Congresso do PC Alemão

Decorreu nos dias 14 e 15 de Novembro, em Frankfurt, o 21.º Congresso do Partido Comunista Alemão (PCA). Os cerca de 170 delegados presentes aprovaram o texto da resolução central apresentada ao congresso e elegeram os membros da nova direcção partidária. Patrick Kobele foi reconduzido no cargo de presidente do PCA, partido constituído em 1969 na RFA, após a ilegalização do histórico Partido Comunista da Alemanha, em 1956.

O Congresso aprovou ainda participação do PCA nas próximas eleições legislativas alemãs, a realizar no Outono de 2017, e decidiu a realização da Festa do jornal Unsere Zeit, no próximo Verão (a última teve lugar em 2014).

Entre outras questões, a reunião magna dos comunistas germânicos debateu em particular a natureza e identidade ideológica do PCA, a unidade interna do Partido e a sua intervenção nos sindicatos e organizações de massas, nomeadamente, no movimento da paz alemão. Grande atenção mereceu também a actual situação internacional e os perigos da guerra e do fascismo colocados no quadro de aprofundamento da crise do capitalismo, tendo sido valorizada e expressa a necessidade de fortalecimento da solidariedade internacionalista.

Marcaram presença em Frankfurt delegações de 28 partidos comunistas e operários e forças progressistas. O PCP esteve representado por Luís Carapinha, da Secção Internacional.



Mais artigos de: Internacional

Pelo salário mínimo

Milhares de trabalhadores norte-americanos reclamaram, dia 10, com iniciativas em centenas de cidades, o estabelecimento de um salário mínimo de 15 dólares por hora.


Palestina acusa <br>cúmplices de Israel

«Lamentavelmente, a comunidade internacional continua a ser parceira na morte das esperanças dos palestinianos, ao facultar à potência ocupante [Israel] a cobertura diplomática de que precisa para continuar os seus crimes», afirmou o secretário-geral da...

Venezuela <br>à beira de eleições

No contexto de uma feroz guerra económica que se traduz em açambarcamento ou desaparição de produtos essenciais (1), inflação artificial vertiginosa de preços (2), a Venezuela aproxima-se rapidamente do dia 6 de Dezembro (6D), naquela que...