Homenagem a Alfredo Dinis

Image 13619

A Direcção Concelhia de Loures do PCP promoveu, no dia 4 de Julho, uma Homenagem a Alfredo Dinis – “Alex”–, nos 68 anos do seu assassinato pela PIDE, com a deposição de uma coroa de flores no Memorial ao Alex na Estrada da Bemposta (freguesia de Bueclas).

Na homenagem participaram Manuel Pedro, resistente anti-fascista e antigo membro do Comité Central do PCP, Élio Matias, cabeça de lista da CDU à Junta de Freguesia de Bucelas e ainda outros candidatos às próximas eleições autárquicas.

Alfredo Dinis foi assassinado a tiro pela PIDE, a 4 de Julho de 1945, em plena luz do dia, na Estrada da Bemposta (Estrada Nacional 115, ao quilómetro 71,2), quando se dirigia na sua bicicleta para um encontro em Á-das-Lebres (freguesia de Santo Antão do Tojal). Contava apenas 28 anos.

Além de outras lutas que impulsionou, Alfredo Dinis foi um dos organizadores das grandes greves de 8 e 9 de Maio de 1944, que ficaram conhecidas pela «Greve do Pão».

Alex foi um combativo militante comunista, um valoroso antifascista e um incansável construtor do Partido.



Mais artigos de: PCP

Azeitão precisa de novo Centro de Saúde

Com o objetivo de conhecer de perto as condições humanas e materiais do Centro de Saúde de Azeitão, uma delegação do PCP visitou no dia 8 de Julho aquele equipamento de saúde, onde foi recebida pelo gestor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde...

O Militante está à venda

«Álvaro Cunhal – a organização e a luta dos trabalhadores.» É esta a frase inscrita na capa da edição de Julho/Agosto da revista O Militante, já à venda, que prossegue a publicação de artigos sobre o...

Passeios no Tejo

Os famosos passeios do Tejo do início dos anos 40 foram recriados no sábado, numa original iniciativa que envolveu largas dezenas de militantes e simpatizantes do PCP dos concelhos da Moita, Barreiro e Vila Franca de Xira. A bordo do varino «Boa Viagem» (propriedade da Câmara Municipal da...

Ministério Público dá razão ao PCP

O regulamento municipal de propaganda da Câmara Municipal do Porto é antidemocrático e inconstitucional, e a pintura de um mural não é crime, reconhece Ministério Público.

Juntar forças para travar o desastre

A Comissão Política do Comité Central do PCP alertou anteontem para as manobras em curso para, com este Governo ou com outro, com ou sem eleições, prosseguir a política de exploração, e insiste na alternativa patriótica e de esquerda.