Editorial

NÃO HÁ FESTA COMO ESTA

São muitas as tarefas que, no momento actual, se colocam ao colectivo partidário comunista, entre elas: a batalha das...
Opinião
Crónica Internacional

Revolução no Egipto?

Quando em 2011 eclodiram as grandes manifestações no Egipto, muitos foram os que se apressaram a rotular de...
Actual

Esquerda Moderna

 As negociações entre PS, PSD e CDS decorriam na segunda-feira, e nas palavras de um dos representantes do PS, de acordo...
Actual

Os carrascos

Na quinta-feira passada, a Assembleia da República discutiu as propostas de lei do Governo para aumentar o horário de trabalho e...
Actual

A barbearia da Carris

 Sinal dos tempos que vivemos, a mais célebre barbearia do país... não existe! É verdade. Ela faz capa de...
A talhe de foice

A metáfora

«Quando o governo viola os direitos do povo, a insurreição é, para o povo e para cada porção do povo,...
PCP

O Partido que não é igual

O PCP desempenha hoje na sociedade portuguesa um papel necessário, indispensável e insubstituível. Pela acção permanente e quotidiana em defesa dos interesses do povo e do País, pelo combate firme e persistente à política de direita, pelo empenho na unidade da classe operária, na formação de uma vasta frente social de luta, no fortalecimento das organizações e movimentos unitários de massas, o PCP é uma força indispensável na resistência e na luta contra o pacto de agressão. Pelo seu projecto e propostas, o PCP é também uma força indispensável à concretização da alternativa.

Em Foco

Pelo serviço público, contra a privatização

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto – STCP, é uma empresa de capital 100% público que enfrenta as consequências da política de direita. Esta empresa, que conta com mais de 140 anos de história, atravessa um período de grande instabilidade causada pela elevada dívida à banca – responsável por sucessivos resultados financeiros negativos – e pela aplicação do «Plano Estratégico de Transportes», que visa, sob o pretexto de obter ganhos de eficiência, entregar aos operadores privados o serviço público de transporte na área do Grande Porto.

PCP

Homenagem a Alfredo Dinis

A Direcção Concelhia de Loures do PCP promoveu, no dia 4 de Julho, uma Homenagem a Alfredo Dinis...

Passeios no Tejo

Os famosos passeios do Tejo do início dos anos 40 foram recriados no sábado, numa original iniciativa que envolveu largas...

Ministério Público dá razão ao PCP

O regulamento municipal de propaganda da Câmara Municipal do Porto é antidemocrático e inconstitucional, e a pintura de um mural não é crime, reconhece Ministério Público.

Juntar forças para travar o desastre

A Comissão Política do Comité Central do PCP alertou anteontem para as manobras em curso para, com este Governo ou com outro, com ou sem eleições, prosseguir a política de exploração, e insiste na alternativa patriótica e de esquerda.

Trabalhadores

Problemas e luta sem férias

«Das reuniões entre PS, PSD e CDS não resultará nada de positivo para os portugueses», avisou segunda-feira a CGTP-IN, que prepara para a próxima semana uma forte contestação da legislação laboral que o Governo quer aprovar.

STAL convoca para dia 24

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local avançou com contactos e plenários nos serviços e apelou a uma forte presença em São Bento, no dia 24, quando graves matérias serão votadas no plenário parlamentar.

Ataque ilegal ao FEFSS

O Governo violou o objectivo que a lei define para o Fundo de Estabilização da Segurança Social, denunciou a CGTP-IN, que na segunda-feira apresentou queixa ao Provedor de Justiça.

Frustock fora da lei

Na sequência do pedido de intervenção por parte do SINTAB/CGTP-IN, relativamente ao despedimento do trabalhador e...

Enfermeiros persistem

O Ministério da Saúde apresentou-se na reunião de dia 12, com o Sindicato dos Enfermeiros...

Dívidas aos trabalhadores

Face à dívida de mais de dois milhões de euros a 241 trabalhadores de duas empresas falidas há já mais de...
Assembleia da República

Governo derrotado e sem futuro

Nada para melhor tudo para pior: desemprego, recessão, redução do PIB e do investimento, insolvências de empresas e famílias, dívida e juros que esmagam, exploração sem freio, impostos brutais, cortes nos salários, nas reformas e prestações sociais, degradação dos serviços públicos.

De que lado está o PS?

Num debate muito percorrido por um jogo de aparente sedução e namoro, destinado a envolver com o alto patrocínio de...

Censura ao Governo

O Parlamento discute hoje a moção de censura ao Governo do Partido Ecologista «Os Verdes», anunciada pela deputada...

Chocante insensibilidade

 

Os votos contra da maioria PSD/CDS-PP, bem como do PS (votou negativamente em dois e absteve-se no diploma sobre o Fundo de Garantia Salarial), inviabilizaram três diplomas do PCP que visavam melhorar a protecção social no nosso País.

 

Mais um ataque insidioso

Na véspera do primeiro-ministro afirmar na AR que pusera em banho-maria diplomas essenciais em nome do diálogo com o PS e para...
Nacional

Vendas Novas em boas mãos

Com a presença de Jerónimo de Sousa, a CDU apresentou, no dia 9, os seus candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Vendas Novas.

Novo rumo para Castelo Branco

O músico, compositor e professor João Pedro Delgado, e Ana Maria Leitão, professora, são, respectivamente, os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Castelo Branco. O mandatário da lista é João de Sousa Teixeira, poeta albicastrense.

Compromisso com as pessoas

A CDU de Évora realizou, no dia 8, uma sessão pública para divulgar o compromisso público dos seus candidatos com a população e com o distrito.

CDU reclama investimentos

A CDU realizou, no dia 29 de Junho, uma visita de trabalho e contactos no Porto de Pesca de Portimão, onde defendeu a importância da pesca para o desenvolvimento económico da região.

Reforçar a CDU

A CDU apresentou, no dia 29 de Junho, os candidatos da CDU à União das Freguesias da Glória...

Fazer melhor

Mais de 400 pessoas participaram, no dia 7, na apresentação de todos os candidatos da CDU aos vários...

Em prol do povo

No dia 22 de Junho, a CDU apresentou David Grave e Virgílio Ambrósio como os seus cabeças de lista à...

Mudar Lisboa

Mais de três centenas de pessoas participaram na festa popular organizada pela CDU este sábado, na Alameda, em Lisboa, onde...

Mais CDU

LUSA Mais de duas centenas de pessoas participaram, domingo, no almoço da CDU em Secarias, concelho de...

CDU denuncia abandono

No dia 5 de Julho, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Montijo,...

Defender direitos

Na inauguração da sede da CDU de Grândola, que aconteceu no dia 28 de Junho, na presença de 400 pessoas, foram...

«Nada foi feito»

No dia 30 de Junho, Pedro Carvalho, vereador e cabeça de lista da CDU à Câmara do Porto,...

Apoio no Seixal

Mais de 700 pessoas participaram, no dia 9, num jantar de apoiantes da CDU, onde foram apresentados os candidatos à Câmara e...

Arraial em Coimbra

Cerca de 300 pessoas participaram, no dia 3, no arraial popular realizado no Largo do Romal, em Coimbra, onde foram apresentados os...

Construir o futuro

Os candidatos da CDU do Barreiro continuam a participar em diversos contactos com a população e instituições no...
Europa

Resposta popular à ofensiva

Trabalhadores de todos os sectores cumpriram, anteontem, 16, uma greve geral na Grécia contra os despedimentos e a abolição de direitos sociais, laborais e políticos.

A queda de Juncker

Ministro há 30 anos e primeiro-ministro há 18, Jean-Claude Juncker apresentou a sua demissão, dia 10, na sequência de um relatório parlamentar sobre os serviços secretos.

Cañamero protesta em silêncio

O presidente do Sindicato Andaluz dos Trabalhadores (STA) recusou-se, dia 10, a prestar declarações perante o Tribunal Superior...

Royal Mail à venda

O governo britânico anunciou, dia 10, a privatização do serviço público de correios Royal Mail, medida...

França perde triplo A

A agência Fitch retirou, dia 12, à França a notação máxima de triplo A, seguindo a decisão...
Internacional

Da herança maldita ao novo projecto

O Partido Comunista do Brasil vê nas manifestações de rua um sinal de que «as conquistas não podem parar» e que 10 anos de mudanças ainda não superaram séculos de desigualdade social.

Tropas israelitas detêm criança

A organização judaica de defesa dos direitos-humanos B’Tselem acusa os militares israelitas na Cisjordânia de violação das normas que impedem a detenção de menores de 12 anos ao prenderem Maswade Wadi, de cinco anos.

Novo governo no Egipto

O novo governo egípcio, liderado pelo magistrado Adli Mansur, é composto por 35 membros três dos quais mulheres, uma delas...

Justiça para Trayvon

Este é George Zimmerman. O seu cadastro criminal que diga o que disser, George autodenomina-se um...
Argumentos
TVisto

Miséria, disse ela

Foi na passada quarta-feira, 10, em «Discurso Directo», programa interactivo da TVI24 todos os dias úteis gerido com...
Religiões

O covil dos ladrões

«As Fundações e os governos podem tomar a iniciativa de criar fundos para o negócio social (social business), como forma de lutar contra a pobreza... A banca portuguesa apostou neste produto... Fazer bem às pessoas, sem esperar obter lucros. Aquilo que actualmente fica na área da Caridade pode passar a constituir um negócio social que não custa dinheiro a ninguém» (DN, Economia, 23.7.2007, Muhanimad Yunus, Nobel da Paz).


«A Nova Ordem Mundial é sustentada pela pobreza humana e pela destruição do ambiente. Desde os anos 90, tem vindo a estender o seu domínio a todas as principais regiões do mundo. O objectivo principal é o aumento da oferta, a minimização do custo da mão-de-obra, a diminuição da procura e o crescimento do lucro. Os salários reais no Terceiro Mundo e na Europa de Leste chegam a ser setenta vezes inferiores aos dos EUA, da Europa Ocidental ou do Japão» (Michael Chossudovsky, Novembro de 2003).


«A inflação no sector alimentar aumentou 83% nos últimos três anos... O preço do arroz, milho e trigo, base da alimentação da maioria da população, subiu mais de 180% no mesmo período... De acordo com a ONU (FAO) 37 países encontram-se ameaçados pela instabilidade social devido à escassez de alimentos. O Banco Mundial afirma que a crise dos alimentos afecta já 100 milhões de seres humanos...

Assim, enquanto milhares de pessoas morrem à fome, devido à falta de alimentos básicos, os grandes grupos agro-alimentares têm lucros escandalosos...» («Fome mundial, fartura de capital», Revista Rubra, No. 2).

Festa do Avante!

Sagração da Primavera

Cada época histórica tem as suas figuras míticas e o século da televisão, também com a...

Concerto N.º 5

De uma forma geral usamos o termo «concerto» com o significado de espectáculo público onde se toca música,...

Sinfonia N.º 1

No domínio da música erudita (comummente, mas, a meu ver, incorrectamente referida como «música...

Concerto Sinfónico

Image 13645

Integrado nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, o concerto sinfónico de sexta-feira na Festa do Avante! apresenta um conjunto de peças que se desejou ligadas à sua figura e obra. Para além daquelas expressões em que revelou uma relevante capacidade criativa – nomeadamente a pintura e a escrita – o interesse de Álvaro Cunhal por outras expressões – música, cinema, fotografia – deu também origem a uma reveladora intervenção crítica e de reflexão sobretudo, na sua obra A Arte,o Artista e a Sociedade (1996). As três obras que compõem o programa do  concerto da Festa procuram encontrar coerência com traços fundamentais do pensamento de Álvaro Cunhal. Foi assim seleccionada uma peça de um importante compositor português injustamente pouco divulgado, João Domingos Bomtempo, expressão do constante e apaixonado empenho de Cunhal na defesa do património cultural português em todas as suas expressões – eruditas, populares, musicais, plásticas, literárias –, componente de um pensamento e de uma intervenção em que a defesa do patriotismo e dos interesses do País e do povo consituiram uma linha fulcral. Por outro lado, a paixão do autor de Até Amanhã, Camaradas pela obra de Ludwig van Beethoven era conhecida, não sendo seguramente surpreedente que esse particular apreço envolvesse não apenas a beleza da música como igualmente o comprometmento do compositor com a Liberdade, outro elemento condutor de uma vida de inquebrantável revolucionário que foi a de Álvaro Cunhal. A quem não seria seguramente indiferente, antes constituiria seguro motivo de orgulho, que fossem portugueses a orquestra – a Sinfonietta de Lisboa –, o maestro – Vasco Azevedo –, e o solista – Pedro Burmester – que no Palco 25 de Abril darão corpo a esta homenagem. Encerra o concerto um outro centenário, o da estreia de A Sagração da Primavera. A modernidade, o anseio e vigor criativo e inovador da obra de Stravinsky de muitas formas acompanham esse impulso que fez do século passado o início e o concretizar de muitas esperanças e vitórias. Foi polémica e atribulada a afirmação da Sagração, mais um exemplo que o futuro não nasce com simplicidade e sem dificuldades. Por isso continuamos e continuaremos fazer de cada dia mais um dia de criação de Primaveras.

Aconteceu

Crise baixa natalidade

Os índices de natalidade da União Europeia caíram nos últimos anos em relação directa com o aumento...

Joaquim Benite homenageado

Joaquim Benite foi homenageado, dia 11, no Teatro Nacional D. Maria II, no intervalo da peça «O prémio Martin», que...

China exporta mais

Entre Janeiro e Junho, as exportações chinesas subiram 10,4 por cento, totalizando 1,05 biliões de dólares (822...

A semana em resumo