PCP quer diminuir o insucesso e abandono escolares

Manuais escolares gratuitos

O PCP propõe que no ano lectivo de 2017-2018 a gratuitidade dos manuais escolares possa abranger todos os alunos do 1.º Ciclo. A medida tem um custo para o Estado de 14 milhões de euros.

 

Mais de 80 mil crianças vão receber gratuitamente manuais escolares

Image 21311

A proposta foi anteontem apresentada pelo Secretário-geral do PCP, na Biblioteca Municipal do Seixal, numa sessão pública com o lema «Gratuitidade dos manuais escolares – um contributo para diminuir o insucesso e abandono escolares», que contou com a presença de professores, alunos e membros de associações de pais.

Na iniciativa, Jerónimo de Sousa recordou que na posição conjunta assinada entre o PCP e o PS foi incluída, por proposta dos comunistas, a «progressiva gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino obrigatório», porque «são um instrumento fundamental para a aprendizagem», «têm um peso crescente e muito significativo nas despesas familiares com a educação» e, «constitucionalmente, o ensino obrigatório é gratuito».

«Não tendo sido possível um acordo que permitisse ir mais longe na aplicação desta medida, já no início do ano lectivo, o PCP propôs e foi aprovada a gratuitidade dos manuais escolares para todas as crianças que iniciaram o seu percurso escolar no ano lectivo de 2016-2017», valorizou.

Custos elevados

Perante uma sala cheia, o Secretário-geral do PCP informou que «Portugal é dos poucos países da União Europeia» onde «não é assegurado o acesso gratuito aos manuais escolares».

«A grande maioria das famílias portuguesas, com filhos em idade escolar, continuam a viver em Agosto e Setembro um autêntico pesadelo, fruto da necessidade de adquirirem nessa altura do ano os manuais escolares e outro material didáctico, situação que se agrava quando confrontadas com uma situação económica e social marcada pelo desemprego, os baixos salários, pobreza», afirmou, observando que em 2015 a situação agravou-se quando o governo PSD/CDS acordou «com as editoras um aumento anual dos manuais de 2,6 por centro, independentemente da variação anual do valor da taxa de inflação».

De acordo com os dados do último inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas às despesas familiares, um agregado familiar com uma ou mais crianças dependentes tem custos médios com a educação de 1090 euros por ano.

Só este ano, por iniciativa do PCP, mais de 80 mil crianças vão receber gratuitamente manuais escolares, o que representa uma poupança de cerca de três milhões de euros para as famílias.

Importância dos manuais

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa deu ainda a conhecer que o PCP «defende a cedência a título definitivo dos manuais escolares de modo a que fique garantido que, na relação com o livro, o aluno não esteja condicionado pela ameaça de que os pais, caso o manual se degrade, têm de vir a pagá-lo». A este facto, acresce que os manuais do primeiro ano do 1.º Ciclo estão «concebidos para os alunos escreverem e desenharem».

 



Mais artigos de: PCP

Prevenir novas catástrofes<br> apoiar as populações

Na sexta-feira, 9, em visita ao Funchal, o Secretário-geral do PCP contactou com as populações das localidades afectadas pelos incêndios que deflagraram em Agosto, dos quais resultaram três mortos, um ferido grave e avultados prejuízos.

Defender os baldios

A delegação do PCP, composta por dirigentes regionais e pela deputada Ana Mesquita, esteve em diversos baldios dos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, onde teve oportunidade de conhecer de perto a realidade e de conversar com compartes e membros dos conselhos...

Garantir uma ampla participação militante

Arranca em breve a terceira e última fase de preparação do XX Congresso do PCP, que será marcada pela discussão em toda a organização partidária das Teses-Projecto de Resolução Política e pela eleição dos delegados.

Novos cartazes em todo o País

O PCP tem novos cartazes em todo o País. Colocando uma vez mais em destaque a necessária rejeição da submissão e das chantagens externas, o Partido aponta como alternativa a política patriótica e de esquerda, assente em «Emprego, direitos, produção,...

Monopolista e esteio<br>do fascismo

O PCP comentou, no dia 7, através do seu Gabinete de Imprensa, a decisão do Presidente da República em condecorar postumamente António Champalimaud. Registando negativamente este acto, o PCP realça que esta condecoração se insere na «reabilitação de...

Recepção amiga e calorosa

Jerónimo de Sousa visitou no sábado, 10, as populares Festas da Moita. O dirigente comunista voltou a ser recebido naquele concelho ribeirinho da Margem Sul com grandes manifestações de simpatia e carinho ao longo de uma visita em que foi acompanhado por uma...

Apurar factos e responsabilidades

O PCP considera que «não deverão ser elementos circunstanciais a determinar opções que afectem a organização das Forças Armadas». Num comunicado emitido na segunda-feira, 12, a propósito dos acontecimentos ocorridos com a prova de instrução...

Reentradas sicilianas

Este período do ano é intensamente marcado no plano mediático pelas designadas rentrées partidárias. Para lá da aparente dificuldade em encontrar palavras na língua portuguesa, é preciso sublinhar o óbvio: só reentra quem saiu. De tal forma assim...