O Militante está nas bancas
Está desde hoje disponível a edição de O Militante relativa aos meses de Março e Abril, tendo como tema de capa o 11.º Congresso da JCP, que se realiza em Abril e dá o mote a um artigo de Francisca Goulart, dirigente da JCP e membro do CC, intitulado «Problemas, vida e aspirações da juventude». Na mesma secção, Diogo Correia, também do CC, escreve sobre os dias 24 e 28 de Março, que considera «Património da Juventude».
Após o texto de Abertura, intitulado «O compromisso do PCP é com os trabalhadores e o povo», a rubrica Organização consta do artigo «2017: intervir, organizar». Seguem-se várias intervenções proferidas no XX Congresso: «A organização do Partido», de Armindo Miranda, da Comissão Política; «A luta política e ideológica», de Manuela Bernardino, da Comissão Central de Controlo; e «Os fundos do Partido», de Manuela Pinto Ângelo, do Secretariado.
«O XX Congresso e os media – «Factos alternativos», de Carina Castro, e «O PCP e a luta de massas», de João Torres, ambos do CC, são outros artigos publicados, antes de Domingos Abrantes lembrar a «”Bandeira Vermelha”, na defesa de Outubro e na fundação do Partido». Fernanda Mateus, da Comissão Política, realça o Dia Internacional da Mulher e a «Manifestação Nacional pela igualdade, direitos, desenvolvimento e paz».
Manuel Rodrigues, da Comissão Política, e José Augusto Esteves, da CCC, evocam Alfredo Dinis (Alex) e Joaquim Gomes, no ano do centenário do seu nascimento, enquanto Sérgio Ribeiro e João Ferreira destacam o Tratado de Roma, na perspectiva histórica e no seu significado actual. Na secção Internacional evoca-se a figura de Fidel Castro. É ainda publicado nesta edição o comunicado do Comité Central de 18 e 19 de Fevereiro.