Aprovada iniciativa do PCP

Passos deve esclarecimentos

Foi viabilizado sexta-feira passada, 3, com a abstenção da maioria PSD/CDS-PP, bem como do PS, e os votos favoráveis das restantes bancadas, o projecto de deliberação do PCP para que o Parlamento solicite ao primeiro-ministro, Passos Coelho, esclarecimentos sobre o seu registo de interesses enquanto deputado.

Nos termos da proposta da bancada comunista aprovada em plenário cabe agora à Assembleia da República «enviar ao primeiro-ministro os elementos constantes da declaração de registo de interesses e do processo de atribuição do subsídio de reintegração, solicitando que sobre os mesmos preste esclarecimentos».

A Passos Coelho é pedido que esclareça por que é que, quando foi deputado, na VII Legislatura (1995-1999), não incluiu no seu registo de interesses a actividade que desenvolveu no âmbito do Centro Português para a Cooperação e os respectivos «montantes, condições e formas de pagamento das despesas de representação que reconheceu ter auferido».

A «inexistência de qualquer referência a tais quantias aquando do pedido do subsídio de reintegração» é igualmente razão para que haja lugar a esclarecimentos, no entender do PCP, que lembra ainda no projecto de deliberação que o chefe do Governo faz referência, na mesma declaração no Registo de Interesses, a quantias que recebeu por colaborações jornalísticas «que sabia não colidirem com o reconhecimento da exclusividade no exercício do mandato».

Tudo somado, para o PCP, «mantém-se dúvidas e suspeições» relativamente à ligação do primeiro-ministro ao Centro Português para a Cooperação durante o seu mandato como deputado.

Aquando do anúncio da apresentação do projecto de deliberação, nessa mesma semana, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, não excluiu o recurso a outros instrumentos ao dispor dos deputados para obter esclarecimentos do primeiro-ministro, nomeadamente a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito.

 

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Responder aos problemas<br> do povo e do País

É já no próximo dia 15 que o Parlamento discutirá o projecto de resolução do PCP para renegociar a dívida, preparar o País para a saída do euro e retomar o controlo público da Banca, visando «abrir caminho a uma política soberana de desenvolvimento nacional».

Política alternativa é inadiável

A exigência de uma política alternativa ganha uma «nova dimensão e urgência», face à contínua acção destruidora do Governo, defende Jerónimo de Sousa, que constata que quatro meses depois da saída formal da troika...

Pôr cobro ao saque

Sem desvalorizar simplificações que o tornem «mais transparente e perceptível por parte dos cidadãos», o que verdadeiramente importa em qualquer reforma do IRS, na perspectiva do PCP, é a eliminação do saque fiscal dirigido contra os rendimentos do...

Instabilidade e problemas crónicos

O PCP considera que os problemas no arranque das aulas deixaram de ser pontuais, numa ou noutra escola, e passaram a ser a «marca própria na maioria das escolas públicas».

Um maná para os negócios privados

O Governo diz que a sua política no plano dos transportes garante o serviço público, serve os utentes, salvaguarda os contribuintes. Nada disso, desmente o PCP, que adverte que a receita aplicada é um verdadeiro desastre para o País.

Investimento público<br> lucros privados

Revelador do crime económico e social cometido pelo Governo no capítulo dos transportes é o que está a ser feito no Porto. A ele se referiu o deputado comunista Jorge Machado trazendo à colação o caso da STCP e do Metro do Porto, empresas fundamentais para o...

Propostas concretas do PCP

Anunciada por Bruno Dias foi a apresentação pela sua bancada de um conjunto de iniciativas legislativas com propostas concretas que dão corpo à política alternativa que o PCP defende. Destaque, entre elas, para a iniciativa que propõe a rejeição do processo dito de...

Compras militares

O PCP acusou PSD e CDS-PP de promoverem uma «completa farsa» no relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito às compras de material militar. O objectivo deste relatório que classifica de «embuste», e em relação ao qual já...

Branquear o fascismo

Foi chumbado com os votos contra do PSD, PS e CDS-PP, na comissão de Educação, dia 1, o requerimento do PCP que visava suspender a inauguração na AR, que viria a ter lugar no dia seguinte, de uma exposição de bustos dos presidentes da...