Editorial

2013: A LUTA CONTINUA

O Presidente da República – que, no acto de posse, jurou pela sua honra cumprir e fazer cumprir a Constituição da...
Opinião
A talhe de foice

O secretário

Um senhor com cara de Vale e Azevedo, de seu nome Fernando Leal da Costa e que ocupa o cargo de secretário de Estado da Saúde,...
PCP

2013: dar a conhecer e lutar pela alternativa

A reunião do Comité Central, realizada em Dezembro, decidiu entre outras orientações e tarefas imediatas, o lançamento de uma campanha nacional a decorrer até Maio, centrada na afirmação e divulgação da política patriótica e de esquerda que o Partido apresenta aos trabalhadores e ao povo.

 

Crónica Internacional

Ano Novo, Banca velha

O fim do ano trouxe notícias de multas recorde aplicadas pelo Ministério da Justiça dos EUA a dois colossos...
Actual

Orgulhosamente só

Entre o patético e o desprezível, a mensagem de Natal de Passos Coelho revela-se inquietantemente inspirada no pior que o...
Actual

«Annus Horribilis»

Os media dominantes, no balanço/previsão de 2012-2013, repetem as opiniões recorrentes de todos os «annus...
Actual

1913

Em 1913 o parlamento da África do Sul proíbe os negros de possuir terras ou de as adquirir a brancos. A taxa de analfabetismo em...
Em Foco

Resposta firme à ofensiva

O Governo e o seu MEC persistem em atacar a escola pública e os que nela trabalham. Os cortes no financiamento e o roubo de salários e subsídios são agravados pelas intenções declaradas para 2013. A Fenprof e os professores preparam a devida resposta.

PCP

Centenário de Álvaro Cunhal com vasto programa

O centenário do nascimento de Álvaro Cunhal será assinalado ao longo de 2013 em múltiplas iniciativas onde será valorizada a sua dimensão de homem, de comunista, de intelectual e de artista.

Mensagem de confiança

Na sua mensagem de Ano Novo, Jerónimo de Sousa deixou palavras de confiança na capacidade do povo de, com a sua luta, construir um futuro melhor.

Privatização criminosa

Nenhum Governo tem o direito de alienar uma das mais importantes empresas e infraestruturas do País, afirma-se numa nota divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PCP, no dia em que o Conselho de Ministros tomou a decisão de vender 95 por cento do Grupo ANA à multinacional francesa Vinci.

DORP aponta cúmplices

Nos últimos cinco anos este caso foi diversas vezes abordado, numa perspectiva regional, nas autarquias do Grande Porto e na...

E a SATA?

O PCP reafirmou quinta-feira a sua preocupação quanto ao futuro da companhia aérea SATA Internacional, face à...

Vinci satisfeita

A Vinci Airports salientou que a aquisição da ANA lhe vai conferir o estatuto de actor internacional de primeiro plano nas...
Trabalhadores

Prioridade a esta dívida

Ao apresentar um levantamento de dívidas a trabalhadores que ficaram sem emprego, a CGTP-IN propôs dez medidas urgentes, para pôr termo a uma situação que tem raízes na política de sucessivos governos.

Assembleia da República

Sem pingo de vergonha!

A maioria PSD/CDS-PP, conjuntamente com o PS, inviabilizaram os projectos de lei do PCP que visavam suspender o aumento das rendas das habitações sociais e, simultaneamente, introduzir alterações com critérios de maior justiça social ao regime de renda apoiada. Iniciativas idênticas do BE tiveram igual desfecho, após igual votação.

Reconfiguração ao jeito do capital

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, com a abstenção do PS, em votação final global, dia 21, a proposta de lei que revê as regras e os regimes jurídicos do sector público empresarial do Estado, regional e local. Para o PCP, que votou contra (PEV e BE também), é mais um caso em que a lógica financeira prevalece sobre as questões económicas, sociais e laborais.

… e o défice é uma miragem

O cumprimento da meta do défice prometida pelo Governo para 2012 afigura-se cada vez mais improvável. Quem o diz é o PCP...
Nacional

Nova vaga de desemprego

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre a empresa Kemet Electronics, sedeada em Évora, que iniciou um processo de despedimento colectivo de 154 trabalhadores, num universo de 316.

A Água e o Saneamento<br> é um Direito Humano!

No dia Internacional dos Direitos Humanos, os presidentes de Câmara de dez cidades europeias, entre as quais a da Moita, de sete diferentes países, lançaram um apelo aos cidadãos para apoiarem e se mobilizarem para a recolha de assinaturas na Iniciativa «Cidadania Europeia» (ICE), que reclama a consideração e implementação do Direito Humano à Agua e ao Saneamento.

Regressar ao passado

A propósito da proposta de extinção de nove freguesias do concelho de Sintra, aprovada na...

CDU com a população

Numa grande acção de contacto com a população, a CDU de Esmoriz esteve no dia 22 em Campo Grande, tendo...

Faleceu Marques Júnior

Morreu, dia 31 de Dezembro, Marques Júnior, Capitão de Abril e, actualmente, presidente do Conselho de...
Europa

Monti quebra tabu

Contradizendo o que havia garantido há alguns dias, o primeiro-ministro demissionário italiano, Mário Monti, decidiu liderar uma coligação candidata às próximas eleições, agendadas para o fim de Fevereiro.

Sinais da crise em França

O número de franceses desempregados aumentou pelo 19.º mês consecutivo atingindo a maior cifra dos últimos 15 anos. A estatística foi divulgada quando o presidente, François Hollande, em queda de popularidade, se prepara para aplicar um orçamento que rouba ao povo 30 mil milhões de euros.

Os mesmos a pagar a factura

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou que a Grã-Bretanha está no caminho certo para superar a crise,...

Macedónios contra OE

Milhares de pessoas protestaram sábado, em Skopje, capital da Macedónia, contra o Orçamento de Estado, qualificado como...

2013 e o combate à UE

Após o XIX Congresso, o nosso Partido encontra-se melhor apetrechado do ponto de vista teórico, de...
Internacional

Rumo incerto na Tunísia

Os presidentes da República e da Assembleia Constituinte foram vaiados e apedrejados pelo povo de Sidi Bou Zid durante as celebrações oficiais do segundo aniversário do início da revolução tunisina. A expulsão dos governantes à pedrada foi o último episódio das convulsões que têm acompanhado o chamado processo de transição para a democracia no país.

Pela escola pública

Docentes e alunos concentraram-se, a semana passada, em Santiago do Chile, para denunciarem uma nova vaga da ofensiva governamental contra a escola pública.

Comunistas rejeitam

O Partido Comunista do Egipto (PCE) considera que a Constituição imposta pelo presidente do país, Mohamed Morsi,...

Ucrânia

Um comício antifascista juntou dez mil pessoas, em Odessa, na Ucrânia, a meio da semana passada, em...
Temas

Os deputados comunistas

Trinta e seis anos de governos e maiorias parlamentares ao serviço da política de direita e dos...

Na direcção do socialismo

O Partido Comunista Sul-Africano integra a aliança tripartida, que inclui o Congresso Nacional Africano (ANC), o mais antigo movimento...

Reconstruir a esquerda

situação na República da Irlanda é difícil mas também comporta oportunidades para o avanço da...
Argumentos
Viagens

Ao meu amigo Pedro <br>e às suas aventuras biciclistas

A primeira vez que vi este Pedro, o mesmo gastava uma barba à general Custer, com uma perinha pretensiosa e uns pelos recortados, que todas as manhãs deveriam levar uma boa meia hora de trabalho. Coisas de putos e engatatões de bairro, poderia eu pensar. Mas não gostei. O dito Custer era um implantador do imperialismo e um genocida, tal como o Hernan Cortez, o Pizarro e o nosso tal louvado Albuquerque, que matavam tudo e todos, com tal de impor a sua vontade e lei, para sacar o que tivesse valor. E não gostava que o «amigo» da minha amiga Sandra andasse misturado com genocidas nostálgicos.

TVisto

A mentira do ano

A dama chama-se Fátima, nome devoto e inocente, é suposto ser sábia nos meandros de uma visão económica que...
Aconteceu

Faleceu Paulo Rocha

Faleceu no sábado, aos 77 anos, o realizador Paulo Rocha. O óbito ocorreu num hospital do Porto onde se encontrava internado....

ONU sai de Timor-Leste

As Nações Unidas terminaram a sua última missão em Timor-Leste no último dia de...

Reuniões e outras iniciativas

Reuniões e Iniciativas   Entroncamento - Sexta-feira, 11, plenário...

A semana em resumo

Frases

“[O pagamento de metade dos subsídios de férias e de Natal em...