CGTP-IN convoca concentração para sábado, 28

PR tem que cumprir

A CGTP-IN convocou ontem uma grande concentração junto ao palácio da Presidência da República para sábado, 28 de Novembro, às 15 horas.

A vontade de mudança expressa em votos deve ser respeitada

Esta deverá ser a principal expressão de um protesto nacional, para exigir que o Presidente da República cumpra a Constituição e respeite a vontade de mudança manifestada nas eleições legislativas, dando «sequência imediata à solução governativa já apresentada, que resulta da maioria dos deputados da Assembleia da República» – como se refere na resolução aprovada pela Comissão Executiva da CGTP-IN, na reunião extraordinária que realizou quarta-feira de manhã.
A central exorta os trabalhadores e o povo a participarem em massa na grande concentração em Belém.
No dia 24, terça-feira, vai ter lugar uma «acção nacional de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores», com plenários em empresas e serviços e que incluirá também iniciativas públicas e de contacto com a população.
Com esta jornada, a Intersindical pretende dar força às suas principais reivindicações – emprego com direitos, aumento dos salários e das pensões, dinamização da contratação colectiva, mais e melhores serviços públicos, ruptura com a política de direita, afirmação dos direitos e valores de Abril – e exigir que seja respeitado o sentido do voto maioritário expresso a 4 de Outubro.
A Inter realça que «os trabalhadores e o povo disseram basta ao Governo PSD/CDS e à sua política», aplicada «ao arrepio da Constituição» e «com a cumplicidade do Presidente da República».
Considerando «inaceitável» que o PR «persista em manter um “governo” em usurpação de funções, a gerir negócios», a Inter sublinha que, «independentemente das suas opções e desejos pessoais, não pode deixar de cumprir a Constituição da República Portuguesa e respeitar a nova relação de forças no Parlamento».

Mudança
verdadeira

O Presidente da República «deve dar posse ao novo Governo que, para além de resultar de uma maioria de deputados da Assembleia da República, tem a responsabilidade de reflectir o sentido de uma verdadeira mudança de política, expressa de forma inequívoca pelo povo português nas eleições».

Tal mudança «passa inevitavelmente pela resposta aos problemas, necessidades e anseios dos trabalhadores e do povo» e deve concretizar-se, nomeadamente:
na revogação da norma da caducidade da contratação colectiva e de outras matérias gravosas da legislação laboral para os sectores público e privado,
na ruptura com a política geradora de desemprego, trabalho precário, desqualificado e com baixos salários,
no aumento geral dos salários, do salário mínimo nacional e das pensões de reforma,
na reversão do processo de privatizações
e na reposição dos feriados e dos dias de férias retirados aos trabalhadores.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mais força para avançar

No 11.º Congresso da USL, o actual quadro político foi incluído nos resultados da luta dos trabalhadores desde 2011, vivendo-se hoje «o momento certo para avançar nas reivindicações e na luta».

Ofensiva nos horários

FNAC e El Corte Inglés não respeitam o direito dos trabalhadores à saúde e à vida pessoal e familiar, com mudanças de horário de trabalho que são comunicadas de véspera, protestou o sindicato da CGTP-IN no sector.

Urgência contra desemprego

«Combater o desemprego estrutural constitui uma urgência nacional», reafirmou a CGTP-IN, comentando os números do INE, há duas semanas – e vários casos recentes vieram dar-lhe mais razão.

Congresso da US Santarém

Na Escola Superior de Educação de Santarém, sob o lema «Organizar no distrito, reforçar a luta de quem trabalha», realizou-se no dia 6, sexta-feira, o 9.º Congresso da estrutura distrital da CGTP-IN.Na reunião magna da União dos...

Greve na Mailtec

Os trabalhadores da Mailtec Comunicações S.A. – empresa do grupo CTT dedicada à produção de correio e transformação de correio híbrido em correio físico – estiveram em greve nos dias 12 e 13 de Novembro contra a alteração do...

Inter-Reformados festejou 25 anos

Anteontem, 17, a Inter-Reformados assinalou o seu 25.º aniversário com uma sessão na Casa do Alentejo, em Lisboa. As comemorações iniciaram-se com uma homenagem aos fundadores da organização autónoma da CGTP-IN, seguindo-se a...

Abuso no registo criminal

A exigência de certidão de registo criminal dos trabalhadores que têm contacto regular com menores, por parte de entidades empregadoras ou responsáveis de actividades, passou a ter periodicidade anual por imposição de uma lei publicada no final de Agosto. Para a...