A talhe de foice
Não podemos
Actual
O «vazio»
Actual
Pedro, o «remediado»
Actual
Ensino em estado de Citius
Crónica Internacional
Brasil – a luta continua
PCP
Convergência e luta <br>por uma alternativa política
Romper com a política de direita e fazer emergir uma alternativa política, patriótica e de esquerda, constitui um imperativo nacional e patriótico. Imperativo que corresponde a uma legítima aspiração dos trabalhadores e do povo, de todos os democratas e patriotas que não aceitam o rumo de afundamento a que a política de direita vem condenando o País.
Neste nosso chão <br> semeamos Abril
Iniciou-se com um comício na Quinta da Atalaia e uma visita à Quinta do Cabo a campanha de fundos «Mais espaço, mais Festa – Futuro com Abril», que o PCP lançou para a aquisição de um novo espaço que permite ampliar a maior iniciativa político-cultural realizada em Portugal – a Festa dos trabalhadores, do povo e da juventude que projecta e afirma os valores de Abril, sementes fecundas da nossa luta.
Desafio colectivo <br> para reforço do Partido
Audácia e imaginação
Como contribuir
Mais vida aos 40
Da FIL ao Cabo <br> triunfo da resistência
Militância, sempre
Afirmar a alternativa patriótica<br> e de esquerda
Foi num ambiente de grande alegria e combatividade que o Secretário-Geral do PCP participou, dia 3, em Braga, no comício «Por uma política Patriótica e de Esquerda – A Força do Povo por um Portugal com futuro».
À mercê dos poderosos
O processo de integração capitalista europeu e os sucessivos governos têm convergido na destruição da capacidade produtiva do País, agravando a sua submissão.
Faleceu Filipe Leandro Martins
Prioridade ao reforço do Partido
Direitos e autonomia
Luta a crescer na Administração Pública
Trabalhadores da administração local e professores saíram à rua, na quinta-feira e no domingo, para exigir o respeito pelos seus direitos e a defesa de importantes garantias constitucionais. Entretanto, a Frente Comum convocou para o próximo dia 31, em Lisboa, uma manifestação nacional da Administração Pública.
CGTP-IN marca acções
O Conselho Nacional da CGTP-IN saudou as lutas realizadas mais recentemente, bem como as que estão em curso e em desenvolvimento, e convocou para Novembro um «dia nacional de indignação, acção e luta» e uma marcha.
Outubro no rumo certo
Pela defesa do serviço público, pelo cumprimento da contratação colectiva, pela melhoria dos salários e das condições de trabalho, a Fectrans/CGTP-IN está a dinamizar lutas nos transportes, que começam hoje e prosseguem ao longo do mês.
Conquistar direitos na Ficocables
O portão da Ficocables, na Maia, empresa do grupo espanhol Ficosa, foi local de concentração de mais de duas centenas de operárias e operários daquela fábrica que produz componentes para o sector automóvel, numa demonstração de crescente determinação na luta pelos seus direitos.
44 anos com os trabalhadores
Conferência internacional
Lutar nas cutelarias
Em luta na hotelaria
Responder aos problemas<br> do povo e do País
É já no próximo dia 15 que o Parlamento discutirá o projecto de resolução do PCP para renegociar a dívida, preparar o País para a saída do euro e retomar o controlo público da Banca, visando «abrir caminho a uma política soberana de desenvolvimento nacional».
Política alternativa é inadiável
Pôr cobro ao saque
Instabilidade e problemas crónicos
O PCP considera que os problemas no arranque das aulas deixaram de ser pontuais, numa ou noutra escola, e passaram a ser a «marca própria na maioria das escolas públicas».
Um maná para os negócios privados
O Governo diz que a sua política no plano dos transportes garante o serviço público, serve os utentes, salvaguarda os contribuintes. Nada disso, desmente o PCP, que adverte que a receita aplicada é um verdadeiro desastre para o País.
Investimento público<br> lucros privados
Propostas concretas do PCP
Passos deve esclarecimentos
Compras militares
Branquear o fascismo
Homenagem <br>a Vasco Gonçalves
A Associação Conquistas da Revolução (ACR) realizou, nos dias 4 e 5 de Outubro, um Congresso subordinado ao tema «Conquistas da Revolução – Homenagem ao companheiro Vasco, primeiro-ministro dos trabalhadores e do povo», culminando assim o conjunto de iniciativas comemorativas do 40.º aniversário da Revolução do 25 de Abril levadas a cabo por esta Associação.
«Reforçar a democracia, <br>preparar o futuro»
A Câmara da Moita realizou, entre 23 e 26 de Setembro, o Roteiro da Freguesia da Moita. O presidente da Câmara, os vereadores com pelouros e os eleitos da Junta de Freguesia contactaram de perto com agentes locais e população.
Água de excelente qualidade
A 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, foi divulgado o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, referente ao ano de 2013, onde se constata, uma vez mais, que a água que chega às torneiras dos munícipes do Seixal é de excelente qualidade.
CDU solidária <br>com as populações
«Serviço público <br>e bem comum»
PCP contra <br>o fim das quotas leiteiras
Exploração humana na agricultura
CDU defende os trabalhadores
Crueldade marroquina
MDM prepara Congresso
Defender a paz
Contra cortes e aumentos
Em protesto contra os cortes dos orçamentos das universidades e o aumento das propinas, milhares de estudantes belgas manifestaram-se, dia 2, em Bruxelas.
Letónia sem mudança
O partido Saskana («Harmonia») foi a força mais votada nas eleições da Letónia, de dia 4, obtendo 23,13 por cento dos votos e 24 deputados dos cem que constituem o Saeima (parlamento).
Direita sem maioria na Bulgária
Delegação visita Parlamento Europeu
A «receita» para o ébola
Dilma ganha vantagem <br> para a segunda volta
Arsenal dos EUA <br> achado em Quang Tri
PCP condena assassinato <br> de Robert Serra
Morales e MAS favoritos
Coreias retomam diálogo
Frelimo denuncia <br> falsas promessas
Não à Privatização da Água!
Em 2010 uma Resolução da Assembleia das Nações Unidas reconheceu o direito à água potável e ao saneamento como direito humano. Com 122 votos a favor, 41 abstenções, e nenhum voto contra. Reconhecendo aquilo que tem sido uma reivindicação dos povos. A água é um bem essencial à vida, sendo que o acesso a este bem é um direito humano fundamental:
«1 . Reconhece o direito à água limpa e segura para beber e ao saneamento como um direito humano, que é essencial à plena fruição da vida e de todos os direitos humanos;
2. Apela aos estados e organizações internacionais para proverem recursos financeiros, capacitação institucional e transferência de tecnologia, através de assistência e cooperação internacional, em particular aos países em vias de desenvolvimento, no sentido de intensificar esforços para prover todas as pessoas de água potável limpa e de saneamento, seguros, acessíveis e baratos.»