Edição de Julho/Agosto

O Militante está à venda

Image 13620

«Álvaro Cunhal – a organização e a luta dos trabalhadores.» É esta a frase inscrita na capa da edição de Julho/Agosto da revista O Militante, já à venda, que prossegue a publicação de artigos sobre o pensamento político de Álvaro Cunhal, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Como se lê no texto de abertura deste artigo, constituído por diversas citações (das obras O Partido com Paredes de Vidro; Rumo à Vitória; Acção Revolucionária, Capitulação e Aventura; O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista; dos informes ao III e ao IV congressos e de diversas intervenções), esta é porventura a questão que mais atenção mereceu no conjunto da acção e da obra de Álvaro Cunhal.

Os membros da Comissão Política Armindo Miranda, Rui Fernandes e Vasco Cardoso reflectem respectivamente sobre «A alternativa. A luta. O Partido», «Conceito estratégico e interesse nacional» e «Preparar o País face a uma saída do euro», enquanto Maria da Piedade Morgadinho, da Comissão Central de Controlo, lembra o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia, em Julho de 1953, num artigo intitulado «O armistício, o paralelo 38, a grande derrota dos EUA».

José Saraiva, em «Economia», assina «A vitalidade das MPME – o seu papel na economia e a luta necessária»; José Manuel Jara aborda «A revelação do oportunismo (a propósito da obra Memórias de Carlos Brito sobre Álvaro Cunhal)». A secção «Organização» é composta por dois artigos: «Reforçar o PCP, construir a alternativa para um distrito com futuro», assinado por Sónia Pombo (Castelo Branco), e «Com os trabalhadores e com o povo – Organizar, intervir e crescer no distrito», de Pedro Ferreira (Braga). O texto de abertura é intitulado «Por uma política e um governo patrióticos e de esquerda» e é ainda publicado o comunicado da reunião do Comité Central de 5 de Maio.



Mais artigos de: PCP

Azeitão precisa de novo Centro de Saúde

Com o objetivo de conhecer de perto as condições humanas e materiais do Centro de Saúde de Azeitão, uma delegação do PCP visitou no dia 8 de Julho aquele equipamento de saúde, onde foi recebida pelo gestor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde...

Homenagem a Alfredo Dinis

A Direcção Concelhia de Loures do PCP promoveu, no dia 4 de Julho, uma Homenagem a Alfredo Dinis – “Alex”–, nos 68 anos do seu assassinato pela PIDE, com a deposição de uma coroa de flores no Memorial ao Alex na Estrada da Bemposta (freguesia...

Passeios no Tejo

Os famosos passeios do Tejo do início dos anos 40 foram recriados no sábado, numa original iniciativa que envolveu largas dezenas de militantes e simpatizantes do PCP dos concelhos da Moita, Barreiro e Vila Franca de Xira. A bordo do varino «Boa Viagem» (propriedade da Câmara Municipal da...

Ministério Público dá razão ao PCP

O regulamento municipal de propaganda da Câmara Municipal do Porto é antidemocrático e inconstitucional, e a pintura de um mural não é crime, reconhece Ministério Público.

Juntar forças para travar o desastre

A Comissão Política do Comité Central do PCP alertou anteontem para as manobras em curso para, com este Governo ou com outro, com ou sem eleições, prosseguir a política de exploração, e insiste na alternativa patriótica e de esquerda.