40.º aniversário da RASD

Saudação à Frente Polisário

Numa carta enviada à Frente Polisário, a 27 de Fevereiro, o PCP «saudou o povo saharaui e a Frente Polisário, sua legítima representante, pelo 40.º aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática (RASD)».

O PCP sublinhou que, «quando em 1976 o Conselho Nacional Saharaui proclamou a RASD – tendo adoptado como sua a bandeira da Frente Polisário – foi dado um passo histórico na luta do povo saharaui contra o colonialismo, visando a concretização do seu inalienável direito a um Estado independente e soberano – legítima aspiração que foi negada pela ocupação do seu território pelo Reino de Marrocos».

Na missiva, o PCP reafirmou «a sua solidariedade com a persistente e heróica luta do povo saharaui, que enfrenta a brutal violação dos seus direitos, consciente da justeza da sua causa emancipadora, inseparável das suas aspirações de progresso e justiça social».

Na carta que enviou à Frente Polisário, o PCP condenou ainda «a ocupação, a repressão e a pilhagem dos recursos do Sahara Ocidental pelo Reino de Marrocos, que nega ao povo saharaui o direito inalienável à sua autodeterminação, desrespeita os princípios da Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional, visando perpetuar o seu domínio colonial».




Mais artigos de: Internacional

Jerónimo de Sousa em Espanha

A convite do Partido Comunista de Espanha e da Esquerda Unida (IU), o Secretário-geral do PCP participou na manifestação e comício do Dia da Andaluzia realizados dia 28 de Fevereiro, em Córdova.

Falecimento de Lúcio Lara

Ao tomar conhecimento do falecimento de Lúcio Lara, o Secretariado do Comité Central transmitiu «ao MPLA, ao povo angolano e à família de Lúcio Lara as mais sentidas condolências e os sentimentos de amizade e solidariedade do PCP».

Grupo de Trabalho reuniu na Turquia

O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu dias 20 e 21 de Fevereiro, em Istambul, tendo sido acolhido pelo Partido Comunista turco. O PCP esteve representado por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e...

Dirigente do PC do Brasil assassinado

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) considera que enquanto não forem investigados e punidos os crimes dos agrários contra os camponeses pobres e trabalhadores sem terra, os crimes e conflitos no campo vão continuar a ocorrer. O PCdoB reagiu, assim, ao assassinato, a 12 de Fevereiro, de um seu...

Agrava-se na Líbia <br>a «guerra secreta»

As potências ocidentais estão a levar a cabo acções armadas «secretas» na Líbia, agravando ainda mais a caótica situação política e militar naquele país norte-africano. O actual caos líbio foi desencadeado em 2011 pela...