Coreias retomam diálogo

Uma delegação norte-coreana liderada por Hwang Pyong-so, recentemente nomeado vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, e integrando Choe Ryong-hae, secretário do Partido dos Trabalhadores e anterior vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, e Kim Yang-gon, director do Departamento da Frente Unida do partido, participou no domingo na cerimónia de encerramento dos Jogos Asiáticos, em Incheon, na Coreia do Sul.

A visita dos dirigentes norte-coreanos, que terá sido uma «surpresa», foi bem acolhida pelas autoridades de Seul, que manifestaram o desejo de que tal represente «um ponto de partida para que as relações entre Seul e Pyongyang melhorem num futuro próximo».

A delegação reuniu-se com o ministro sul-coreano da Unificação, Ryoo Kihl-jae, com o primeiro-ministro Chung Hon-won, e com o assessor para a segurança nacional e ex-ministro da Defesa, Kim Kwan-jin.

Segundo a Lusa, ambas as partes concordaram em realizar conversações de alto nível entre finais de Outubro e Novembro, o que, segundo o Ministério da Unificação de Seul, abre uma porta para a resolução de assuntos pendentes que mantêm as Coreias afastadas.




Mais artigos de: Internacional

Dilma ganha vantagem <br> para a segunda volta

A actual presidente brasileira venceu no domingo, 5, a primeira volta das presidenciais no país, que ocorreram simultaneamente aos sufrágios para os parlamentos federal e estaduais, para o Senado e governos regionais.

Arsenal dos EUA <br> achado em Quang Tri

Trabalhadores vietnamitas descobriram este domingo, 5, um vasto arsenal de bombas e peças de artilharia que os EUA deixaram escondido no centro do país, no final da guerra no Vietname, em 1975.

PCP condena assassinato <br> de Robert Serra

A Secção Internacional do PCP enviou na passada sexta-feira, 3, uma mensagem à direcção do Partido Socialista Unido da Venezuela manifestando o seu repúdio pelo assassinato de Robert Serra, deputado à Assembleia Nacional e dirigente da Juventude do PSUV, e de Maria...

Morales e MAS favoritos

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais e legislativas do próximo dia 12 na Bolívia chega hoje ao fim e tudo aponta para mais uma significativa vitória do actual presidente e candidato Evo Morales e do Movimento para o Socialismo (MAS), que dispõe de dois...