A talhe de foice
O presumível GEC
Actual
Coro dos golpistas
Actual
Às escondidas
Actual
Golpistas
PCP
Tarefas prioritárias
Consumada a ida para a rua do Governo PSD/CDS-PP, um legítimo e perceptível sentimento de alívio percorreu os trabalhadores e o povo. Os massacrados por uma política de espoliação de direitos, em cujo horizonte estava o seu aprofundamento, obtiveram uma importante vitória.
Crónica Internacional
Não só condenar
Alternativas e combates
O Tomo VI das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal encontra-se já nas livrarias. O lançamento realizou-se ao final da tarde do dia 12, há exactamente uma semana, perante uma plateia que encheu por completo o anfiteatro da Biblioteca Nacional, em Lisboa.
Um todo inseparável do PCP
A comprovada verdade<br>das análises
Novo rumo para o País
O actual Presidente da República «não respeita a vontade do povo», afirmou Edgar Silva no dia 13, dedicado ao contacto com trabalhadores, populações, eleitos e instituições em vários concelhos do Litoral Alentejano.
Cumprir a Constituição <br/>é a nossa matriz
Na cerimónia de apresentação dos mandatários do distrito, que teve lugar em Évora, no dia 12, Edgar Silva afirmou as linhas programáticas da candidatura, sublinhando que o cumprimento da Constituição é sua matriz.
Contacto com a diáspora
O candidato presidencial esteve com a comunidade portuguesa em Genebra e Nanterre (Paris), nos dias 14 e 15, tendo sublinhado as responsabilidades constitucionais do Presidente da República.
Cavaco, entrave à democracia
Defesa dos direitos das mulheres
Apoiar o Poder Local Democrático
No concelho de Sintra
Mandatário no Algarve
Melhores condições<br>para avançar na luta
A derrota do Governo PSD/CDS representa uma «evolução positiva da situação política nacional que abre caminho e cria condições mais favoráveis para a luta visando a inversão do rumo de exploração e empobrecimento que foi imposto aos portugueses nestes últimos anos», garantiu Jerónimo de Sousa num almoço realizado no domingo na Marinha Grande.
O povo é que paga
Os resultados dos testes de stress realizados ao Novo Banco confirmam o que o PCP há muito vem denunciando: serão uma vez mais os trabalhadores e o povo a pagar os custos da especulação e da gestão danosa dos banqueiros.
Reforçar o sector público<br>de transportes
Outubro
PR tem que cumprir
A CGTP-IN convocou ontem uma grande concentração junto ao palácio da Presidência da República para sábado, 28 de Novembro, às 15 horas.
Mais força para avançar
No 11.º Congresso da USL, o actual quadro político foi incluído nos resultados da luta dos trabalhadores desde 2011, vivendo-se hoje «o momento certo para avançar nas reivindicações e na luta».
Ofensiva nos horários
FNAC e El Corte Inglés não respeitam o direito dos trabalhadores à saúde e à vida pessoal e familiar, com mudanças de horário de trabalho que são comunicadas de véspera, protestou o sindicato da CGTP-IN no sector.
Urgência contra desemprego
«Combater o desemprego estrutural constitui uma urgência nacional», reafirmou a CGTP-IN, comentando os números do INE, há duas semanas – e vários casos recentes vieram dar-lhe mais razão.
Congresso da US Santarém
Greve na Mailtec
Inter-Reformados festejou 25 anos
Abuso no registo criminal
Anular a privatização
No mesmo dia em que, às escondidas e à pressa, o Governo entregou a TAP à Atlantic Gateway, o PCP propôs na Assembleia da República a anulação da privatização.
PCP cede obras <br>de Magalhães Vilhena
O PCP doou, no dia 13, à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa as obras que integravam a biblioteca pessoal de Vasco Magalhães Vilhena. A preservação e divulgação de tão importante acervo cultural estão asseguradas.
Envelhecer com dignidade
A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI vai realizar no dia 29, no Fórum Lisboa, o seu 8.º Congresso Nacional.
Nova política agroflorestal <br>e alimentar
Face à crise que vive a agricultura familiar e o mundo rural, com graves consequências sociais, económicas e sociais, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou um conjunto de propostas para uma nova política agroflorestal e alimentar.
«Assalto» à Casa do Douro
Castanha e vinho <br>com preços baixos à produção
«A deficiência <br>e o (no) exercício <br>da profissão docente»
Farol do associativismo <br>para o futuro
ACR assinala 40 anos <br>da descolonização
Cavaco discrimina CPPME
Acção antidemocrática <br>na FCT/UNL
Conferência em Lisboa
Pôr fim à austeridade
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 12, por toda a Grécia, em protesto contra as novas medidas do governo de Alexis Tsipras, no âmbito do terceiro memorando.
A premência da paz
O PCP condenou «veementemente» a série de atentados ocorridos na noite de sexta-feira, 13, em Paris, reivindicados pelo autodenominado Estado Islâmico.
Docentes e estudantes<br>contra reforma educativa
Deputado do PCP<br>contacta refugiados
Putin e Assad responsabilizam <br>potências ocidentais
Os presidentes da Rússia e da Síria colocaram o «dedo na ferida» ao acusarem as potências ocidentais de serem cúmplices das atrocidades do autoproclamado Estado Islâmico.
Pelo salário mínimo
Milhares de trabalhadores norte-americanos reclamaram, dia 10, com iniciativas em centenas de cidades, o estabelecimento de um salário mínimo de 15 dólares por hora.
Palestina acusa <br>cúmplices de Israel
Congresso do PC Alemão
Venezuela <br>à beira de eleições
A privatização da EDP<br>e o preço da eletricidade<br>em Portugal
O desenvolvimento económico e social de um país está dependente da energia e da eficiência como esta é utilizada. A competitividade de uma economia, que preocupa tantos em palavras mas não nos atos o poder político dominante, e o crescimento económico num mundo cada vez mais globalizado está dependente do preço da energia, pois ela entra na produção de todos os bens e serviços. É por essa razão que as empresas que dominam o mercado da energia são empresas estratégicas, pois elas condicionam não só o desenvolvimento de um país mas também o bem-estar da população, pois empresas e famílias, todas elas, necessitam e consomem energia.