PCP
Na Festa, o pulsar do mundo…
A Festa do Avante! constituiu uma valiosa manifestação de solidariedade anti-imperialista. A luta dos trabalhadores e do povo português é parte integrante da luta dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo.
Actual
Lobistas
Actual
O centro do mundo
Actual
Sanções e dominação
Crónica Internacional
O mais importante
A talhe de foice
Pena máxima
Respostas urgentes
Até ao fim da próxima semana, a Fectrans/CGTP-IN está a promover um conjunto de iniciativas públicas, para afirmar que «Trabalhadores e utentes querem respostas urgentes» em defesa do serviço público de transportes. Hoje realiza-se em Lisboa um plenário nacional do pessoal da EMEF.
XX Congresso
Manuais escolares gratuitos
O PCP propõe que no ano lectivo de 2017-2018 a gratuitidade dos manuais escolares possa abranger todos os alunos do 1.º Ciclo. A medida tem um custo para o Estado de 14 milhões de euros.
Prevenir novas catástrofes<br> apoiar as populações
Na sexta-feira, 9, em visita ao Funchal, o Secretário-geral do PCP contactou com as populações das localidades afectadas pelos incêndios que deflagraram em Agosto, dos quais resultaram três mortos, um ferido grave e avultados prejuízos.
Defender os baldios
Garantir uma ampla participação militante
Arranca em breve a terceira e última fase de preparação do XX Congresso do PCP, que será marcada pela discussão em toda a organização partidária das Teses-Projecto de Resolução Política e pela eleição dos delegados.
Novos cartazes em todo o País
Monopolista e esteio<br>do fascismo
Recepção amiga e calorosa
Apurar factos e responsabilidades
Reentradas sicilianas
CGTP-IN aprovou prioridades
O reforço da organização sindical de base e a dinamização da acção e da luta reivindicativa nas empresas e serviços são a base para concretizar as prioridades reivindicativas da CGTP-IN para 2017, aprovadas dia 7.
A floresta precisa
No dia 8, os guardas-florestais estiveram em luta. São hoje pouco mais de três centenas, mostram-se revoltados e discriminados, mas recusam a extinção da profissão, necessária à defesa da floresta.
Enfermeiros persistem na luta
Precariedade no Porto
Fenprof comenta colocações
Tráfico de mulheres <br>e prostituição
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realizou, no dia 8, no Museu de Chapelaria, em São João da Madeira, um debate sobre «Tráfico de Mulheres e Prostituição».
Liberalização favorece multinacionais
O Secretário-geral do PCP aceitou o convite dos profissionais do táxi e num jantar que juntou mais de 350 pessoas solidarizou-se com a luta daqueles contra o «assalto» do grande capital no sector.
PCP vai continuar a luta
PS e PSD chumbaram, no dia 9, uma proposta do PCP para criação de uma ligação marítima regular entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Pescadores com rendimentos <br>de miséria
PCP exige obras no aeroporto da Horta
Mais força à CDU
PEV contesta <br>incineradora de resíduos
Reforçar a intervenção do PCP
«Os Verdes» atentos <br>à realidade
«Todos para Lisboa» <br>no dia 10
MDM no Congresso da FDIM
Protesto em defesa <br>do Metropolitano
33.ª edição da Seixalíada
Enterrar o CETA e o TTIP
Sindicatos e movimentos sociais convocam para o próximo sábado, 17, manifestações por toda a Alemanha para exigir o fim das negociações dos acordos de livre comércio.
Ameaça populista
O partido anti-imigrantes Alternativa para a Alemanha (AfD) voltou a ganhar terreno na Baixa Saxónia, depois de ter logrado um resultado inédito uma semana antes.
Direita vence na Croácia
França baixa impostos<br>em ano de eleições
Estados podem fixar preço do gás
O caso Apple e a Europa do capital
China responsabiliza norte-americanos
A China atribui aos EUA a crescente conflituosidade na Península da Coreia e no Mar do Sul da China, realçando que a escalada belicista tem sido desencadeada pelos norte-americanos.
Sentamo-nos para nos levantarmos
Cuba não desiste <br>do fim do bloqueio
«Não há uma família cubana que não sofra com os efeitos do bloqueio» que os EUA mantêm apesar do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, denuncia o governo cubano.
Brasil vai parar
Geórgia mais perto <br>da NATO
EUA e Israel com acordo <br>militar histórico
Socialismo é o futuro
A revolução democrática nacional na África do Sul avançará e o país continuará a seguir uma orientação progressista. Mluleki Dlelanga, secretário nacional da Young Communist League (YCL), a organização da juventude do Partido Comunista da África do Sul (SACP), defende o reforço da unidade dos comunistas e de outras forças progressistas empenhadas no processo revolucionário.
Dar voz ao povo
O golpe de Estado institucional ocorrido no Brasil não visou apenas substituir o governo de Dilma Rousseff, afirma Reinaldo Carvalho, secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em entrevista ao Avante! «O que está a ser instalado é um regime político, não apenas um governo. Um regime neoliberal na economia e conservador na política», assegura, defendendo a unidade das forças progressistas para defender a democracia e o progresso no país.
«O meu povo resiste<br>porque quer viver»
Fayed Badawi é o porta-voz oficial para a Europa da Frente Popular para a Libertação da Palestina. Em entrevista ao Avante!, sublinhou que só a unidade das forças de esquerda palestinianas e árabes e a intensificação da resistência popular poderão pôr fim à ocupação israelita e alcançar a independência da sua pátria e a emancipação do seu povo.
«Os EUA não vão deixar<br>a Ucrânia tão cedo»
Em conversa durante a Festa do Avante!, o editor-chefe do jornal do Partido Comunista da Ucrânia – ilegalizado pelas autoridades ucranianas –, Anatolii Kryvolapov, relatou ao Avante! a situação que se vive no país após o golpe de Estado de Fevereiro de 2014 e na sequência da instalação de uma junta governativa de cariz fascista no país.
Mais rendimentos
Numa altura em que a direita continua a desenvolver uma forte campanha contra a política de recuperação dos rendimentos procurando, por um lado, desvalorizá-la perante a opinião pública (a austeridade continua, diz ela) e, por outro lado, apresentá-la como geradora de crise e de incumprimento do défice, o que não deixa de ser contraditório, interessa fazer um balanço objetivo e quantificado do que isso representou para os trabalhadores portugueses. E isto até porque entre os defensores da atual solução governativa, por vezes, uns tendem a sobrevalorizar os seus efeitos e outros a esquecer e desvalorizá-los.