e Operários
Grupo de Trabalho reuniu na Turquia
O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu dias 20 e 21 de Fevereiro, em Istambul, tendo sido acolhido pelo Partido Comunista turco. O PCP esteve representado por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção internacional.
Na reunião foi tomada a decisão de realizar o 18.º EIPCO, que terá lugar este ano, na República Socialista do Vietname, acolhido pelo Partido Comunista do Vietname. O do próximo EIPCO será «A crise do capitalismo e a ofensiva imperialista – Estratégia e tácticas dos Partidos Comunistas e Operários na luta pela paz, pelos direitos dos trabalhadores e dos povos, pelo socialismo».
Recorde-se que será a segunda vez que o EIPCO se realiza no continente asiático, depois de ter tido lugar na Índia, em 2009.
Para além de aspectos ligados à preparação do próximo Encontro Internacional, os partidos participantes na reunião do Grupo de Trabalho trocaram informações sobre a implementação das linhas de acção comum e convergente adoptadas no 17.º EIPCO, realizado no fim de Outubro e início de Novembro de 2015, em Istambul.
Após a reunião, o Partido Comunista turco teve oportunidade de informar os partidos presentes sobre a situação na Turquia e o papel deste país, membro da NATO, no Médio Oriente, sublinhando que o governo do AKP não assumiu apenas o papel de um simples peão do imperialismo, mas empenhou-se em impor a sua própria estratégia de domínio militar, político e económico nesta região, sob a ambição de um «neo-otomanismo».
Os partidos participantes condenaram a agressão imperialista contra a Síria promovida pelos EUA, a NATO, a Turquia, a Arábia Saudita e outros países da região, denunciando o drama de milhões de refugiados como consequência dessa mesma agressão.
Na reunião participaram representantes dos seguintes partidos: Partido Comunista da África do Sul; Partido do Trabalho da Bélgica; Partido Comunista do Brasil; Partido Comunista da Boémia e Morávia; Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista da Grécia; Partido Comunista da Índia (Marxista); Partido Comunista da Índia Partido Comunista do Líbano; Partido Comunista Português; Partido Comunista, Turquia; e ainda do Partido do Povo Trabalhador de Chipre (AKEL) e do Partido Comunista do Vietname.