A talhe de foice
O secretário
PCP
2013: dar a conhecer e lutar pela alternativa
A reunião do Comité Central, realizada em Dezembro, decidiu entre outras orientações e tarefas imediatas, o lançamento de uma campanha nacional a decorrer até Maio, centrada na afirmação e divulgação da política patriótica e de esquerda que o Partido apresenta aos trabalhadores e ao povo.
Crónica Internacional
Ano Novo, Banca velha
Actual
Orgulhosamente só
Actual
«Annus Horribilis»
Actual
1913
Um ano como há muito<br>não se via
Resposta firme à ofensiva
O Governo e o seu MEC persistem em atacar a escola pública e os que nela trabalham. Os cortes no financiamento e o roubo de salários e subsídios são agravados pelas intenções declaradas para 2013. A Fenprof e os professores preparam a devida resposta.
Trabalho à borla<br>recusado em 2013
Centenário de Álvaro Cunhal com vasto programa
O centenário do nascimento de Álvaro Cunhal será assinalado ao longo de 2013 em múltiplas iniciativas onde será valorizada a sua dimensão de homem, de comunista, de intelectual e de artista.
Mensagem de confiança
Na sua mensagem de Ano Novo, Jerónimo de Sousa deixou palavras de confiança na capacidade do povo de, com a sua luta, construir um futuro melhor.
O Militante está à venda
Privatização criminosa
Nenhum Governo tem o direito de alienar uma das mais importantes empresas e infraestruturas do País, afirma-se numa nota divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PCP, no dia em que o Conselho de Ministros tomou a decisão de vender 95 por cento do Grupo ANA à multinacional francesa Vinci.
DORP aponta cúmplices
E a SATA?
Vinci satisfeita
Prioridade a esta dívida
Ao apresentar um levantamento de dívidas a trabalhadores que ficaram sem emprego, a CGTP-IN propôs dez medidas urgentes, para pôr termo a uma situação que tem raízes na política de sucessivos governos.
Motoristas já pagam<br>para trabalhar nos TIR
Sem pingo de vergonha!
A maioria PSD/CDS-PP, conjuntamente com o PS, inviabilizaram os projectos de lei do PCP que visavam suspender o aumento das rendas das habitações sociais e, simultaneamente, introduzir alterações com critérios de maior justiça social ao regime de renda apoiada. Iniciativas idênticas do BE tiveram igual desfecho, após igual votação.
Reconfiguração ao jeito do capital
A maioria PSD/CDS-PP aprovou, com a abstenção do PS, em votação final global, dia 21, a proposta de lei que revê as regras e os regimes jurídicos do sector público empresarial do Estado, regional e local. Para o PCP, que votou contra (PEV e BE também), é mais um caso em que a lógica financeira prevalece sobre as questões económicas, sociais e laborais.
Carla Cruz substitui Agostinho Lopes
… e o défice é uma miragem
Rejeitar os instrumentos de mercado
Nova vaga de desemprego
O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre a empresa Kemet Electronics, sedeada em Évora, que iniciou um processo de despedimento colectivo de 154 trabalhadores, num universo de 316.
A Água e o Saneamento<br> é um Direito Humano!
No dia Internacional dos Direitos Humanos, os presidentes de Câmara de dez cidades europeias, entre as quais a da Moita, de sete diferentes países, lançaram um apelo aos cidadãos para apoiarem e se mobilizarem para a recolha de assinaturas na Iniciativa «Cidadania Europeia» (ICE), que reclama a consideração e implementação do Direito Humano à Agua e ao Saneamento.
O fim do «ilusionismo» <br>em Vila Nova de Gaia
Regressar ao passado
CDU com a população
Faleceu Marques Júnior
Monti quebra tabu
Contradizendo o que havia garantido há alguns dias, o primeiro-ministro demissionário italiano, Mário Monti, decidiu liderar uma coligação candidata às próximas eleições, agendadas para o fim de Fevereiro.
Sinais da crise em França
O número de franceses desempregados aumentou pelo 19.º mês consecutivo atingindo a maior cifra dos últimos 15 anos. A estatística foi divulgada quando o presidente, François Hollande, em queda de popularidade, se prepara para aplicar um orçamento que rouba ao povo 30 mil milhões de euros.
Os mesmos a pagar a factura
Macedónios contra OE
2013 e o combate à UE
Rumo incerto na Tunísia
Os presidentes da República e da Assembleia Constituinte foram vaiados e apedrejados pelo povo de Sidi Bou Zid durante as celebrações oficiais do segundo aniversário do início da revolução tunisina. A expulsão dos governantes à pedrada foi o último episódio das convulsões que têm acompanhado o chamado processo de transição para a democracia no país.
Pela escola pública
Docentes e alunos concentraram-se, a semana passada, em Santiago do Chile, para denunciarem uma nova vaga da ofensiva governamental contra a escola pública.
Comunistas rejeitam
Ucrânia
Heróis do povo e heróis dos media
Sobre a actividade do PCP no Parlamento Europeu
Desenvolvimento capitalista de exploração da terra
Os deputados comunistas
A situação internacional<br> e as relações internacionais<br>do Partido
Sobre a Organização do Partido
A lei dos partidos e a Lei <br>do financiamento dos partidos
Na direcção do socialismo
A crise é o pretexto da ofensiva social
Maioria dos turcos <br>é contra agressão à Síria
Reconstruir a esquerda
Viagens
Ao meu amigo Pedro <br>e às suas aventuras biciclistas
A primeira vez que vi este Pedro, o mesmo gastava uma barba à general Custer, com uma perinha pretensiosa e uns pelos recortados, que todas as manhãs deveriam levar uma boa meia hora de trabalho. Coisas de putos e engatatões de bairro, poderia eu pensar. Mas não gostei. O dito Custer era um implantador do imperialismo e um genocida, tal como o Hernan Cortez, o Pizarro e o nosso tal louvado Albuquerque, que matavam tudo e todos, com tal de impor a sua vontade e lei, para sacar o que tivesse valor. E não gostava que o «amigo» da minha amiga Sandra andasse misturado com genocidas nostálgicos.