Defesa dos direitos das mulheres

No dia 13, Edgar Silva deslocou-se à sede do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em Lisboa, para melhor conhecer o seu trabalho e as suas reivindicações. No encontro que manteve com a direcção da instituição, o candidato comunista valorizou o papel indiscutível do MDM na luta pelos direitos das mulheres e pela democracia, e, assumindo o compromisso de dar visibilidade aos actuais problemas das mulheres, salientou que o Presidente da República não se pode alhear da defesa dos direitos das mulheres e da sua participação em igualdade, exercendo permanentemente uma pedagogia da igualdade e uma cultura dos direitos. 
O MDM aproveitou a visita de Edgar Silva para abordar diversos aspectos da condição das mulheres em Portugal – concretização dos direitos, valorização pessoal, social e histórica, contributo para o desenvolvimento social e económico, intervenção na vida social e política, participação cívica das mulheres na defesa dos seus interesses específicos –, e pediu que não seja esquecido o «potencial das mulheres trabalhadoras, investigadoras e cientistas como força motora do desenvolvimento e da identidade nacional, da luta heróica e transformadora das mulheres por uma sociedade mais justa», lê-se no seu portal.

Defendendo que a intervenção do Presidente da República deve contribuir para a correcção de desigualdades, assimetrias e discriminações, o MDM entregou ainda ao candidato comunista um memorando no qual se enfatiza os princípios constitucionais que estão a ser violados e que, em sua opinião, «mais colidem com os interesses de amplas camadas de mulheres».




Mais artigos de: Presidenciais

Novo rumo para o País

O actual Presidente da República «não respeita a vontade do povo», afirmou Edgar Silva no dia 13, dedicado ao contacto com trabalhadores, populações, eleitos e instituições em vários concelhos do Litoral Alentejano.

Cumprir a Constituição <br/>é a nossa matriz

Na cerimónia de apresentação dos mandatários do distrito, que teve lugar em Évora, no dia 12, Edgar Silva afirmou as linhas programáticas da candidatura, sublinhando que o cumprimento da Constituição é sua matriz.

Contacto com a diáspora

O candidato presidencial esteve com a comunidade portuguesa em Genebra e Nanterre (Paris), nos dias 14 e 15, tendo sublinhado as responsabilidades constitucionais do Presidente da República.

Cavaco, entrave à democracia

Edgar Silva, candidato à Presidência da República, participou na terça-feira, 17, numa sessão pública no Funchal, a que assistiram cerca de 170 pessoas. Na iniciativa, que decorreu no auditório do Museu da Electricidade/Casa da Luz, intervieram...

Apoiar o Poder Local Democrático

Edgar Silva, candidato à Presidência da República, reuniu-se, dia 10, no Auditório do Mercado do Livramento, em Setúbal, com mais de 30 autarcas da região. Sobre o encontro, a Direcção da Organização Regional de...

No concelho de Sintra

No dia 11, Edgar Silva, acompanhado por elementos da sua candidatura, participou numa acção de contacto com trabalhadores dos Resíduos Sólidos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, em Vila Verde, onde se inteirou dos...

Mandatário no Algarve

António Mendonça é o mandatário distrital no Algarve da candidatura à Presidência da República apoiada pelo PCP, anunciou, dia 12, a comissão promotora da candidatura de Edgar Silva. António Manuel Dias Mendonça, de 67 anos, é engenheiro...