com...
Em Foco

Libertar Portugal da submissão ao euro é condição de progresso e soberania

CAMPANHA Numa sessão pública realizada anteontem, 16, em Lisboa, o PCP insistiu na ideia de que para romper com as amarras que impedem o progresso e o desenvolvimento do País há que adoptar soluções estruturais: a libertação da submissão ao euro, a renegociação da dívida e o controlo público da banca.

Autárquicas

CDU pronta para governar no concelho de Ovar

COMPETÊNCIA Carlos Jorge Silva e Miguel Jéri, candidatos da CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal, prometem trabalhar em defesa dos interesses das populações.

Lutar pelos interesses de todos os lamecenses

LAMEGO A CDU apresentou, dia 9, os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente, José Pessoa e Alexandre Hoffmann. Rigor e competência são pilares da candidatura apresentada.

Ao serviço do desenvolvimento do concelho de Moura

COMPETÊNCIA José Maria Pós-de-Mina encabeça a lista da CDU à presidência da Câmara de Moura. A Coligação PCP-PEV vai apresentar, neste concelho, 150 candidatos a todos os órgãos do município e das freguesias.

Solução para Serpa

Em Serpa, a CDU recandidata Tomé Pires, engenheiro técnico civil, 40 anos, militante do Partido Comunista Português,...

Confiança em Campo Maior

A CDU anunciou que Paulo Ivo Almeida, 35 anos, engenheiro técnico civil, membro da Assembleia Municipal e da Comissão...

Gouveia precisa da CDU

Jorge Matos, 71 anos, professor e funcionário do PCP, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Gouveia. O...

Breves

SintraPedro Ventura, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara de Sintra, reuniu, dia 10, na...
PCP

Crescimento económico exige uma nova política

ECONOMIA O PCP congratula-se pelo crescimento do PIB mas adverte para a necessidade de um desenvolvimento sustentado num crescimento económico liberto dos constrangimentos que se colocam à soberania nacional.

Trabalhadores

Movimento sindical mobiliza <br>para o dia 3 de Junho

REIVINDICAÇÃO Insistir na acção e na luta reivindicativa, dirigida ao patronato, mas também ao poder político, é o apelo da CGTP-IN, para uma forte participação nas manifestações em Lisboa e no Porto.

Lutar e resistir com resultados

Na DHL, as tabelas salariais passam a reflectir o aumento do salário mínimo nacional, prevendo, com efeitos a 1 de Abril, uma...

Chamar os reformados

Para dar a conhecer aos reformados, aposentados, pensionistas e idosos, aos que estão próximos da reforma ou...

Em greve por melhores salários

Para exigirem aumentos salariais, os trabalhadores das fábricas do Grupo Cabelte em Arcozelo (Vila Nova de Gaia) e em Ribeirão...

Médicos depois da greve

A greve nacional, nos dias 10 e 11, «assumiu uma enorme dimensão, com a adesão da esmagadora maioria dos médicos,...
Assembleia da República
Nacional
Europa
Internacional

Marcha em Okinava contra base dos EUA

PROTESTO Organizações sindicais e sociais de Okinava promoveram no domingo, 14, uma marcha de protesto contra a instalação de uma nova base dos EUA no arquipélago japonês.

Temas

A união faz a força em Setúbal

PARTICIPAÇÃO No dia 1 de Setembro de 2016 entraram em vigor as alterações ao regime do arrendamento apoiado que permitiram alcançar «uma maior justiça social». A nova legislação veio alterar a lei n.º 81/2014, imposta pelo anterior governo do PSD/CDS e contestada desde a primeira hora por muitos dos arrendatários afectados. Foi o caso dos moradores dos 13 bairros de habitação social de Setúbal. A luta, com resultados positivos, abriu novos horizontes a uma população que há cinco anos desenvolve um projecto pioneiro. Juntamente com entidades sediadas no território e serviços municipais, os moradores de cinco daqueles 13 bairros sociais estão a construir o programa «Nosso Bairro, Nossa Cidade», o que está a resultar numa alteração profunda do espaço físico e nas mentalidades. O Avante! foi falar com os protagonistas desta história que estão a levar mais longe a democracia política, económica, social e cultural.

Argumentos
TVisto

As três vitórias

O passado dia 13 foi, como se diria usando uma expressão popular, um dia abençoado para o nosso País, e é claro...
Media

Farsantes

LUSA Uma infindável corte de habituais comentadores – os Tavares (Miguel Sousa, João Miguel,...
Memória
Aconteceu

Salvador Sobral vence Eurovisão

Salvador Sobral venceu, dia 13, o Festival da Eurovisão com a canção «Amar Pelo Dois», com letra e música da autoria da sua irmã Luísa Sobral.
Pela primeira vez um artista português conquistou o ambicionado troféu, obtendo a maior votação do júri (382 pontos) e do televoto do público (376 ponto). Ao todo, o jovem cantor recolheu 758 pontos, a mais alta pontuação até hoje obtida por uma canção no certame.
A Bulgária ficou em segundo lugar com 615 pontos e a Moldávia encerrou o pódio com 374 pontos.
Já com o trofeu nas mãos, Sobral aproveitou as palavras de agradecimento para deixar um apelo: «Vivemos num mundo de música descartável, de música “fast-food” sem qualquer conteúdo. Isto pode ser uma vitória da música, das pessoas que fazem música que de facto significa alguma coisa. A música não é fogo-de-artifício, é sentimento. Vamos tentar mudar isto. É altura de trazer a música de volta, que é o que verdadeiramente interessa”, disse Salvador Sobral.
Antes, Sobral apresentou-se em conferência de imprensa com uma camisola em que lia «SOS Refugiados». Revelando que foi proibido pela organização de veicular mensagens comerciais ou políticas, Sobral voltou ao assunto considerando que mais do que uma mensagem política aquela é uma questão humanitária.

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Eleições...

A semana em resumo

Frases

“Não vale a pena pormo-nos aqui com rendilhados. O PS fez um veto político...