O Militante está nas bancas

Está desde hoje disponível a edição de O Militante relativa aos meses de Março e Abril, tendo como tema de capa o 11.º Congresso da JCP, que se realiza em Abril e dá o mote a um artigo de Francisca Goulart, dirigente da JCP e membro do CC, intitulado «Problemas, vida e aspirações da juventude». Na mesma secção, Diogo Correia, também do CC, escreve sobre os dias 24 e 28 de Março, que considera «Património da Juventude».

Após o texto de Abertura, intitulado «O compromisso do PCP é com os trabalhadores e o povo», a rubrica Organização consta do artigo «2017: intervir, organizar». Seguem-se várias intervenções proferidas no XX Congresso: «A organização do Partido», de Armindo Miranda, da Comissão Política; «A luta política e ideológica», de Manuela Bernardino, da Comissão Central de Controlo; e «Os fundos do Partido», de Manuela Pinto Ângelo, do Secretariado.

«O XX Congresso e os media – «Factos alternativos», de Carina Castro, e «O PCP e a luta de massas», de João Torres, ambos do CC, são outros artigos publicados, antes de Domingos Abrantes lembrar a «”Bandeira Vermelha”, na defesa de Outubro e na fundação do Partido». Fernanda Mateus, da Comissão Política, realça o Dia Internacional da Mulher e a «Manifestação Nacional pela igualdade, direitos, desenvolvimento e paz».

Manuel Rodrigues, da Comissão Política, e José Augusto Esteves, da CCC, evocam Alfredo Dinis (Alex) e Joaquim Gomes, no ano do centenário do seu nascimento, enquanto Sérgio Ribeiro e João Ferreira destacam o Tratado de Roma, na perspectiva histórica e no seu significado actual. Na secção Internacional evoca-se a figura de Fidel Castro. É ainda publicado nesta edição o comunicado do Comité Central de 18 e 19 de Fevereiro.




Mais artigos de: PCP

Um Partido pronto<br>para todas as batalhas

O comício de Lisboa, no próximo sábado à tarde, dá início às comemorações do 96.º aniversário do PCP, que decorrem sob o lema «Com os trabalhadores e o povo – Democracia e Socialismo».

Comunistas e católicos

«O PCP, os católicos e a Igreja» foi o tema de um debate realizado recentemente em Gondomar, onde se partiu da obra homónima de Álvaro Cunhal para o actual debate sobre a unidade.

Tarefa partidária

Em Sesimbra, desde há um ano, todas as quintas-feiras de manhã, com uma persistência inabalável, um conjunto de militantes PCP sai à rua para levar mais longe e dar a conhecer aos trabalhadores e ao povo, a todos, o jornal Avante!, a voz dos que não...

Defender o SNS

No âmbito da campanha em defesa do Serviço Nacional de Saúde, promovida pela Direcção Regional do Alentejo do PCP, realizou-se em Beja uma audição pública que contou com a presença do deputado João Ramos. Entre os problemas mais graves trazidos à...

EP já à venda

A EP, Entrada Permanente, dá acesso aos três dias da Festa do Avante! (que este ano se realiza nos dias 1, 2 e 3 de Setembro) e a todos os espectáculos, debates e outras iniciativas que aí têm lugar, pode ser adquirida desde já nos centros de trabalho do...

«Quem viu morrer Catarina<br>não perdoa a quem matou»

Quem acompanhou o tratamento na imprensa dos 30 anos da morte de Zeca Afonso com certeza se deparou com a capa que o jornal i fez sair para as bancas no dia da efeméride. Em letras garrafais: «O cantor revolucionário que nunca quis ser comunista.» A verdade é que o anticomunismo tem...