CDU é a voz das populações em Matosinhos
No dia 18, realizou-se no salão nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora o Encontro da CDU de Matosinhos, para dar conta do trabalho realizado no mandato que agora termina.
Recorde-se que a Coligação PCP-PEV assumiu responsabilidades na Câmara Municipal (CM), sem nunca esquecer o compromisso com as populações e o programa eleitoral que lhes apresentou nas últimas eleições autárquicas, dando atenção a problemas que estavam há muito esquecidos e tendo, às vezes com pequenas medidas, alcançado grandes resultados e feito a diferença.
«Durante este anos fomos, em todos os órgãos autárquicos, a voz das populações e estivemos com elas em todas as suas pequenas e grandes lutas, defendendo as suas legítimas aspirações. Não regateámos o nosso apoio a todas as decisões que considerámos importantes para Matosinhos e denunciámos e combatemos as medidas que entendemos negativas para o concelho», afirmou, no início do encontro, José Pedro Rodrigues, vereador na autarquia.
O eleito do PCP prometeu continuar, com «empenho, honestidade e competência», a defender o projecto da CDU para Matosinhos, «alicerçado nos valores de progresso social e do desenvolvimento económico, batalhando sempre pela melhoria da qualidade de vida das populações».
Acção consequente
Entre as principais marcas da acção da Coligação PCP-PEV neste mandato autárquico, com responsabilidades no pelouro da Mobilidade e Transportes, destaca-se, entre outras medidas, os «mais de 942 quilómetros por dia de operações de transportes públicos na rede Andante, em Matosinhos, que corresponderam a um aumento de 117 por cento da oferta desde o início do mandato», o «transporte eléctrico na entrada do Hospital de Pedro Hispano», a «luz verde» para a «construção do acesso de urgência da A28 ao Hospital de Pedro Hispano», o protocolo «de colaboração da CM com a cooperativa de táxi de Matosinhos para que todo o sistema de comunicações fosse digitalizado e os profissionais pudessem ter melhores condições para o exercício da sua actividade», assim como, num contexto de crise económica, a «isenção de taxas de publicidade nas viaturas para que os profissionais do sector e as empresas do concelho pudessem mais facilmente chegar a acordo para o anúncio das suas actividades ou serviço em condições favoráveis».
Segundo foi dado a conhecer, o «projecto do caminho pedonal das Carvalhas a Esposade, em Custódias, está a avançar», foram criados «parques de estacionamento a preços controlados», assim como «9,5 quilómetros de percursos cicláveis». Importante é também, num momento em que é urgente concluir a revisão do Plano Director Municipal, «o primeiro Plano de Mobilidade e Transportes em Matosinhos».
Entre outros aspectos que decorrem da acção da CDU, foram valorizados «os apoios às micro, pequenas e médias empresas (MPME) e famílias», traduzidos na proposta apresentada na autarquia que permitiu a isenção de derrama às MPME com volume de negócios anual até 150 mil euros.
Trabalho exemplar
Também na Assembleia Municipal (AM) e nas freguesias do concelho a CDU foi uma força ao serviço das populações e não desistiu das suas causas. Para além da luta contra a extinção das freguesias, que continuará até serem repostas, os eleitos da Coligação PCP-PEV foram a voz em defesa dos pescadores de sardinha e contra a contratação de trabalhadores em regime de precariedade.
João Avelino Pereira, eleito neste órgão, informou, por seu lado, que, logo no início do mandato, a CDU identificou e propôs na AM o combate ao analfabetismo como uma prioridade de acção social em Matosinhos. Calcula-se que cerca de cinco mil pessoas sofram deste flagelo.
Reportado foi, igualmente, o exemplo da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, onde a Coligação PCP-PEV assumiu os pelouros da Cultura, Educação, Feiras, Mercados e Cemitérios, através dos seus eleitos Manuel Almeida e Pedro Brandão. Também aqui as responsabilidades atribuídas à CDU foram cumpridas exemplarmente.
No dia 5 de Março, domingo, às 11 horas, na Praceta Álvaro Cunhal, na Senhora da Hora (junto à estação de Metro), serão apresentados os primeiros candidatos desta força política, composta por militantes do PCP, do PEV e muitos independentes.