Opinião
A talhe de foice

Inaceitável

Passos e Seguro protagonizaram esta semana mais um capítulo da saga da alternância que há quase quatro décadas...
Actual

Insanavelmente irrevogável

Depois de três horas de conversa com Passos Coelho na passada segunda-feira, o secretário-geral do PS declarou que...
Actual

(Des)Confiança

A criança está sentada, sozinha, enquanto a mãe enfrenta todas as adversidades nos transportes. A mãe chega e...
Actual

A justiça de Passos

Havendo de reconhecer que já não se apresenta fácil encontrar muitas outras razões para a...
Crónica Internacional

A Ucrânia e o fascismo

Artigo de acesso livre

Por mais que o imperialismo clame contra a «ilegalidade» do referendo de 16 de Março na Crimeia e ameace com «sanções, a verdade é que nem os...
PCP

Avante com Abril!

Nos próximos dias 5 e 6 de Abril realiza-se em Lisboa o 10.º Congresso da JCP. Um Congresso que há muito está em construção, que analisa as brutais alterações nas condições de vida da juventude nos últimos três anos e que procura, a cada momento, dinamizar o processo de luta. Um Congresso profundamente ligado à juventude, às suas características, formas de estar, preocupações e anseios.

Em Foco

Devolução dos roubos e outro Governo

Com a sua forte participação na manifestação nacional de dia 14, milhares de trabalhadores da Administração Pública mostraram nas ruas de Lisboa os motivos da crescente revolta e reafirmaram a determinação de manter a luta para que seja devolvido tudo o que foi roubado à conta da «austeridade» e para que seja demitido o Governo que conduziu o saque, contra a lei e a Constituição.

A União Europeia não é reformável

As tentativas de submissão nacional em curso na UE representam uma forma de opressão de classe que vem sendo exercida sobre os trabalhadores e os povos, para além de um inquietante e perigoso ataque à democracia. Quem, afirmando-se à esquerda, não o perceber, ou não o quiser perceber, não compreenderá um dado decisivo para intervir sobre a realidade do nosso tempo, transformando-a no sentido do progresso social – palavras de João Ferreira, primeiro candidato da CDU, na entrevista ao Avante! em que refere a importância das eleições de 25 de Maio, alerta para os perigos do federalismo, critica a adesão ao euro e sublinha a necessidade de reforçar a votação na CDU para a mudança de rumo na vida nacional.

PCP

«Uma justiça para os pobres e outra para os banqueiros»

Portugal não pode aceitar «uma justiça para os pobres e outra para os banqueiros e outros ricaços», defendeu Jerónimo de Sousa. O dirigente do PCP afirmou que a prescrição das penalizações aplicadas a banqueiros «é mais um escândalo de proporções inauditas».

93 anos e muito futuro

Não é só nas grandes iniciativas, que contam com centenas de participantes e com a presença do...

Manter pública a TAP

«A TAP não precisa de ser privatizada para ser a poderosa realidade económica que...

Crescer e reforçar

Elemento essencial do reforço do Partido é a realização de assembleias das organizações aos mais...

Objectivos antidemocráticos

O PCP denunciou anteontem, em comunicado, o conteúdo gravoso dos projectos do PS, PSD e CDS de alteração das leis eleitorais.

Defender direitos, travar a ofensiva

Só unidos e organizados é possível aos trabalhadores travar com êxito a luta contra a ofensiva em curso e em defesa dos seus direitos, garante o PCP.

Política cruel

O PCP promoveu, no dia 14, em Setúbal, um encontro com associações de deficientes sobre os problemas das pessoas com...

Mulheres discriminadas

O deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores apresentou no dia 11 um voto para assinalar do...

Concurso de postais

Está lançado o concurso de postais da Festa do Avante!, que decorre até 29 de Abril. O objectivo é a...
Trabalhadores

Trabalhadores exigem<br>demissão e soluções

Durante a semana nacional de luta, que a CGTP-IN convocou para propiciar a convergência de acções pela demissão do Governo, por aumentos salariais e pela resolução de problemas específicos de empresas e sectores, milhares de trabalhadores realizaram greves, plenários e manifestações por todo o País.

Militares à beira de gritar

O «desfile da família militar», entre a Praça Luís de Camões e o Palácio de São Bento, não teve palavras de ordem, mas no final o presidente da ANS evocou Zeca Afonso e apelou a que «não nos obriguem a vir para a rua gritar».

Greve na Valorsul

Às zero horas de segunda-feira começou, com adesão total, uma greve de quatro dias dos trabalhadores da Valorsul. Na...

Vitória no Arsenal do Alfeite

Ao fim de nove anos de batalha jurídica, os trabalhadores do Arsenal do Alfeite viram reconhecida em tribunal, e estando já...
Assembleia da República

Travar retrocesso e afirmar a alternativa

A situação económica e social foi dia 13 passada a pente fino na interpelação do PCP ao Governo. Avaliado o estado do País, a conclusão foi óbvia: o quadro é de «enorme gravidade» e urge pôr-lhe cobro, sob pena de ser o próprio futuro que fica comprometido.

Confiança no povo

À deputada do PSD Mercedes Borges, que repetindo frases gastas atribuiu ao PCP um «discurso tremendista», acusando-o de...

Saúde em perigo

A degradação da prestação de cuidados de saúde é bem o espelho das opções e...

Viver muito pior

Abordadas por Jorge Machado foram as repercussões da política do Governo e da troika sobre a vida dos portugueses, nomeadamente...

Por trás da aparência

A agricultura ou o turismo são áreas que ilustram a dura realidade que está para além da propaganda e das...

O drama do desemprego

Trazido para o centro do debate foi também o flagelo do desemprego. Apesar dos níveis incomportáveis em que se situa,...

Libertar o País da especulação

A reestruturação da dívida pública voltou a ser defendida pelo PCP, que não duvida de que a mesma «terá de ser feita» e que este é o «único caminho que serve os interesses do País».

Facilitar ainda mais o despedimento

Uma alteração para facilitar e promover os despedimentos, assim avalia o PCP o diploma do Governo aprovado sexta-feira passada na AR que introduz mexidas no Código do Trabalho.

Veto presidencial

Reagindo à decisão do Presidente da República de vetar o diploma do Governo que aumenta os descontos para a ADSE, o...

Persistem dúvidas e críticas

O Parlamento aprovou recentemente uma resolução apresentada pelo PSD/CDS-PP onde se recomenda ao Governo a criação...

Resposta adiada

O projecto de lei sobre a co-adopção de crianças por casais homossexuais foi chumbado com os votos contra do PSD e do...
Nacional

CDU reclama reabilitação

João Ferreira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, esteve, no dia 8, no Porto, onde defendeu a urgência de uma política de investimento público para a requalificação e repovoamento do centro histórico da cidade.

Contra a destruição da Educação

Os estudantes do Ensino Básico e Secundário realizaram quinta-feira, 13, um Dia Nacional de Luta, para denunciar todos os ataques feitos ao ensino público por parte do Governo PSD/CDS e reivindicar mais financiamento para a educação.

Suspensão antidemocrática

A directora da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, decidiu suspender três alunos, membros da...

Preparar o 10.º Congresso da JCP

A JCP vai realizar nos dias 5 e 6 de Abril, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, o seu 10.º Congresso. No final dos...

Portugal empobrecido

O diploma do novo mapa judiciário, recentemente aprovado em reunião do Conselho de Ministros, «obedece a uma lógica...
Europa

Direita perde a vergonha

Um relatório do PCP que defende a redução da disparidade salarial entre homens e mulheres foi chumbado com os votos dos deputados do PSD e CDS/PP.

Comissão renitente

O Parlamento Europeu rejeitou, dia 12, por uma expressiva maioria a proposta da Comissão Europeia de regulamentação das sementes, mas Bruxelas não desiste.

Marchas para Madrid

Milhares de pessoas cruzam as estradas nas diferentes regiões de Espanha com destino à capital, onde, no próximo...
Internacional

Crimeia integra Rússia

Vladimir Putin assinou com as autoridades da Crimeia e de Sebastopol um acordo para a integração dos territórios na Federação Russa, isto depois de a população da península ter aprovado, domingo, em referendo, a reunificação.

Nova derrota da extrema-direita

No momento em que escrevemos estas linhas, com risco da própria vida, ouvimos o assobio assassino das balas sobre a cabeça. Vidros estilhaçados saltam por todos os lados, convertidos em milhares de projecteis mortais. E com um bocadinho de imaginação até é possível sentir o trovejar dos canhões não muito longe, ali ao pé da serra. A terra treme. Caracas é um caos. Caracas? Não. A Venezuela! O país arde de Norte a Sul. De Este a Oeste. Estamos à beira da guerra civil!...

Golpe de estado em banho-maria

Gisella Rubilar Figueroa é uma das mais recentes vítimas provocadas pela extrema-direita que nunca deixou de acariciar a ideia...
Temas

Chávez da vitória

Falecido a 5 de Março de 2013, fez recentemente um ano, o líder da revolução bolivariana deixou um impressivo legado de progresso e soberania, cujo futuro e aprofundamento o povo e o governo venezuelanos procuram defender enfrentando a reacção da oligarquia local, que tem no imperialismo norte-americano o seu principal alento.

Renegociar a dívida pública<br>Defender o interesse nacional

Na passada semana 70 ditas personalidades de diferentes quadrantes políticos, desde o CDS passando pelo PSD e PS e acabando no BE, subscreveram um manifesto em que consideram insustentáveis os níveis actuais da nossa dívida pública e defendem a sua reestruturação como única forma de poderem ser libertados recursos financeiros nacionais que permitam à economia crescer de forma duradoura e consequentemente pagar a dívida.

Argumentos
TVisto

Mil dias

Foi na imprensa e não na TV que um dia destes encontrei a informação de que Passos Coelho completava mil dias na chefia...
Aconteceu

Imagens para a história

O livro «Uma Certa Maneira de Cantar», publicado em 1977 pelas Edições Avante! foi escolhido para integrar o...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Matosinhos  ...

A semana em resumo

Frases

“Qualquer opção de reestruturação da dívida seria...