Sintra perde nove freguesias

Regressar ao passado

Image 12217

A propósito da proposta de extinção de nove freguesias do concelho de Sintra, aprovada na Assembleia da República pela maioria PSD/CDS, Pedro Ventura, vereador na Câmara Municipal, salientou que a mesma ofende qualquer autarca «do nosso concelho na sua qualidade de eleito local» e na «sua qualidade de sintrense».

«Qualquer reforma autárquica só será bem aceite se a população a entender, se originar benefícios para essa mesma população. Esse poderia ser um caminho, mas a opção foi contrária, ao arrepio da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, das assembleias de Freguesia, do povo de Sintra, o que revela uma falta de cultura democrática, como já não se observava há muitas décadas», acusou, em declaração política, o eleito do PCP, lembrando que «todas as freguesias» no município de Sintra «têm plena justificação, de acordo com os critérios definidos pelo Governo, «servem critérios de proximidade e de descentralização administrativa», «servem estratégias de desenvolvimento local», «potenciam economias de escala de afectação dos recursos públicos e na sustentabilidade da estrutura autárquica», «valorizam a prestação do serviço público» e «resultam do respeito pela especificidade local».

«Regressar a um modelo com 11 freguesias é regressar aos anos 20 do século passado, quando a população do concelho não atingia os 30 mil habitantes», salientou, dando conta de que em Sintra foram recentemente criadas freguesias, no tecido urbano, como as da cidade de Agualva-Cacém e de Queluz, que «têm prestado um serviço inestimável às populações».



Mais artigos de: Nacional

Nova vaga de desemprego

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre a empresa Kemet Electronics, sedeada em Évora, que iniciou um processo de despedimento colectivo de 154 trabalhadores, num universo de 316.

A Água e o Saneamento<br> é um Direito Humano!

No dia Internacional dos Direitos Humanos, os presidentes de Câmara de dez cidades europeias, entre as quais a da Moita, de sete diferentes países, lançaram um apelo aos cidadãos para apoiarem e se mobilizarem para a recolha de assinaturas na Iniciativa «Cidadania Europeia» (ICE), que reclama a consideração e implementação do Direito Humano à Agua e ao Saneamento.

O fim do «ilusionismo» <br>em Vila Nova de Gaia

No dia 20, a maioria PSD/CDS aprovou, com a abstenção do PS, na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, o último Plano e Orçamento deste mandato. Aproveitando a ocasião, os eleitos do PCP condenaram «alguns aspectos do défice democrático que tem marcado estes...

CDU com a população

Numa grande acção de contacto com a população, a CDU de Esmoriz esteve no dia 22 em Campo Grande, tendo realizado um «porta a porta» que durou várias horas e distribuído o documento síntese do programa da CDU para as eleições intercalares, que...

Faleceu Marques Júnior

Morreu, dia 31 de Dezembro, Marques Júnior, Capitão de Abril e, actualmente, presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República portuguesa. Nascido a 3 de Julho de 1946, era coronel de Infantaria do Exército e participou na...