O Militante está à venda

 

Está já à venda a edição de Janeiro/Fevereiro de O Militante, que tem como tema de capa o centenário de Álvaro Cunhal, o qual remete para um extenso artigo dedicado ao pensamento do histórico dirigente comunista sobre a questão da soberania e da independência nacional. Aí são destacadas citações de diversos textos de Álvaro Cunhal sobre esse assunto, entre os quais se encontram As Lutas de Classes em Portugal nos Fins da Idade Média; o relatório ao III Congresso do PCP; O Caminho para o Derrubamento do Fascismo (relatório ao IV Congresso do PCP e prefácio à edição de 1977); o Rumo à Vitória; intervenções na conferência «Portugal e o Mercado Comum», de 1980, na conferência «A Saída da Crise», de 1977, e no Encontro sobre a Independência Nacional, de 1990; o discurso no XIII Congresso (Extraordinário), de 1990; e a intervenção perante o tribunal fascista em 1950.

Destaque nesta edição merece ainda o XIX Congresso do PCP, com a publicação de diversas intervenções centrais aí proferidas, designadamente a intervenção de encerramento do Secretário-geral do Partido, e as intervenções de Francisco Lopes sobre «o Programa do Partido e as alterações ao Programa»; de José Capucho sobre «Quadros»; de Armindo Miranda sobre «O Partido»; de Paulo Raimundo sobre a «Luta de Massas – Valor, Evolução e Perspectivas»; e de Manuela Bernardino sobre «A situação Internacional e as relações internacionais do Partido». Publica-se ainda o relatório da Comissão de Verificação de Mandatos, apresentado por Miguel Soares.

A secção Actualidade é preenchida com um artigo de Jorge Cordeiro intitulado «As Eleições Autárquicas, parte integrante da luta pela ruptura com a política de direita», enquanto que André Martelo, da JCP, escreve sobre «A juventude luta, resiste e toma partido». Economia apresenta dois textos: um de José Alberto Lourenço, intitulado «OE 2013, um Orçamento desastroso», e outro de Carlos Vaz de Carvalho, «Custos e benefícios sociais».

Publica-se ainda a intervenção de Ângelo Alves do 14.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, o comunicado da reunião do Comité Central de 16 de Dezembro de 2012 e a Nota informativa sobre Questões de Direcção Apreciadas na Reunião do Comité Central no Seguimento do XIX Congresso.

 



Mais artigos de: PCP

Centenário de Álvaro Cunhal com vasto programa

O centenário do nascimento de Álvaro Cunhal será assinalado ao longo de 2013 em múltiplas iniciativas onde será valorizada a sua dimensão de homem, de comunista, de intelectual e de artista.

Mensagem de confiança

Na sua mensagem de Ano Novo, Jerónimo de Sousa deixou palavras de confiança na capacidade do povo de, com a sua luta, construir um futuro melhor.

Privatização criminosa

Nenhum Governo tem o direito de alienar uma das mais importantes empresas e infraestruturas do País, afirma-se numa nota divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PCP, no dia em que o Conselho de Ministros tomou a decisão de vender 95 por cento do Grupo ANA à multinacional francesa Vinci.

DORP aponta cúmplices

Nos últimos cinco anos este caso foi diversas vezes abordado, numa perspectiva regional, nas autarquias do Grande Porto e na Assembleia Metropolitana, onde «apenas o PCP, em coerência com a sua posição de princípio de defesa da gestão pública e de acordo com os...

E a SATA?

O PCP reafirmou quinta-feira a sua preocupação quanto ao futuro da companhia aérea SATA Internacional, face à estratégia do Governo regional dos Açores. O coordenador regional do PCP, Aníbal Pires, disse à agência Lusa, após uma reunião com o...

Vinci satisfeita

A Vinci Airports salientou que a aquisição da ANA lhe vai conferir o estatuto de actor internacional de primeiro plano nas concessões aeroportuárias, pois contará 23 aeroportos geridos em Portugal, França e Camboja. «A Vinci congratula-se por a sua proposta ter sido...