Editorial
Opinião
PCP

Travar a sangria<br>da riqueza nacional

O escândalo da borla fiscal do governo PSD/CDS nas transferências financeiras para offshore entre 2011 e 2015 é uma situação grave que vem confirmar a injustiça das opções de PSD e CDS mas sobretudo a necessidade de ruptura com a política de direita que permite aos grandes grupos económicos e financeiros controlar parcelas crescentes da riqueza nacional, fazer sair para o estrangeiro milhares de milhões de euros e fugir aos impostos.

Crónica Internacional

Integração capitalista

Ao longo dos seus 60 anos de sobressaltos e de metamorfoses de sentido federalista, nunca o processo de integração capitalista...
Actual

Das supervisões…

Ao que parece ainda vai correr muita tinta sobre dois «factos políticos» (como agora se diz): os SMS’s e a nova...
Actual

A teia

O caso da saída de mais de 26 mil milhões de euros para paraísos fiscais (só entre 2011 e 2015), 10 mil dos quais...
Actual

Há festas e Festas…

São hoje apresentados os resultados líquidos do Grupo EDP. Com a habitual pompa e circunstância, serão anunciados...
A talhe de foice

A desvergonha

Na semana passada, Assunção Cristas, líder do CDS, foi ao Presidente da República fazer queixas «do...
Em Foco

Greves a sério e com frutos

Se a época é de Carnaval, a luta está a ser levada a sério por milhares de trabalhadores que decidiram recorrer à greve e a acções públicas para reclamarem melhores salários e cumprimento dos direitos – nuns casos, com resultados, e noutros, com determinação para novas jornadas.

PCP

Um Partido pronto<br>para todas as batalhas

O comício de Lisboa, no próximo sábado à tarde, dá início às comemorações do 96.º aniversário do PCP, que decorrem sob o lema «Com os trabalhadores e o povo – Democracia e Socialismo».

Comunistas e católicos

«O PCP, os católicos e a Igreja» foi o tema de um debate realizado recentemente em Gondomar, onde se partiu da obra homónima de Álvaro Cunhal para o actual debate sobre a unidade.

Tarefa partidária

Em Sesimbra, desde há um ano, todas as quintas-feiras de manhã, com uma persistência...

Defender o SNS

No âmbito da campanha em defesa do Serviço Nacional de Saúde, promovida pela Direcção Regional do Alentejo...

EP já à venda

A EP, Entrada Permanente, dá acesso aos três dias da Festa do Avante! (que este ano se realiza nos...
Trabalhadores

CGTP-IN reclama firmeza

«Não só não se justificam cedências, como se exige firmeza na defesa dos interesses nacionais», comentou a CGTP-IN, a propósito da visita a Lisboa do vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Carnaval e outros direitos

A CGTP-IN voltou a lembrar que a terça-feira de Carnaval está inscrita como feriado obrigatório nos contratos colectivos. Mas, para defender este e outros direitos, muitos trabalhadores tiveram de recorrer à luta.

Precariedade no Estado

Frente Comum de Sindicatos e Fenprof destacaram, a propósito do relatório sobre a precariedade na Administração Pública, o incumprimento do direito de negociação colectiva e a forma tendenciosa como o documento foi elaborado.

SOS em Viana

Perdem este mês o subsídio de desemprego cerca de 50 antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que...

SBSI levado ao ministro

No dia 23 de Fevereiro, representantes dos trabalhadores do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas e dos respectivos SAMS entregaram...
Assembleia da República

Culpa não pode morrer solteira

O caso da fuga de 10 mil milhões de euros para paraísos fiscais confirma aquilo que o PCP disse inúmeras vezes sobre a actuação do PSD e do CDS-PP no governo: «serem fortes com os fracos e fracos com os fortes».

A inexorável defesa<br>do serviço público

Baixaram à comissão após debate na sexta-feira, 24, onde reuniram abertura e consenso das restantes forças à esquerda do hemiciclo, as propostas de alteração do PCP aos diplomas de municipalização da Carris e da STCP.

Urge iniciar as obras<br>de reposição

O início urgente, ainda no decurso de 2017, das obras para a «reposição, modernização e electrificação» do ramal ferroviário da Lousã, é reclamado num projecto de resolução do PCP recentemente aprovado por todas as bancadas do Parlamento à excepção do PS, que votou contra.

Um debate a aprofundar

O tema da eutanásia esteve recentemente em debate no Parlamento suscitado por uma petição dinamizada pelo Movimento...
Nacional

Odivelas precisa da CDU

«A CDU é a alternativa credível à maioria PS/PSD que tem governado o concelho», assegurou, no dia 18, Paínho Ferreira, candidato à Câmara de Odivelas.

Europa

Cortes contraproducentes

O instituto de investigação económica alemão (DIW) concluiu que a política de austeridade aplicada entre 2010 e 2014 foi «contraproducente» agravando a recessão.

Conflito aceso

O governo conservador de Espanha provocou uma escalada no conflito com os estivadores, aprovando, dia 24, sem consenso, a polémica reforma da actividade de estiva.

O negócio dos resgates

Quem tem lucrado com os multimilionários resgastes da banca? A resposta é revelada no último estudo do Transnational...

«O futuro da UE»

Passam este mês sessenta anos sobre a assinatura do Tratado de Roma, tido como o acto fundador do processo de integração...
Internacional

Mais manobras marroquinas

Marrocos retirou as suas tropas da zona de Guergarate, na fronteira do Saara Ocidental com a Mauritânia, depois de semanas de tensão com as forças da Frente Polisário.

Fome ameaça 27 milhões

Mais de 20 milhões de pessoas em regiões de países da África e Ásia estão sob a ameaça iminente da fome. Esta situação resulta da «terrível combinação» de guerras e catástrofes naturais.

Senado «blinda» acordos

O Senado colombiano aprovou a 25 de Fevereiro a lei que estabelece um compromisso transitório na Constituição para o cumprimento dos acordos de paz durante três mandatos presidenciais.

EUA: Democratas elegem latino

O Partido Democrata dos Estados Unidos da América elegeu Tom Perez, de origem latina, para a presidência do seu Comité...
Temas

O latifundismo hoje<br> – posse e uso da terra no Alentejo

Se houvesse que resumir a evolução da agricultura no Alentejo nas últimas duas décadas, seria de destacar as seguintes tendências: aumento da concentração da posse da terra; aumento do abandono e sub-aproveitamento de extensas áreas de terra; intensificação e especialização produtiva; Alqueva destacando-se como o grande motor de desenvolvimento da região; aumento sensível do capitalismo agrário; precarização do trabalho agrícola por contra de outrem.

Argumentos
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 4 de...

A semana em resumo

Frases

“Já ouvimos que [PSD e CDS] não sabiam de nada [sobre a fuga de 10 mil...