Editorial
Opinião
Actual

Todos, sem excepção

Muitos são os ex-governantes que, nos últimos tempos, têm aparecido a disparar contra o actual Governo. Lendo-os ou...
Actual

Três datas e dois apontamentos

3 de Maio: o Primeiro-Ministro dirige-se ao País para comunicar o programa de terrorismo social das troikas: despedimentos, aumento do...
PCP

Alternativa só com o PCP

Os últimos dias acabaram por desmascarar a mais recente manobra de Paulo Portas e do CDS, que visava branquear as suas severas responsabilidades na condução da política de destruição deste Governo e aparecer como partido preocupado com a situação dos reformados. Depois de uma compungida declaração num domingo à tarde, em que «traçou uma linha» na nova taxa sobre as reformas anunciada por Passos Coelho, Portas e o CDS lá engoliram tudo e passaram a aceitar a integração desta taxa na lista das medidas comprometidas com a troika, dizendo que está lá mas não é obrigatório aplicar!

A talhe de foice

Poses e posses

Reduzidos à loquaz ninharia do quotidiano, Passos e Portas encolheram até ao tamanho que sempre tiveram – o da...
Crónica Internacional

A Gládio está presente

Nos anos 80 o Luxemburgo foi palco duma vintena de atentados bombistas. Volvidos quase 30 anos, dois polícias estão a ser...
Em Foco

Do lado certo da História

O 1.º de Maio é uma data especial na luta dos trabalhadores pela sua emancipação e, por maioria de razão, também o é para os comunistas. Em Portugal dos anos do fascismo e do período revolucionário, foi nesta data que tiveram lugar algumas das mais importantes jornadas de luta da classe operária e dos trabalhadores pela liberdade, a democracia e o socialismo. Nesta edição lembramos três dessas jornadas – 1962, 1974 e 1975 – e o que delas disse e escreveu Álvaro Cunhal, principal obreiro do Partido Comunista Português e construtor destacado do movimento sindical unitário reunido em torno da CGTP-IN.

Programa diversificado

Filmes, teatro, evocação histórica, debate sobre temas políticos e culturais. É tudo isto que se pode...

Comemorações

Mais de 60 pessoas, de diferentes quadrantes ideológicos e diversas profissões, constituem desde a semana passada o...
PCP

Inevitável é a luta

Há uma política alternativa capaz de promover o crescimento económico e a criação de emprego e de libertar o País da política das troikas e da submissão aos monopólios, cabendo aos trabalhadores e ao povo, com a sua luta, construí-la. Foi esta a mensagem central deixada no desfile que o PCP promoveu ao final da tarde de dia 9 na baixa lisboeta, que contou com a participação combativa de mais de mil militantes e simpatizantes do Partido.

Instrumento para a acção

«Num momento em que a obra, o pensamento e a luta de Álvaro Cunhal conhecem uma mais dedicada e merecida atenção», o seu «valioso legado teórico e de intervenção política, mas igualmente cultural e artístico» afirma-se como «referência na luta pelos valores da emancipação social e humana», disse Jerónimo de Sousa, anteontem, na sessão de apresentação do IV Tomo das Obras Escolhidas.

Um País dependente

No âmbito da Campanha Nacional do PCP «Por uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda», realizou-se, no dia 7, em Coimbra, um debate sobre «As desigualdades na sociedade e no território – dimensões do desenvolvimento capitalista».

Desenvolver o interior

Portalegre acolheu, no dia 4, uma sessão pública sobre «Desenvolvimento Económico e Social do Interior: que...
Trabalhadores

Razão e força<br>contra mais exploração

Em vários sectores da Administração Pública, os trabalhadores e as suas organizações de classe contestam com firmes argumentos o agravamento da política de «austeridade». Contra esta política, pela demissão do Governo que a executa e por uma alternativa, as acções em curso e anunciadas para os próximos dias mostram como a luta dá mais força à razão que acabará por se impor.

A Belém contra o desemprego

O aumento do desemprego, visível nos últimos dados do INE, reflecte a destruição da produção nacional e o encerramento de serviços públicos, comentou a Interjovem, apelando à mobilização para 25 de Maio.

Manter pensões, cortar na raiz

O Governo pretende mesmo cortar 6500 milhões de euros, exclusivamente a assalariados, desempregados e pensionistas. A CGTP-IN condenou a encenação à volta do ministro Portas e insistiu que é preciso mudar de política e de Governo.

Inaceitável e impraticável

Em vez de falar no aumento da idade de reforma para os 66 anos, o Governo deveria iniciar a discussão com os sindicatos com vista...

Sekurit em greve

Foto LUSA Uma série de greves de quatro horas decorre, desde segunda-feira, até sábado...

Em defesa dos CTT

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações convocou para dia 7 de Junho uma greve nos CTT Correios...

Centenário em Évora

No dia 11, sábado, no pólo Luís António Verney da Universidade de Évora, a União dos Sindicatos...

Greve no Dia dos Museus

A secretaria de Estado da Cultura decidiu comemorar o Dia Internacional dos Museus e Palácios (18 de Maio, sábado) exigindo...
Assembleia da República

Mais um passo para liquidar direitos

O Secretário-geral do PCP acusou o Governo de não tocar em «quem mais tem e quem mais pode», optando por novas medidas de «terrorismo social».

Um péssimo negócio

O PCP está contra a privatização dos CTT, entendendo que essa é uma medida que resulta em prejuízo para o...

A definhar e regredir

«Severos prejuízos para Portugal, para a nossa soberania, para a nossa economia, para os direitos do nosso povo», eis, em síntese, o balanço de vinte anos de vigência do Tratado de Maastricht e do caminho que este veio consagrar, designadamente a união económica e monetária e o euro.

Gestão tem de ser pública

Foram recentemente rejeitados pelos partidos da maioria governamental, com a abstenção do PS e os votos favoráveis dos...

Estaleiros de Viana

Foi aprovada na passada semana na comissão de Orçamento e Finanças a proposta do PCP para a realização de...
Nacional

Construir o futuro

A CDU apresentou, no dia 11, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, perante centenas de pessoas, os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente Carlos Humberto de Carvalho e Frederico Pereira.

Avançar em Évora

A CDU realizou um Encontro Distrital, no dia 4, no Palácio de D. Manuel em Évora, no qual participaram cerca de duas centenas de activistas e simpatizantes.

CDU apresenta soluções

Pedro Carvalho, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto, visitou, no dia 5 de Maio, a Associação de Moradores da Zona do Campo Alegre, com o objectivo de contactar com a população e conhecer a experiência ímpar deste bairro.

«Sesimbra com vida»

No dia 11, a CDU apresentou, no Cineteatro Municipal João Mota, os candidatos à presidência da Câmara e Assembleia...
Europa

Protestos continuam

A vitória relativa dos conservadores na Bulgária parece não ter convencido ninguém e tudo indica que primeiro-ministro demissionário Boiko Borissov terá dificuldades em formar governo.

Não à gestão privada

Em apenas seis dias, os organizadores do referendo contra a gestão privada da saúde recolheram mais de um milhão de votos, dos quais 924 733 directamente nas mesas de voto.

Requisição civil na Grécia

O governo grego decretou a mobilização civil dos professores do secundário a partir de amanhã, 17, data em que o...

Essoutra Europa

Os desenvolvimentos da crise na União Europeia e o alastramento das suas dramáticas...
Internacional

A tentação de voltar ao passado

A direita fascista pretende regressar a Abril de 2002. Está a repetir, incansável e perigosamente, a mesma manipulação, os mesmos argumentos, as mesmas provocações, o mesmo guião que então levou ao golpe de Estado.

Contra a ingerência

Milhares de pessoas manifestaram-se segunda-feira em Antakya (antiga Antioquia síria), na província de Hatay, na Turquia, contra a intervenção externa na vizinha Síria e acusaram o governo de Ancara de apoiar os grupos armados.

Grupo de trabalho do EIPCO reuniu

O Grupo de Trabalho (GT) dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) esteve reunido em Lisboa, no dia 11...

PCP saúda Polisário

O Secretariado do Comité Central enviou à Frente Polisário uma saudação por ocasião do 40.º...
Temas

Horas decisivas – o golpe final (3)

Terminada a enérgica e contínua preparação política das massas de homens que compunham, agora, o conjunto de frentes soviéticas, em acordo, com o plano geral que Jukov e Vasilievski tinham preparado e Staline subscrevera, estabeleceu-se que a fase de arranque da nova batalha de Stalinegrado começaria às 07.30 horas da manhã de 19 de Novembro de 1942 com fortes, quase intermináveis, barragens de fogo de artilharia. Era o sinal de que as frentes Ocidental-Sul e do Dão iam contra-atacar.

Argumentos
TVisto

Ao fundo do túnel

Quando, há mais de duas semanas, ruiu em Daca, no Bangladeche, um edifício onde estava instalada uma fábrica de produtos...
Religiões

O grande patrão capitalista

«A crise do Vaticano faz parte da crise do sistema capitalista… O Vaticano está muito longe do Céu e muito perto...
Aconteceu

Emigrantes procuram Alemanha

A emigração de portugueses para a Alemanha sofreu um aumento de 43 por cento em 2012, com mais quatro mil entradas em...

EDP renováveis engrossa lucros

O lucro da EDP Renováveis aumentou 45 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, atingindo...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sexta-feira, 17...

A semana em resumo

Frases

“Hoje, apesar da liberdade e dos direitos políticos, o país voltou a...