Estudantes belgas exigem educação para todos

Contra cortes e aumentos

Em pro­testo contra os cortes dos or­ça­mentos das uni­ver­si­dades e o au­mento das pro­pinas, mi­lhares de es­tu­dantes belgas ma­ni­fes­taram-se, dia 2, em Bru­xelas.

Pro­pinas sobem 30% para co­brir corte no fi­nan­ci­a­mento

As res­tri­ções or­ça­men­tais de cinco por cento e o brutal au­mento das pro­pinas em 30 por cento pro­vo­caram a ira dos es­tu­dantes belgas, so­bre­tudo da co­mu­ni­dade fla­menga, parte do país onde as me­didas foram já apli­cadas.

A eles jun­taram-se jo­vens da co­mu­ni­dade fran­có­fona por so­li­da­ri­e­dade e pela ne­ces­si­dade de unir forças, já que em breve me­didas se­me­lhantes serão apli­cadas também pelas au­to­ri­dades da Va­lónia e Bru­xelas.

Na Flan­dres, para com­pensar o corte de 80 mi­lhões de euros nas uni­ver­si­dades, as pro­pinas au­men­taram de 600 euros para 950 euros.

As au­to­ri­dades re­gi­o­nais da Va­lónia e de Bru­xelas também cor­taram os or­ça­mentos da Edu­cação no mon­tante de 300 mi­lhões de euros, atin­gindo o en­sino Pri­mário e Se­cun­dário.

Em pers­pec­tiva estão me­didas de «har­mo­ni­zação» que visam o Su­pe­rior. Se­gundo o mi­nistro valão, Jean-Claude Mar­court, o au­mento não será tão acen­tuado como na Fran­dres, uma vez que na sua re­gião as pro­pinas já atingem os 835 euros. Daí que, apontou, o ali­nha­mento de­verá ser feito em torno dos mil euros.

Aus­te­ri­dade, não

O pro­testo es­tu­dantil atingiu pro­por­ções ines­pe­radas. Eram es­pe­rados cerca de 1500 ma­ni­fes­tantes. Apa­re­ceram mais de quatro mil, con­vo­cados pela As­so­ci­ação de Es­tu­dantes Fla­mengos (VVS) com o apoio da Fe­de­ração Es­tu­dantil fran­có­fona.

As pa­la­vras de ordem não se dis­tin­guem das que são gri­tadas nos di­fe­rentes países su­jeitos às po­lí­ticas de aus­te­ri­dade: «a edu­cação é um di­reito, não um pri­vi­légio», «não brin­quem com o nosso fu­turo».

Se­gundo o pre­si­dente da VVS, Bram Ro­e­lant, a luta é para con­ti­nuar: «For­mamos um muro. For­mamos uma re­sis­tência. For­mamos uma linha. É pre­ciso formar esta linha por toda a parte e re­petir – aus­te­ri­dade sobre o nosso fu­turo, não!»

Com o mesmo pro­pó­sito, os es­tu­dantes lan­çaram uma pe­tição, in­ti­tu­lada «Não poupem à custa do nosso fu­turo, pela edu­cação de qua­li­dade para todos», que foi subs­crita por 20 mil jo­vens.

Re­pre­sen­tados na jor­nada, o Par­tido do Tra­balho da Bél­gica e a sua or­ga­ni­zação de ju­ven­tude COMAC lem­bram que, em con­traste com os cortes no en­sino, o go­verno fe­deral belga de­cidiu ad­quirir aviões mi­li­tares norte-ame­ri­canos no mon­tante de quatro mil mi­lhões de euros. Re­cen­te­mente, a Bél­gica en­volveu-se nas guerras do Iraque e da Síria, en­vi­ando seis bom­bar­deiros para a Jor­dânia. Ou­tras me­didas, como os be­ne­fí­cios fis­cais às em­presas, no valor de 500 mi­lhões de euros, mos­tram que as po­lí­ticas de aus­te­ri­dade apenas têm um sen­tido, re­duzir os di­reitos so­ciais e o poder de compra dos tra­ba­lha­dores.




Mais artigos de: Europa

Letónia sem mudança

O par­tido Sas­kana («Har­monia») foi a força mais vo­tada nas elei­ções da Le­tónia, de dia 4, ob­tendo 23,13 por cento dos votos e 24 de­pu­tados dos cem que cons­ti­tuem o Sa­eima (par­la­mento).

Direita sem maioria na Bulgária

O partido de direita GERB (Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária) venceu as eleições legislativas, realizadas no domingo, 5, com 32,66 por cento dos votos. No sufrágio antecipado, o segundo em menos de dois anos, o Partido Socialista, no poder, recuou para 15,33 por...

Delegação visita Parlamento Europeu

Uma delegação de trabalhadores do distrito de Setúbal, maioritariamente do concelho da Moita, visitou o Parlamento Europeu a convite dos deputados do PCP. O grupo partiu de autocarro a 29 de Setembro, tendo chegado a Bruxelas, no dia 1, onde foi recebido nas...

A «receita» para o ébola

Não se surpreenda o leitor se numa próxima ida ao médico por motivo de uma dor de cabeça, cólicas, uma constipação, achaques dos rins ou da vesícula, dores nas costas ou males dos jarretes, calosidades ou outra qualquer maleita do corpo...