Editorial

IDEAL E PROJECTO<br>ACTUAIS

No próximo domingo o PCP celebra o seu 95.º aniversário. Em Lisboa, realizar-se-á um comício com a...
Opinião
Actual

Uma longa estrada

Durante anos estiveram ao serviço de Moscovo, conspiraram e desenvolveram actividades subversivas contra os interesses da...
Actual

«Jesus também tinha 2 pais»

Foi esta a frase, acompanhada de uma representação de Jesus Cristo, que o Bloco de Esquerda escolheu para um cartaz para...
Actual

Ready-to-go

A notícia é da CNN, tem duas semanas e não mereceu a atenção dos media: na Noruega, onde por estes dias...
PCP

95 Anos do PCP<br>– Sempre com os trabalhadores<br>e o povo

O Partido Comunista Português comemora no próximo domingo 95 anos de existência, luta e intervenção. Durante este mês, por todo o País e no estrangeiro, serão realizadas centenas de iniciativas de comemoração do aniversário do mais antigo e histórico partido português, um partido único no panorama político nacional, profundamente respeitado em todo o Mundo.

A talhe de foice

Os picanços

Ao invés dos picanços, aves que espetam as presas em espinhos para as consumir mais tarde, os comentadores da praça mais...
Crónica Internacional

Cessar-fogo?

Seria bom se o acordo de cessar-fogo na Síria, assinado no dia 22 de Fevereiro pela Rússia e EUA, e que já teve o aval do...
Em Foco

Um percurso exemplar<br>que continua

«Sempre com os trabalhadores e o povo/ Pela democracia e o socialismo» é, mais do que o lema das comemorações do 95.º aniversário do Partido Comunista Português, que este ano se assinala, um resumo perfeito do percurso, natureza e projecto do Partido desde a sua fundação, a 6 de Março de 1921. As actuais gerações de comunistas dão hoje continuidade a uma história e a um combate recheados de heroísmo, dedicação e coragem, acrescentando-lhes novas páginas de abnegação, tenacidade e generosidade.

Um combate sem idade

No 95.º aniversário do PCP, fomos conhecer dois militantes comunistas separados por 64 anos mas unidos num mesmo combate pela emancipação social e humana.

<font color=0093dd>Unidade para a luta que dá frutos</font>

A CGTP-IN está mais unida e mais coesa, depois de um congresso onde a democracia respirou e onde os documentos programáticos foram aprovados sem votos contra, reconhecendo que da alteração política veio um sinal positivo, mas mantendo as reivindicações e a mobilização dos trabalhadores, agora para exigir que o diálogo e a negociação tragam resultados e para responder às pressões do patronato e da troika.

<font color=0093dd>Agir e reivindicar na base</font>

O carácter estratégico da acção e da luta reivindicativas nos locais de trabalho esteve patente no 13.º Congresso da CGTP-IN, que decidiu intensificá-las e traçou objectivos para aumento dos salários, cumprimento da contratação colectiva e do direito de negociação, combate à exploração e ao empobrecimento.

PCP

Fase derradeira e decisiva

A dois meses do culminar da campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», as organizações do Partido empenham-se para alcançar e ultrapassar os objectivos definidos.

Igualdade na lei e na vida

No âmbito das iniciativas relacionadas com o Dia Internacional da Mulher, o PCP vai promover a distribuição de um folheto temático entre os dias 8 e 12, e a realização de um almoço comemorativo na Moita, dia 8, com a presença do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Celebração e afirmação

As comemorações do 85.º aniversário do Avante!, que se assinala no momento em que está em curso uma campanha...

O Militante está nas bancas

Está disponível a partir de hoje a edição n.º 341 da quarta série da revista O Militante, relativa aos...

EP está à venda

Coincidindo com as comemorações do 95.º aniversário do Partido, está já em distribuição...

Combater a precariedade

A campanha do PCP «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade» continua a desenvolver-se em todo o País,...
Trabalhadores

Ataque a direito fundamental

A Federação dos Sindicatos da Hotelaria e o Sindicato da Hotelaria do Algarve denunciam que o Ministério Público...

Defender e aumentar os salários

No Estado e nas empresas, os sindicatos negoceiam com o patronato e convocam a luta pela retribuição do trabalho e a sua melhoria, insistindo que tal é não só necessário como possível.

Assembleia da República

Atender a problemas imediatos

Contribuir para que o OE para 2016 responda a problemas imediatos e às expectativas dos trabalhadores e do povo português é o objectivo do PCP na fase de preparação na especialidade daquele documento, cujo debate começa de hoje a uma semana (10) e termina dia 16.

Nacionalização do Novo Banco

O PCP defende em projecto de resolução a nacionalização do Novo Banco, entendendo que essa é a solução que melhor salvaguarda o interesse público.

Por rendas justas<br>e sem despejos

Estão a ser objecto de apreciação na especialidade diplomas do PCP, PS, BE, PSD e CDS relacionados com o regime do arrendamento apoiado. Todos eles baixaram à comissão sem votação após recente debate em plenário.

Avanços na defesa dos direitos

O Presidente da República promulgou, dia 18 de Fevereiro, as leis sobre a adopção por casais homossexuais e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), diplomas por si vetados a 25 de Janeiro mas que o Parlamento veio a reconfirmar no dia 10 de Fevereiro.

Fez-se justiça!

A Assembleia da República aprovou, dia 12 de Fevereiro, por unanimidade, em votação final global, um diploma que...

Eliminar bloqueios injustos

Obteve a aprovação da Assembleia da República (só o PSD e o CDS votaram contra), dia 12 de Fevereiro, o projecto...

Por vagas adicionais

Ao Governo foi recomendado que adopte medidas urgentes para a criação de vagas adicionais ao...

Defender e promover

A criação de apoios financeiros aos produtores de alheiras e de reforço à promoção deste enchido...

A resposta há muito esperada

O Parlamento aprovou, dia 12 de Fevereiro, o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a construção...
Nacional

«O Regresso das Bandeiras» <br>vermelhas

No âmbito das comemorações dos 80 anos da Jornada de Agitação e Luta de Fevereiro de 1935, realizadas no Barreiro, no domingo, 28, foi inaugurada, no Espaço Memória, a exposição «O Regresso das Bandeiras».

Movimento para defender direitos

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) está a preparar diversas iniciativas, de Norte a Sul do País, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de Março, data que é um marco indelével da longa marcha pela emancipação das mulheres em Portugal e no mundo.

PDM de última geração

A entrada em vigor do novo PDM de Santiago do Cacém, no dia 20 de Fevereiro, constitui um passo decisivo na rota da modernidade e das oportunidades.

Concerto pela Paz

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação promove, a 18 de Março, às 21.30 horas, no Auditório...
Europa

Ofensiva antilaboral<br>em França

Uma nova ofensiva foi desencadeada pelo governo francês com a apresentação de um projecto que aumenta o tempo máximo de trabalho e permite despedimentos sem justa causa.

Voto pela mudança

Os conservadores e trabalhistas que governaram a Irlanda nos últimos quatro anos sofreram uma pesada derrota que os arreda do poder

Casamento falhado

Os líderes do Partido Socialista Operário Espanhol, Pedro Sánchez, e do «Ciudadanos», Albert Riviera,...

Otegi libertado

O líder independentista basco Arnaldo Otegi foi libertado da prisão, dia 1, após cumprir uma pena de seis anos e meio,...

Não às armas nucleares

Cerca de 60 mil pessoas desfilaram, dia 27, em Londres, em protesto contra a intenção do governo conservador de renovar o...
Internacional

Jerónimo de Sousa em Espanha

A convite do Partido Comunista de Espanha e da Esquerda Unida (IU), o Secretário-geral do PCP participou na manifestação e comício do Dia da Andaluzia realizados dia 28 de Fevereiro, em Córdova.

Falecimento de Lúcio Lara

Ao tomar conhecimento do falecimento de Lúcio Lara, o Secretariado do Comité Central transmitiu «ao MPLA, ao povo angolano e à família de Lúcio Lara as mais sentidas condolências e os sentimentos de amizade e solidariedade do PCP».

Temas

Interesse nacional<br>exige o controlo público<br>do sector energético

Em artigo publicado no Avante de 18 de Fevereiro, observámos alguns aspectos da evolução do preço do petróleo bruto, designadamente os relacionados com o seu lento mas inexorável processo de esgotamento, com as dinâmicas da procura e da oferta dependentes do desempenho das economias e das alterações nos paradigmas de consumo, bem como, com a importância de fatores políticos globais nas oscilações bruscas dos preços.
Neste artigo iremos tentar correlacionar o preço médio antes de impostos (PMAI) de alguns combustíveis, com o valor do petróleo bruto, no caso do Norte da Europa e português, o petróleo tipo Brent.

Argumentos
Memória
Aconteceu

Desemprego mantém-se elevado

A taxa de desemprego manteve-se nos 12,2 por cento, em Janeiro, inalterada face aos dois meses anteriores, revelou, dia 29, o Instituto...

Empresas em incumprimento

Quase 30 por cento das empresas privadas em Portugal têm créditos vencidos por saldar, refere o Banco de Portugal no seu Boletim...

Reuniões e iniciativas

Soluções para o País Valorizar Pensões e Reformas...

A semana em resumo

Frases

“O Banco de Portugal reitera o seu apoio à implementação, pela equipa...