Coreias retomam diálogo
Uma delegação norte-coreana liderada por Hwang Pyong-so, recentemente nomeado vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, e integrando Choe Ryong-hae, secretário do Partido dos Trabalhadores e anterior vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, e Kim Yang-gon, director do Departamento da Frente Unida do partido, participou no domingo na cerimónia de encerramento dos Jogos Asiáticos, em Incheon, na Coreia do Sul.
A visita dos dirigentes norte-coreanos, que terá sido uma «surpresa», foi bem acolhida pelas autoridades de Seul, que manifestaram o desejo de que tal represente «um ponto de partida para que as relações entre Seul e Pyongyang melhorem num futuro próximo».
A delegação reuniu-se com o ministro sul-coreano da Unificação, Ryoo Kihl-jae, com o primeiro-ministro Chung Hon-won, e com o assessor para a segurança nacional e ex-ministro da Defesa, Kim Kwan-jin.
Segundo a Lusa, ambas as partes concordaram em realizar conversações de alto nível entre finais de Outubro e Novembro, o que, segundo o Ministério da Unificação de Seul, abre uma porta para a resolução de assuntos pendentes que mantêm as Coreias afastadas.